Produções Docentes mais Relevantes (Quadriênio 2017-2020)

NASCIMENTO, A. C.; GOMES, J. C.. A pedagogia cultural da infância indígena Guarani e Kaiowá. Revista de Educação Pública, v. 26, p. 273-453, 2017

* ASSIS, WANEIDE FERREIRA DOS SANTOS ; SILVA, Celeida Maria Souza e . A política educacional no contexto das relações federativas. Revista Acta Scientiarum. Education, v. 39, p. 185-195, 2017

PEREIRA, PETER PAUL; REBOLO, FLAVINES . Clima escolar e suas implicações para o trabalho docente. SÉRIE-ESTUDOS, v. 22, p. 93-112, 2017.

* BACKES, J. L.; PAVAN,R.. O Currículo e as identidades/diferenças indígenas: normalização, invisibilidade e subalternização. Revista de Educação Pública, v. 26, p. 95-110, 2017.

ARGUELHO, MIRIAM BRUM; Paniago, Maria Cristina Lima . Diálogo e colaboração em Reunião em Espaço Aberto:. QUAESTIO (UNISO), v. 19, p. 735-749, 2017.

* TEDESCHI, S. L. ; PAVAN, R. . A produção do conhecimento em educação: o Pós-estruturalismo como potência epistemológica. PRÁXIS EDUCATIVA (UEPG. ONLINE), v. 12, p. 772-787, 2017.

* TEDESCHI, S. L. ; PAVAN, R. .CURRÍCULO E EPISTEMOLOGIA: a des-criação da identidade/universalidade e a criação da diferença/multiplicidade. CURRÍCULO SEM FRONTEIRAS, v. 17, p. 678-698, 2017.

* SCARAMUZZA, G. F.; NASCIMENTO, A. C. . Produzir a Educação Intercultural na Escola Indígena: desafioas aos educadores de um novo tempo. CURRÍCULO SEM FRONTEIRAS, v. 18, p. 550-565, 2018.

* FERREIRA, V. A. ; SOUZA e SILVA, Celeida M. C. de ; OLIVEIRA, A. D. . Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) em Mato Grosso do Sul (2011-2015).. Linguagens Educação e Sociedade, v. 23, p. 143-167, 2018.

* REBOLO, Flavinês; MARTINS, N. S. C. . Os desafios e as possibilidades do trabalho docente com o aluno surdo na universidade. QUAESTIO: REVISTA DE ESTUDOS DE EDUCAÇÃO, v. 20, p. 673-691, 2018.

NASCIMENTO, E. C. M. ; MEDEIROS, H. Q. . As Contribuições dos Conhecimentos tradicionais indígenas para a Educação Ambiental brasileira. Revista Espaço do Currículo, v. 11, p. 340-355, 2018.

* BACKES, JOSÉ LICÍNIO. Juventudes e ensino médio: tensões e disputas pelos sentidos. ACTA SCIENTIARUM. EDUCATION (ONLINE), v. 40, p. 38320-38333, 2018.

BORGATO, JOAQUIM SÉRGIO; Paniago, Maria Cristina Lima . Os vídeos didáticos no contexto da Educação online na era da cibercultura: desafios e possibilidades. SÉRIE-ESTUDOS (UCDB), v. 23, p. 201-221, 2018.

* BROSTOLIN, MARTA REGINA. Educação Infantil e o protagonismo da criança: diferentes cenários. SÉRIE-ESTUDOS (UCDB), v. 23, p. 143-168, 2018.

* BIGARELLA, N.; OLIVEIRA, Regina Tereza Cestari de . A trajetória histórica do conselho estadual de educação de Mato Grosso do Sul: organização, composição e representatividade. Revista HISTEDBR On-line, v. 18, p. 184-211, 2018.

* PAVAN, R.. A necessidade de redizer e reviver a Pedagogia da Esperança de Paulo Freire. REVISTA E-CURRICULUM (PUCSP), v. 16, p. 1437-1456, 2018.

* VIEIRA, C. M. N.; XIMENES, L. G. ; FERREIRA, E. M. . A educação escolar nas reservas indígenas: um olhar a partir do acervo documental do Serviço de Proteção ao Índio (SPI). SÉRIE-ESTUDOS, v. 24, p. 309, 2019.

*NASCIMENTO, A. C. ; VIEIRA, C. M. N. ; LANDA, B.. Experiências Interculturais na Universidade: a presença dos indígenas e as contribuições à lei n° 11.645/08. Cadernos CEDES (UNICAMP) Impresso, v. 39, p. 397-416, 2019.

* OLIVEIRA, ARÃO DAVI; FERREIRA, VALDIVINA ALVES ; SILVA, CELEIDA MARIA COSTA DE SOUZA E . Implications of concomitance in technical education financed by Pronatec in the Mato Grosso do Sul state education network (2012-2015). Ensaio. Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 27, p. 406-425, 2019.

* OLIVEIRA, ARÃO DAVISOUZA E SILVA, CELEIDA MARIA COSTA DE . Reformas na Educação Profissional Brasileira na Década de 1990: consenso e hegemonia. Revista de Educação Pública, v. 28, p. 169-191, 2018.

SCARAMUZZA, S. A. ; REBOLO, Flavinês . O bem-estar docente no contexto de escolas públicas inclusivas: algumas reflexões.. TROPOS: COMUNICAÇÃO, SOCIEDADE E CULTURA, v. 8, p. 1-15, 2019.

LEACANO, C. P. ; MEDEIROS, H. Q. . Os pilares da educação Guarani Kaiowá: Kunumi há Chamiri ? a criança Kaiowá. SÉRIE-ESTUDOS, v. 24, p. 297-317, 2019.

