Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Local

Indique a um amigo

Projetos de Pesquisa

+ A trajetória do Mestrado em Desenvolvimento Local? UCDB-MS
  • Ano: 2016
  • Resumo:

    O Programa de Mestrado em Desenvolvimento Local foi concebido nos idos de 1996 a partir de dois núcleos: Núcleo Temático de Meio Ambiente e o Núcleo de Estudos e Pesquisas Indígenas. As interfaces dos trabalhos integraram-se a questões relativas ao Desenvolvimento Local com a prática da interdisciplinaridade. O Programa foi oficializado em 1998 obtendo o credenciamento em 2002 e tornando-se pioneiro na abordagem acadêmica desse campo de conhecimento. A proposta do Programa tem se mostrado coerente e consistente, além de ser alinhada com os interesses locais, regionais e nacionais. Esta pesquisa portanto, pretende mapear ao longo dos 14 anos de existência, o projeto pedagógico e suas mudanças, o contexto histórico do curso, o perfil discente e docente, as dissertações defendidas e seus respectivos orientadores, as publicações científicas docentes e discentes. Trata-se de um estudo bibliométrico e historiográfico, de natureza descritiva, com abordagem quantitativa a partir de uma pesquisa documental referente aos objetivos propostos e qualitativa no aprofundamento temático referente às dissertações defendiadas e publicações docentes e discentes.Este projeto faz parte de uma discussão mais ampla, desenvolvida pelo ?Grupo de Pesquisa em Patrimônio Cultural, Direitos e Diversidade?, formado por professores-pesquisadores da Graduação e do Mestrado em Desenvolvimento local, pós-graduandos /orientandos, acadêmicos em iniciação científica, com uma visão interdisciplinar, bem como pesquisadores ligados a outras instituições interessados em estudos e pesquisas desenvolvidas no âmbito do grupo acima citado. O objetivo maior desta pesquisa infere na representatividade do PPGDL no contexto acadêmico e que vem contribuindo para a expansão na área do desenvolvimento além de dar maior visibilidade às suas interfaces. Palavras chave: Desenvolvimento local. Bibliometria. Mapeamento revistas científicas. 

  • Orgão Financiamento: .
  • Autor: Profª Drª Arlinda Cantero Dorsa
+ Análise do Comércio de Orgânicos pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) em Seus Aspectos Econômicos e Sociais
  • Ano: 2017
  • Resumo:

    O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) foi criado em 2003 para incentivar a agricultura familiar, compreendendo ações vinculadas à distribuição de alimentos e produtos agropecuários a pessoas em situação de insegurança alimentar e à formação de estoques estratégicos. A produção orgânica passou a ser incentivada pelo PAA a partir de 2004. Admitem-se preços de referência com um acréscimo de até 30% para produtos agroecológicos ou orgânicos sobre os convencionais. Neste contexto, analisar, em uma visão mais ampla, os aspectos econômicos e sociais do programa, tona-se importante, subsidiando políticas públicas para o setor.

  • Orgão Financiamento: .
  • Autor: Prof. Dr. Reginaldo Brito da Costa
+ Análise histórica de processos trabalhistas do Tribunal Regional do Trabalho - MS (1962-1984) - Ciclo 2017B - 2018A
  • Ano: 2016
  • Resumo:

    A presente pesquisa visa analisar tematicamente os processos trabalhistas do Tribunal Regional do Trabalho - 24ª Região - MS no período de 1962 a 1984, em um total de 16.486 processos que farão parte do acervo do Laboratório de História vinculado ao Curso de História da UCDB em cooperação técnica com a justiça do trabalho - TRT - 24ª Região - MS processo nº 4.441/2008 - MS. É fundamental a preservação desses documentos salvando do desaparecimento um legado considerável de processos que poderão fazer parte da historiografia sul-mato-grossense, contribuindo para a criação de uma consciência de preservação, abrindo em um outro aporte, um leque de possibilidades de pesquisas nas diversas áreas do conhecimento (história, direito, sociedade, gênero, cultura etc.). As alternativas de desenvolvimento local no contexto da territorialidade do estado de mato grosso do sul podem estimular os acadêmicos dos cursos de graduação da UCDB e de outras IES a desenvolverem seus TCC, pesquisando esses processos trabalhistas, com orientação dos acadêmicos bolsistas do curso de história, coordenador técnico do LABHIS e professores dos cursos de graduação.

