HISTÓRICO

O Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais e Sustentabilidade Agropecuária, PPGCASA, de caráter interdisciplinar, agrega pesquisadores da Universidade Católica Dom Bosco, UCDB e de outras instituições do Estado, com experiência nas áreas de ciências ambientais e de produção agropecuária sustentável e saúde. A criação desta se deu após a constatação da carência de profissionais e de pesquisas no estado destinados ao desenvolvimento sustentável do agronegócio, com abrangência do setor produtivo, e especial preocupação com o meio ambiente, visto que o Estado abrange cerca de 75% do Pantanal e explora sobremaneira o setor agropecuário em grandes propriedade. Ressalta-se assim a necessidade de formar jovens pesquisadores, como Mestres e Doutores, de alto grau de formação acadêmica com o foco em sustentabilidade ambiental e agropecuária sustentável, o que se tornou prioridade da proposta.
A avaliação dessa situação deu origem à proposta de Programa de Pós-graduação, na área de concentração Sustentabilidade Ambiental e Produtiva, aprovado na CAPES em 2012. Como a proposta era interdisciplinar com abrangência do setor do agronegócio sustentável, professores externos a UCDB foram adicionados ao quadro de pesquisadores permanentes e colaboradores. Assim, pesquisadores da EMBRAPA (CNPGC e Pantanal), Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, UFMS, Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Universidade Anhanguera Uniderp (UNIDERP) foram incluídos no programa. Alguns dos professores foram inseridos no momento do envio da proposta e outros posteriormente e durante a consolidação e amadurecimento do programa. Essas alterações têm proporcionado o aumento de grupos de pesquisa, sempre observando o equilíbrio das duas linhas de pesquisa: Agronegócio e Produção Sustentável e Saúde, Ambiente e Sustentabilidade.
O Programa de Pós-Graduação visa assim à formação de professores, pesquisadores e profissionais na área das Ciências Ambientais, Agrárias, Biológicas e ciências afins. Busca a integração entre a Graduação e a Pós-Graduação, articulando-se com os cursos de Bacharelado e Licenciatura das áreas afins às Ciências Ambientais, Agrárias e Biológicas por meio do ensino, pesquisa e extensão.