Doutorado em Ciências Ambientais e Sustentabilidade Agropecuária

Informações Acadêmicas

+ Cronograma e Horário - 2021A

Para visualizar o Cronograma e Horário das disciplinas oferecidas em 2021A: Clique aqui

+ Matrícula Aluno Novo - 2021A

O Requerimento de Matrícula em disciplina deve ser encaminhado ou entregue na secretaria do Programa das 08:30 as 16h, devidamente preenchido e assinado. 

 

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA MATRÍCULA:

  • RG, CPF e Título de Eleitor;
  • Certidão de Casamento;
  • 01 foto 3x4;
  • Comprovante de Residência;
  • Diploma e Histórico Escolar do curso da Graduação (cópias autenticadas);
  • No caso de Doutorado Diploma (na falta deste Ata de Defesa) e Histórico do Mestrado (cópias autenticadas);

     Obs. A cópia da CNH não será aceita. 

 

Requerimento de Matrícula: clique aqui

Requerimento de Matrícula em Disciplina - 2021A: clique aqui

Ficha de Inscrição Aluno Novo: clique aqui

 

OBS: Não serão aceitos os requerimentos com assinatura digital e/ou preenchidos a Mão.

 

Os alunos que não residem em Campo Grande podem nos enviar os requerimentos pelo correio, devidamente preenchidos e assinados no endereço abaixo:

 

Universidade Católica Dom Bosco

Mestrado e Doutorado em Ciências Ambientais e Sustentabilidade Agropecuária

Av. Tamandaré - nº 6000 

Jd. Seminário - CEP: 79117-900

Campo Grande - MS

 

 

 

 

 

+ Matrícula Aluno Regular - 2021A

O Requerimento de Matrícula em disciplina deve ser encaminhado via e-mail, devidamente preenchido e assinado.

PERÍODO DE MATRÍCULA PARA ALUNOS QUE  INGRESSARAM A PARTIR DE 2019
O período de matrícula será entre os dias:
  • 16 e 17 de dezembro
PERÍODO DE MATRÍCULA PARA ALUNOS QUE  INGRESSARAM ATÉ 2018-B 
O período de matrícula será entre os dias:
  • 04 e 05 de fevereiro

 

 PS: Não receberemos Requerimento de Matrícula Escrito a Mão e sem assinatura do Orientador.

 

Requerimento de Matrícula em Disciplina - 2021A: clique aqui

 

+ Inscrição Aluno Especial - 2021A

O Programa de Pós-graduação Strictu Sensu em Ciências Ambientais e Sustentabilidade Agropecuária, torna público as inscrições na condição de Aluno Especial para o semestre 2021A.

Período de matrículas: 10 de fevereiro à 14 de abril 

Para acessar o comunicado de abertura: clique aqui

Cronograma e Horário: clique aqui

 

OBS: Não serão aceitos os requerimentos com assinatura digital e/ou preenchidos a Mão.

 

Ficha de Inscrição Aluno Especial: clique aqui

Requerimento de Inscrição Aluno Especial: clique aqui

Requerimento de Matrícula em Disciplinas: clique aqui

+ Termos de Aceite de Orientação e Coorientação

Termo de Orientação: clique aqui

Termo de Coorientação: clique aqui

+ Links de interesses

CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico 
È uma agência do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) destinada ao fomento da pesquisa científica e tecnológica e à formação de recursos humanos para a pesquisa no país. Sua história está diretamente ligada ao desenvolvimento científico e tecnológico do Brasil contemporâneo. 
Website: http://www.cnpq.br/


CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior 
Desempenha papel fundamental na expansão e consolidação da pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) em todos os estados da Federação. Tem sido decisiva para os êxitos alcançados pelo sistema nacional de pós-graduação, tanto no que diz respeito à consolidação do quadro atual, como na construção das mudanças que o avanço do conhecimento e as demandas da sociedade exigem.
Website: http://www.capes.gov.br

 

FUNDECT - Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul
Vinculada à Secretaria de Estado de Meio Ambiente, do Planejamento, da Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul, foi criada pela Lei 1.860 de 03 de julho de 1998, alterada pela Lei 2.046 de 15 de dezembro de 1999. É pessoa jurídica de direito público, sem fins lucrativos, com patrimônio próprio, autonomia administrativa e financeira. Sua finalidade é conceder apoio financeiro e incentivar Projetos de Pesquisa Científica, Tecnológica e de Inovação relevantes para o desenvolvimento econômico, cultural e social de Mato Grosso do Sul, executados por pesquisadores vinculados a Instituições de Ensino e/ou Pesquisa, públicas ou privadas localizadas no Estado.
Website: http://fundect.ledes.net/

 