  • Orgão Financiamento: .
  • Autor: Profª Drª Maria Augusta de Castilho
+ As Interfaces do Desenvolvimento , do Direito e da Diversidade a partir das produções nas Pós-Graduações: Dissertações e Teses ? 2013-2016
  • Ano: 2017
  • Resumo:

    Este projeto faz parte de uma discussão mais ampla, desenvolvida pelo ?Grupo de Pesquisa em Patrimônio Cultural, Direitos e Diversidade?, formado por professores-pesquisadores da Graduação e do Doutorado e Mestrado em Desenvolvimento local, pós-graduandos e acadêmicos em iniciação científica, com uma visão interdisciplinar, bem como pesquisadores ligados a outras instituições interessados em estudos e pesquisas desenvolvidas no âmbito do grupo acima citado. A produção acadêmica e científica reveste-se da maior importância no conjunto das atividades universitárias, por ser responsável não só pela visibilidade das universidades e seus respectivos pesquisadores como também pela possibilidade de difusão e democratização à comunidade, dos conhecimentos advindos de ensino, pesquisa e extensão, fruto do esforço institucional e individual de produção docente e discente. Neste sentido, este projeto pretende investigar a produção científica relacionada às interfaces temáticas das palavras desenvolvimento, Direito e Diversidade. A referida pesquisa visa à elaboração de um mapeamento das dissertações e teses , a partir do Banco da CAPES ? 2013-2016, possibilitando a visibilidade e a divulgação científica, facilitando assim o acesso à pesquisa e o aprofundamento de conhecimento válida para todos os membros das comunidades acadêmicas, sejam elas de graduação ou pós-graduação.

  • Orgão Financiamento: .
  • Autor: Profª Drª Arlinda Cantero Dorsa
+ DESENVOLVIMENTO LOCAL E RÁDIO FM EDUCATIVA UCDB
  • Ano: 2017
  • Resumo:

    O desenvolvimento local supõe a própria ação de desenvolver. Desenvolver é agir em vista do ser humano, colocando em ação todas as suas potencialidades, para que possa responder social, política, cultural, religiosa, econômica e humanamente às suas necessidades básicas, juntamente com a comunidade em que vive, dentro de um território legalmente governado a partir de princípios democráticos e participativo, sem prejuízo para os seus semelhantes e para o ambiente que o cerca. Neste sentido, com vistas no envolvimento do Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Local, da Universidade Católica (UCDB), este projeto foi para veicular na FM Educativa UCDB, emissora da Fundação Dom Bosco, sediada na cidade de Campo Grande/MS, no campus da UCDB, assuntos relacionados com o desenvolvimento local e suas temáticas, como comunidade, território, cidade, paisagem, economia, arquitetura, urbanismo e mobilidade, entre outras.

  • Orgão Financiamento: .
  • Autor: Prof. Dr. Pedro Pereira Borges
+ DIREITOS HUMANOS EM CAMPO GRANDE E A INTERSUBJETIVIDADE EM TERMOS DA ÉTICA E DA ALTERIDADE: UM ESTUDO JURÍDICO-FILOSÓFICO E EDUCACIONAL (DHIEA)
  • Ano: 2015
  • Resumo:

    O presente Projeto de Pesquisa deseja conhecer a configuração das relações entre direitos humanos e intersubjetividade, em termos da ética e da alteridade, enquanto abordagem jurídico-filosófica e educacional fazendo um viés para o processo de formação educacional e desenvolvimento local, com ênfase na cidade de Campo Grande. É um projeto que deseja albergar outros projetos (plano de trabalhos) menores e com isso possibilitar a participação de acadêmicos na iniciação científica. Pretende-se que a coleta de dado seja feita também ao campo. No que concerne às áreas de conhecimento os pesquisadores enfocarão temas específicos, visando num primeiro momento diagnosticar a realidade, em um segundo momento fazer descrições as mais completas possíveis e num terceiro momento elaborar proposições de intervenção junto aos segmentos estudados. Destaca-se que este projeto de pesquisa faz parte de uma discussão mais ampla, desenvolvida por professores-pesquisadores e acadêmicos em iniciação científica, com uma visão interdisciplinar.

