Indique a um amigo

Sustentabilidade Ambiental e Produtiva

A introdução das novas tecnologias na agricultura e agropecuária, a adoção dos novos processos de produção e a expansão da capacidade produtiva foram as principais estratégias de negócios priorizados pelo setor industrial no período.

 Entretanto, a carência de cursos de pós-graduação na região, especialmente em novas tecnologias e a demanda por profissionais qualificados pelas instituições de ensino e pelas indústrias locais para atuar nesta área levou a Universidade Católica Dom Bosco a propor a implantação do Programa de Pós-Graduação com enfoque em Sustentabilidade, tendo em vista que o Estado do Mato Grosso do Sul tem por eixo de desenvolvimento o setor agropecuário, com possibilidades de melhorias e ampliações na produção. Todavia, faltam aos profissionais ligados à agropecuária a visão sistêmica de sustentabilidade.

 O caráter multidisciplinar do corpo docente e de pesquisadores permitirá que o programa possa enfatizar a territorialidade, as dinâmicas sócio-ambientais dos sistemas de produção agrícolas e dos meios de produção introduzidos, os estudos dos recursos naturais para aproveitamento em bases sustentáveis e a avaliação da riqueza da diversidade local no complexo Cerrado e Pantanal.

 Assim é de suma importância formar profissionais com visão sustentável no agronegócio - especialmente para um estado com enorme relevância para a conservação dos recursos naturais e imensa biodiversidade.