Plataforma Lattes - CNPq
A Plataforma Lattes representa a experiência do CNPq na integração de bases de dados de Currículos, de Grupos de pesquisa e de Instituições em um único Sistema de Informações. Sua dimensão atual se estende não só às ações de planejamento, gestão e operacionalização do fomento do CNPq, mas também de outras agências de fomento federais e estaduais, das fundações estaduais de apoio à ciência e tecnologia, das instituições de ensino superior e dos institutos de pesquisa.
Website:http://lattes.cnpq.br/

 

Plataforma SUCUPIRA?
É uma nova e importante ferramenta para coletar informações, realizar análises e avaliações e ser a base de referência do Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG).
A Plataforma deve disponibilizar em tempo real e com muito mais transparência as informações, processos e procedimentos que a CAPES realiza no SNPG para toda a comunidade acadêmica.
Igualmente, a Plataforma propiciará a parte gerencial-operacional de todos os processos e permitirá maior participação das pró-reitorias e coordenadores de programas de pós-graduação.
A Plataforma Sucupira, que conterá os dados do programa está sendo alimentada, contudo ela é fruto do que lançamos nos nossos lattes.
Importante: fornecer dados verdadeiros e corretos.
Website: https://sucupira.cap

+ Dúvidas e Perguntas Frequentes - Alunos Regulares

Como sei se fui admitido no curso?

Depois da aprovação no Processo Seletivo vigente, a lista seriada dos candidatos é afixada no mural da secretaria e divulgada na página online do Programa.

  

Onde e quando é feita a matrícula?

Presentemente, a matrícula é feita mediante convocação individual enviada pelos Serviços Acadêmicos da Universidade Católica Dom Bosco e pressupõe a entrega dos seguintes elementos:

 

- Cópia Registro Geral (RG);

- Copia CPF;

- Uma foto 3x4;

- Uma cópia do Título de Eleitor;

- 1 Cópia da Certidão de casamento (Quando houver alteração no nome);

- 1 Cópia do Comprovante de residência (atualizado, últimos 3 meses);

- Cópias dos Diplomas (Graduação, Lato Sensu) (Mestrado - exigido para nível Doutorado);

- Currículo Lattes atualizado;Para criar o currículo acesse o site http://lattes.cnpq.br/

- Requerimento de solicitação de matrícula no Programa (Fornecido pela secretaria);

Requerimento de solicitação de matrícula em disciplinas (Fornecido pela secretaria).

 

 Quando começam as aulas?

As aulas têm início previsto em Fevereiro e Agosto, o calendário letivo é dividido por semestres, estabelecido pelo Colegiado coincidindo com o calendário da graduação estabelecido pelo Conselho Universitário da Universidade Católica Dom Bosco.

 

 Posso frequentar o curso sem ir às aulas?

A Universidade Católica Dom Bosco não oferece a modalidade de ensino para os cursos de Mestrado e Doutorado 100% à distância. Com exceção da disciplina de Visão Computacional oferecida na modalidade à distância. Todas as disciplinas são definidas pela frequência das aulas é obrigatória. Os alunos deverão estar presentes a, pelo menos, 75% das aulas.

 

Onde acontecem as aulas do Mestrado e Doutorado?

As aulas são presenciais, geralmente ocorrerem no campus da Universidade, o local e horário serão definidos pela secretaria e os alunos são avisados com antecedência.

 

Qual o valor do investimento no curso de Mestrado ou Doutorado?

Para o nível Doutorado: 48 mensalidades; 
Para o nível Mestrado: 24 mensalidades;
O valor da mensalidade é atualizado anualmente, portanto é preciso que verifique o valor corrigido na secretaria do Programa.

 

Posso pedir equivalência da formação que fiz anteriormente?

Eventuais pedidos de creditações de unidades curriculares, feitas noutros cursos de formação pós-graduada (Disciplinas cursadas no Mestrado, Aluno Especial), deve ser formalizado no primeiro semestre de ingresso ao Programa após a matrícula por meio do Sistema Integrado de Informações Acadêmicas (SIIA) online e preenchimento de formulário específico com anexos comprobatórios disponível na página online do Programa > Informações Acadêmicas > Pedido de Aproveitamento de Créditos. A documentação será avaliada podendo ser deferida ou não pelo colegiado.

Consulte o Regulamento do Programa Art.13 §3º

  

Posso desistir?

A desistência da candidatura pode ser feita até ao ato da matrícula e deve ser formalizada por escrito no serviço respectivo diretamente à secretaria do Programa. A desistência não resulta a devolução da taxa de candidatura. Depois de efetuar a matrícula o aluno pode desistir do curso, sendo formalizado esta desistência, antes do início das aulas, por meio do Sistema Integrado de Informações Acadêmicas (SIIA) online e preenchimento de formulário específico com anexo da justificativa. O candidato não terá prejuízo no pagamento das propinas devidas até ao abandono, se não houver comprovação de frequência nas aulas. Os mesmos critérios são estabelecidos ao trancamento do curso. Consulte o Regulamento do Programa Art.27

  

O que é SIIA?