  • Orgão Financiamento: .
  • Autor: Prof. Dr. Heitor Romero Marques
+ Economia Comportamental e Sustentabilidade
  • Ano: 2016
  • Resumo:

    O presente projeto tem como foco investigativo a relação entre o comportamento dos indivíduos e a visão de futuro sobre a sustentabilidade ambiental a partir de método experimental, analisando a exposição ao hormônio testosterona com vieses cognitivos conhecidos na literatura de economia comportamental através da razão 2D:4D. O Objeto de estudo é o comportamento humano e a sua tomada de decisão frente ao desafio da sustentabilidade ambiental. Nesse objeto de estudo ainda se pretende analisar a aversão a perdas, overconfidence, taxa de impaciência, dentre outros e correlacionar com a exposição à testosterona.

  • Orgão Financiamento: Fundação de Apoio e Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do MS - Auxílio financeiro.
  • Autor: Prof. Dr. Michel Ângelo Constantino de Oliveira
+ ECONOMIA E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
  • Ano: 2015
  • Resumo:

    O presente projeto tem como objetivo a pesquisa e analise aplicada do desenvolvimento sustentável do agronegócio brasileiro, a partir, do enfoque econômico e social. O estudo é amplo, pois tem como campo empírico os agricultores familiares, as grandes organizações produtivas do agronegócio e os futuros gestores da sociedade. Utilizando como metodologia a pesquisa qualitativa para produção de dados primários e experiências com a pesquisa de campo, e a pesquisa de caráter quantitativo baseado no método econométrico. A análise multivariada de dados primários e secundários são as fontes de conhecimento principais com métodos robustos de estatística avançada utilizando o software R. Para uso dos dados secundários, será utilizada a parceria direta do coordenador do projeto com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - IPEA de Brasília-DF, o projeto conta com bases de dados, pesquisadores e fomento financeiro do IPEA. Busca-se inserir o acadêmico de iniciação científica no campo da pesquisa local, nacional e internacional, além de construir publicações de qualidade para os programas de pós-graduação da UCDB. As linhas de pesquisa do projeto fomentam três áreas específicas da grande área de Economia: Economia Agrícola; Economia Comportamental e Impactos Econômicos de Política do Governo Federal.

  • Orgão Financiamento: Universidade Católica Dom Bosco - Auxílio financeiro
  • Autor: Prof. Dr. Michel Ângelo Constantino de Oliveira
+ FISHCV - Visão Computacional aplicada à Identificação de Espécies de Peixe
  • Ano: 2015
  • Resumo:

    Neste projeto são desenvolvidas e analisadas técnicas de visão computacional para identificação de espécies de peixes a partir de imagens capturadas por dispositivos móveis, como smartphones e tablets. Entre as aplicações previstas está um software para utilização em aquários que deverá facilitar o acesso dos usuários a informações sobre as espécies em exibição, além de um aplicativo para identificação e medição de peixes após captura, que poderá ser utilizado no apoio a fiscalização e em atividades relacionadas à pesca. Também está sendo desenvolvido um contado de alevinos e outros equipamentos em parceria com uma empresa na área da piscicultura.

  • Orgão Financiamento: .
  • Autor: Prof. Dr. Hemerson Pistori
+ Impacto das Emissões de CO2 no Desenvolvimento Econômico
  • Ano: 2017
  • Resumo:

    O presente projeto de pesquisa analisa quais os impactos das emissões de CO2 do desenvolvimento econômico Brasileiro baseado na Curva Ambiental de Kuznets. Com as discussões mundiais em torno do Tratado de Paris a presente pesquisa pretende avaliar os reais impactos e evidências empíricas em torno do meio ambiente, sustentabilidade, tecnologia limpa e bioeconomia.