 RAMIRES, L. C. ; MEDEIROS, H. Q. . Saberes Kaiowá e Guarani no campo da educação escolar indígena na escola Ñandejara, reserva indígena Te'Ykue, município de Caarapó (MS). ACTA SCIENTIARUM. EDUCATION (ONLINE), v. 41, p. 2-11, 2019.

* BACKES, J. L. . A luta política para a construção de currículos interculturais e decoloniais pelos indígenas. CURRÍCULO SEM FRONTEIRAS, v. 19, p. 1115-1130, 2019.

VALADAO, A. D. ; BACKES, J. L. . A produção das identidades/diferenças pela pedagogia da alternância no CEFFA de Ji- Paraná/RO. PSICOLOGIA & SOCIEDADE (ONLINE), v. 31, p. 1-15, 2019.

*BROSTOLIN, MARTA REGINASer Professor de Educação Infantil: a concepção dos acadêmicos do curso de Pedagogia. PRÁXIS EDUCACIONAL (ONLINE), v. 25, p. 93-105, 2019.

* BIGARELLA, NADIA; COSTA, MARILDA DE OLIVEIRA . Plano Nacional de Educação (2014-2024) sob influências do gerencialismo:. QUAESTIO (UNISO), v. 21, p. 279-294, 2019.

* OLIVEIRA, Regina Tereza Cestari de. As mudanças nas formas de gestão escolar no contexto da nova gestão pública no Brasil e em Portugal. EDUCAR EM REVISTA, v. 35, p. 213-232, 2019.

KASSAR, M. C. M.. ; REBELO, A. S. ; OLIVEIRA, Regina Tereza Cestari de. Embates e disputas na política nacional de Educação Especial brasileira. EDUCAÇÃO E PESQUISA, v. 45, p. 1-18, 2019.

CONDE, F. M. ; OLIVEIRA, Regina Tereza Cestari de. Políticas para a educação profissional e tecnológica no Brasil (2003-2017). REVISTA IBERO-AMERICANA DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO, v. 14, p. 1797-1812, 2019.

SORATTO, MARINÊS; NASCIMENTO, ADIR CASARO. Implementação da Lei n. 11.645/2008: uma experiência na formação de professores. Teias (Rio de Janeiro), v. 21, p. 304-316, 2020.

TROQUEZ, MARTA COELHO CASTRO; NASCIMENTO, ADIR CASARO. (Des)colonização, interculturalidade crítica e escola indígena na contemporaneidade. EDUCACAO UNISINOS (ONLINE), v. 24, p. 1-18, 2020

* NAGLIS VIEIRA, CARLOS MAGNO; CASARO NASCIMENTO, ADIR . Ser criança indígena terena no espaço da cidade: cultura, escola e brincadeira. REVISTA EDUCAÇÃO (PUCRS. ONLINE), v. 43, p. 31080, 2020

* VIEIRA, C. M. N; AGUILERAURQUIZA, A. H.; NASCIMENTO, A. C. . O currículo e a produção das identidades/diferenças de crianças indígenas em espaço escolar. REFLEXÃO E AÇÃO (UNISC. IMPR.), v. 28, p. 21-33, 2020.

* REBOLO, Flavinês; CONSTANTINO, M. . Teacher Well-Being Scale (EBED): Development and  Validation. CADERNOS DE PESQUISA (FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS. ONLINE), v. 50, p. 444-460, 2020.

NASCIMENTO, E. C. M.. ; MEDEIROS, H. Q. . Aprendendo com a dança das mulheres Terena  (Sipúterena). REVISTA DIÁLOGOS INTERDISCIPLINARES - GEPFIP, v. 1, p. 141-157, 2020.

BORGATO, JOAQUIM SÉRGIO ; PANIAGO, M. C. L. ; MORGADO, E. M. M. . Pensar o professor de educação online em tempos de cibercultura. LINHAS CRÍTICAS (ONLINE), v. 26, p. 01-24, 2020.

VALÉRIO, Claudia L. L. ; PANIAGO, M. C. L. . The challenges of implementing the bachelor's Degrees offered by the Open University of Brazil at the Federal Institute of Mato Grosso in Cuiabá. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT, v. 9, p. 01-12, 2020.

* BROSTOLIM, M. R. O lugar da criança na pesquisa: questões teórico-metodológicas e éticas. REVISTA COMUNICAÇÕES, v. 27, p. 177-191, 2020.

* BROSTOLI, MARTA REGINA. A Sociologia da Infância na contemporaneidade. REVISTA BRASILEIRA DE HISTÓRIA & CIÊNCIAS SOCIAIS, v. 12, p. 316-330, 2020.

* BIGARELLA, N.; LEWANDOWSKI, A.G. . Monitoramento e avaliação do plano estadual de educação de Mato Grosso do Sul (2014-2024). ACTA SCIENTIARUM. EDUCATION (ONLINE), v. 42, p. 1-11, 2020,

* BIGARELLA, N.; CARVALHO, J.A.B . National Education Plans: hopes and contradictions Planes Nacionales de Educación: esperanzas y contradiccione. SÉRIE-ESTUDOS, v. 25, p. 315-331, 2020.

* OLIVEIRA, Regina Terteza Cestari de; CONDE, E.I. L.M . n. 42 - Gestão Democrática da Educação: Tensões no processo de elaboração da Lei em um município de Mato Grosso do Sul. JORNAL DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS, v. 14, p. 1-20, 2020.

* TEDESCHI, S. L. ; PAVAN, R. . As avaliações em larga escala como dispositivo do poder disciplinar e da biopolítica. EDUCAÇÃO (SANTA MARIA. ONLINE), v. 45, p. 1-21, 2020.Citações:1.