É o Sistema Integrado de Informações Acadêmicas; o acesso a ele é disponibilizado via online pelo site da UCDB: http://site.ucdb.br/ No canto superior direito no item >>Área de Acesso. O aluno irá acessar com seu número de RA e SENHA definidos pela secretaria. Neste sistema o aluno irá ter acesso a todas as informações importantes como: Histórico de Notas/Conceitos, Cadastro, Boletos e solicitação de documentos e serviços como; Declarações, Atestados etc.

 

A Universidade tem bolsas de estudo para Mestrado e Doutorado?

A Universidade Católica Dom Bosco trabalha com bolsas da CAPES-PROSUP e Bolsas Institucionais, as documentações deverão ser entregues na Secretaria, após a divulgação da chamada dos contemplados. Estas bolsas são disponibilizadas aos alunos regularmente matriculados no Programa por meio do Processo Seletivo. Outras bolsas podem ser solicitadas nas agências de fomentos externas (CAPES, CNPq, Fundação Ford, Fundect entre outros), é preciso consultar o edital vigente para concorrê-las.

  

Posso pedir equivalência das Atividades Complementares e Estágio Docência?

Sim, desde que esteja matriculado regularmente e dentro do período vigente do curso. O pedido precisa ser formalizado ao Programa por meio do Sistema Integrado de Informações Acadêmicas (SIIA) online >> Boletos/Serviços >> Secretaria Virtual > Solicitar documentos > Serviços >> Categorias clicar em Documentos do Programa de Mestrado e Doutorado >> Escolher o documento >> Estágio docência e/ou Atividades Complementares, seguir o passo a passo 1,2,3 e 4 para finalizar o pedido. O preenchimento de formulário específico com anexos comprobatórios disponível na página online do Programa > Informações Acadêmicas > Pedido de Aproveitamento de Créditos >> A documentação comprobatória precisa ser anexa a folha de aproveitamento, que será avaliada podendo ser deferida ou não pelo colegiado. Para as atividades complementares consulte o Regulamento do Programa TABELA DE EQUIVALÊNCIA DE CRÉDITOS PARA ATIVIDADES COMPLEMENTARES.

  

Não tenho Orientador (a)?

Não é necessário definir o(a) orientador(a) antes do ingresso ao Programa, isso não o(a) impede de consultar e pré-definir através dos dados, como contatos e currículos dos docentes, disponíveis na página do Programa. O orientador(a) também pode ser definido no decorrer do primeiro semestre letivo, após a matrícula, com a devida aceitação por ambos,  deve ser formalizado e entregue à secretaria, por meio de preenchimento de formulário específico disponível na página online do Programa > Informações Acadêmicas > Termo de Aceite de orientação. Consulte o Regulamento do Programa Art.14.

 

 Sobre a Biblioteca Pe. Félix Zavattaro

A comunidade universitária da UCDB pode usufruir do empréstimo de itens do acervo, com exceção do material de referência (enciclopédias, dicionários, normas da ABNT), monografias (TCC curso de Direito e Psicologia), periódicos e obras de uso local, mediante a apresentação de Cartão de Identificação. Os prazos e condições para o empréstimo domiciliar são diferenciados pela categoria de usuários. Os alunos dos cursos de Pós-graduação (lato sensu e stricto sensu) podem retirar 6 livros, 2 teses, 2 dissertações por 10 dias.
O usuário não poderá efetuar empréstimos de mais de um exemplar do mesmo título. Mais informações acesse o site http://www.bib.ucdb.brHorário de funcionamento da Biblioteca Segunda a Sexta: 7h20min às 22h20min e Sábado: 7h20min às 14h50min.

 

Como faço meu cartão de Registro Acadêmico (Carteirinha de estudante)?

O discente matriculado como aluno regular tem direito ao RA para usufruir de vários benefícios. O próprio discente deve comparecer no prédio da Biblioteca, no horário de funcionamento para confecção do Cartão de identificação do acadêmico. Horário de funcionamento: (Segunda à Sexta-feira): Matutino: das 9h às 10h, Vespertino: das 13h às 14h e Noturno: das 19h às 20h.

 

Qual o horário de funcionamento da Secretaria do Programa de Ciências Ambientais e Sustentabilidade Agropecuária?

Horário de funcionamento: 07h30 às 11h e das 13h às 17h. (Segunda a Quinta-feira)

Horário de funcionamento: 07h30 às 11h e das 13h às 15h30. (Sexta-feira)

+ Informações para Bolsistas

Modelo de Relatório padrão - Bolsistas: clique aqui

Ficha para manutenção da Bolsa: Clique aqui

 

CAPES PROSUC:

Portaria: clique aqui

Sobre o PROSUC: clique aqui