  • Orgão Financiamento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa
  • Autor: Prof. Dr. Michel Ângelo Constantino de Oliveira
+ Integração, interdisciplinaridade e internacionalização do PPG de Ciências Ambientais e Sustentabilidade Agropecuária
  • Ano: 2015
  • Resumo:

    O projeto PAPOS visa incrementar a qualidade do PPG Agro Ambiental através da integração, interdisciplinaridade e internacionalização. Os projetos do Programa devem ser baseados na atividade de base do PPG, que é o uso sustentável dos recursos naturais do Estado do Mato Grosso do Sul. ? Integração A integração deverá ocorrer em 3 níveis, entre docentes, entre docentes e acadêmicos e entre docentes e sociedade. A integração entre os docentes do Programa já é bastante adiantada, mas a integração com pesquisadores de outras instituições do Brasil e do exterior deverá ser melhorada. Apesar da grande quantidade de contatos nacionais, os docentes do Programa coordenam essencialmente projetos estaduais e integram projetos nacionais como participantes e não como coordenadores. Através o Projeto PAPOS deverá ser realizado um Workshop com pesquisadores nacionais e internacionais, aproveitando contatos atuais e realizados durante a execução do projeto. Esse Workshop deverá melhorar a visibilidade nacional e internacional do PPG Agro Ambiental. O PPG Agro Ambiental deverá melhorar também a integração com alunos do Programa e de Graduação. A participação desses alunos as atividades de pesquisa não se concretiza com a publicação de artigos científicos. Essa situação deverá evoluir em 2015 para os discentes do Programa, com as primeiras defesas de Dissertações, todas na forma de artigos. Maior colaboração dos discentes do Programa com alunos de Graduação deverá melhorar também a integração com a Graduação. Pesquisas com o Instituto Federal do Mato Grosso do Sul são um bom exemplo dessa integração, além da integração com a Sociedade. Além do IFMS, a integração com a Sociedade do PPG Agro Ambiental passa essencialmente pelo CeTeAgro, Centro especializado em apoiar pequenos produtores rurais e pequenas agroindustriais, desenvolvendo produtos, tecnologias sociais e avaliando mercados adaptados para as necessidades de cada grupo apoiado. As atividades do CeTeAgro e do IFMS serão reforçadas através de uma proposta comum na chamada MCTI/MDA-INCRA/CNPQ nº 19/2014 - fortalecimento da juventude rural. ? Interdiciplinaridade A interdisciplinaridade é mais ampla do que a integração entre docentes, pois necessita a atuação conjunta de profissionais de áreas diferentes, em atividades complementares. O uso sustentável dos recursos naturais do MS é um tema que só pode ser abordado através a cooperação de pesquisadores de áreas diferentes, o que facilita a interdisciplinaridade. O projeto PAPOS permitirá melhorar os processos de nacionalização e internacionalização do Programa nas diferentes áreas do Programa, em projetos interdisciplinares. ? Internacionalização Em função das carências na internacionalização do PPG e das iniciativas atualmente em andamento, esse item é o principal objeto da proposta de apoio pelo PAPOS. Esse apoio pode ser dividido em dois: o reforço das iniciativas em andamento (intercambio com as Universidades de San Buenaventura e de Los Andes, na Colômbia, de Nebraska, nos Estados-Unidos e o CIRAD, da França) e a busca de novas oportunidades, como parcerias com o INRA de Avignon e AgroParisTech, em Paris, ambos na França. O apoio deverá facilitar as missões de trabalho no exterior e de pesquisadores estrangeiros no Brasil, além de doutorados Sanduiches e de pós-doutorados.

  • Orgão Financiamento: Fundação de Apoio e Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do MS - Auxílio financeiro.
  • Autor: Prof. Dr. Olivier François Vilpoux
+ PECVC - VISÃO COMPUTACIONAL APLICADA Á PECUÁRIA DE PRECISÃO
  • Ano: 2016
  • Resumo:

    Neste projeto são desenvolvidas e avaliadas novas tecnologias para geração e análise automática de imagens relacionadas com problemas da pecuária de precisão, como estimativa de massa, rastreabilidade por biometria, monitoramento de cocho e comportamento de ruminação e tipificação de carcaças.

  • Orgão Financiamento: .
  • Autor: Prof. Dr. Hemerson Pistori
+ Quem me vê jamais esquece: percepção e consciência de risco, vulnerabilidade e dano na pesquisa com seres humanos sob o prisma da sensibilidade .
  • Ano: 2012
  • Resumo:

    Trata-se de uma pesquisa-ação de base heurística, cujo objetivo é gerar material de referência para reflexão sobre a fecundidade da pergunta pela ética na pesquisa científica, materializada como pergunta pelo risco tácito da experiência de pesquisar, percebido por quem pesquisa, e manifesto conscientemente como reação negativa por quem não quer mais ser pesquisado. Esse risco ata-se aqui reflexivamente a uma reflexão sobre a sensibilidade na formação de jovens pesquisadores. A metodologia do projeto é diferenciada segundo os seus objetivos, bifurcando-se em um levantamento de dados e três análises de caso.

  • Orgão Financiamento: .
  • Autor: Prof. Dr. Josemar de Campos Maciel
+ Território e tradição nos processos históricos dos Kaiowá e Guarani no Mato Grosso do Sul
  • Ano: 2005
  • Orgão Financiamento: CNPq e FUNDECT
  • Equipe:
    Antonio Jacó Brand (In Memoriam)(Doutorado) - Coordenador
    Rosa Sebastiana Colman(Aluno)
    Eranir Martins de Siqueira(Aluno)
+ Trabalho decente, relações de poder e visibilidades dos agentes sociais no Centro-Oeste no período de 2016 a 2018
  • Ano: 2016
  • Resumo:

    A investigação pretende categorizar de forma exploratória, por intermédio da atuação do Ministério Público do Trabalho-MPT da 24ª Região-MS as violações coletivas aos princípios do Trabalho Decente, as relações de poder existentes e as visibilidades dos agentes sociais envolvidos no desenvolvimento do Estado do Mato Grosso do Sul, bem como o papel do Estado na prevenção à prática de crimes no período de 2010 a 2015. Trata-se de pesquisa quanti-qualitativa, por meio do método indutivo e abordagem interdisciplinar com uso de procedimentos de coleta e análise de dados que propiciem não apenas o conhecimento e a interpretação da realidade vivenciada pelos agentes sociais, mas a dinâmica das relações de forças contidas nas permanências e transformações da estrutura social, estáveis ou inéditas, conjunturais ou estruturais, como fenômenos sociais bilaterais na medida em que são relacionadas. Assim sendo, a vida em sociedade poderá revelar condutas simbólicas que perpassam a maneira como se constrói a relação entre o indivíduo e a sociedade e entre os socii, contribuindo para implementação de políticas públicas e o desenvolvimento local includente. Palavras-chave: Desenvolvimento Local; Trabalho Decente; Relações de Poder; Invisibilidades; Prevenção Crimes. 

  • Orgão Financiamento: .
  • Autor: Profª Drª Dolores Pereira Ribeiro Coutinho
+ A história eclesiástica de Campo Grande
  • Ano: 2004
  • Orgão Financiamento: UCDB E ACG
  • Equipe:
    Maria Augusta de Castilho(Doutorado) - Coordenador
    Cleonice Alexandre Le Bourlegat(Doutorado)
    Edilene Xavier Rocha(Aluno)
+ A integração do Museu José Antônio Pereira na educação do Ensino Fundamental em Campo Grande ? MS
  • Ano: 2007
  • Equipe:
    Maria Augusta de Castilho(Doutorado) - Coordenador
    Marilda Batista Mitidiero(Aluno)
+ A reterritorialização do patrimônio cultural tombado do Porto Geral de Corumbá - MS no contexto do desenvolvimento local
  • Ano: 2007
  • Orgão Financiamento: CNPq
  • Equipe:
    Maria Augusta de Castilho(Doutorado) - Coordenador
    Cleonice Alexandre Le Bourlegat(Doutorado)
    Helenemarie Dias Fernandes(Aluno)
+ Arranjo Produtivo Local de Turismo na Bodoquena
  • Ano: 2005
  • Orgão Financiamento: SEBRAE
  • Equipe:
    Cleonice Alexandre Le Bourlegat(Doutorado) - Coordenador
    Lino de Souza de Lima(Aluno)
    Mário Douglas da Silva(Aluno)
    Nelly Rocha de Arruda(Aluno)
    Lúcio Flávio Mourão Santos(Aluno)
+ Avaliação das Políticas para Promoção de ASPILs no Brasil: O caso de Mato Grosso do Sul
  • Ano: 2005
  • Orgão Financiamento: SEBRAE
  • Equipe:
    Cleonice Alexandre Le Bourlegat(Doutorado) - Coordenador
    Eranir Martins de Siqueira(Aluno)
+ Essência constitutiva de comunidade sob o prisma do desenvolvimento local
  • Ano: 2004
  • Equipe:
    Josemar de Campos Maciel(Doutorado)