Doutorado em Biotecnologia

Teses defendidas

+ Farinha de banana verde - Musa cavendish: perfil bioquímico e microbiota pós intervenção dietoterápica em mulheres obesas
  • Discente:
    • LUCIANE PEREZ DA COSTA
  • Orientador(a):
    • Alinne Pereira de Castro
  • Resumo:

    A microbiota intestinal é modulada por inumeros fatores como parto, amamentação, dieta, idade, uso de antibioticos podem interferir em sua composição. A colonização bacteriana exerce um papel fundamental na manutenção da saúde por desempenhar um papel simbiótico, assegurando várias funções metabólicas essenciais no tratamento e controle da obesidade. Mulheres com excesso de peso possuem um aumento da permeabilidade intestinal e como consequência um distúrbio no metabolismo com aumento de marcadores inflamatórios e diminuição da sensibilidade à insulina. O impacto da dieta rica em fibras dietéticas sobre a permeabilidade podem ter papel importante na regulação de energia para as células epiteliais do intestino. Sendo assim, o uso de Farinha de Banana Verde (FBV), pode estar relacionada a alterações imunomoduladoras e efeitos significativos sobre a composição da microbiota intestinal e dos metabolitos produzidos pelas bactérias intestinais. Diante do exposto, as intervenções nutricionais de curto prazo podem exercer modificações na composição e função da microbiota resultando em mudanças rápidas na abundância relativa de filos microbiano.

  • Data da Defesa: 09/12/2021
+ Análise Evolutiva e Estrutural das Proteínas PR-4 SUGARWINs
  • Discente:
    • LORHENN BRYANDA LEMES MAIA
  • Orientador(a):
    • Márcio de Castro Silva Filho
  • Resumo:

    SUGARWINs são proteínas PR-4 associadas à defesa da cana-de-açúcar contra fitopatógenos. Essas proteínas desempenham um importante papel na defesa das plantas, em particular contra patógenos fúngicos, como Colletothricum falcatum (Went) e Fusarium verticillioides. A família das proteínas PR-4 é um grupo equipado com um domínio BARWIN, que pode estar associado a um domínio de ligação à quitina. Várias proteínas PR-4 exibem ambas atividades de quitinase e RNase, sendo esta última associada à presença de dois resíduos de histidina H11 e H113 (BARWIN) [H44 e H146, SUGARWINs]. Na cana-de-açúcar, SUGARWIN1 exibe atividades de ribonuclease, quitosanase e quitinase, enquanto SUGARWIN2 apenas exibe atividade de quitosanase. A fim de decifrar os determinantes estruturais envolvidos nesta gama diversificada de especificidades enzimáticas, determinamos a estrutura 3D da SUGARWIN2, com resolução de 1,55Å por difração de raios-X. Esta é a primeira estrutura de uma proteína PR-4 onde a primeira histidina foi substituída por asparagina. Sendo subsequentemente usada para construir um modelo de homologia para a SUGARWIN1. Simulações de dinâmica molecular de ambas as proteínas revelaram a presença de uma alça flexível apenas em SUGARWIN1 e postulamos que isso, juntamente com a presença da histidina catalítica em posição 42, torna-a competente como uma ribonuclease. Uma análise filogenética de PR-4 obtidas a partir de 106 genomas Embryophyta mostraram que ambas as histidinas catalíticas estão espalhadas entre eles com poucas substituições durante a história evolutiva da família dos genes. A substituição do H11 pelo N11 também está presente em duas outras proteínas PR-4 da cana-de-açúcar: SUGARWIN3 e SUGARWIN4. Assim, propomos que a atividade RNase estava presente nas primeiras proteínas Embryophyta PR-4, mas foi recentemente perdida em membros desta família durante o curso da evolução.

    Palavras-chave: SUGARWIN, BARWIN, cristalografia, loop variável, PR-4, análise filogenética.

  • Data da Defesa: 28/09/2021
  • Download: Clique aqui
+ EFEITO DE ANTIBIÓTICO DE TERCEIRA GERAÇÃO SOBRE A MICROBIOTA INTESTINAL EM MODELO ANIMAL DE INFECÇÃO
  • Discente:
    • CAMILA FONTOURA ACOSTA RIBEIRO
  • Orientador(a):
    • Cristiano Marcelo Espínola Carvalho
  • Resumo:

    Estudos têm demonstrado que o tratamento com antibióticos pode trazer alterações à saúde do hospedeiro devido ao comprometimento da microbiota intestinal. No entanto, esses estudos geralmente não avaliam a supressão microbiana gerada por antibióticos após o tratamento de uma infecção. Portanto, tendem a não simular os mecanismos fisiológicos alterados nesta condição. Desta forma, este estudo objetivou avaliar os efeitos da depleção da microbiota intestinal após o tratamento de infecção sistêmica induzida por Escherichia coli. Para isso, foram utilizados camundongos (Balb/c) divididos em animais infectados e controles, tratados ou não com meropenem. Estes animais foram avaliados em três diferentes tempos experimentais e ao final de cada etapa, foram realizadas coletas de amostras fecais para avaliar a variabilidade na composição da microbiota intestinal, bem como amostras de intestino, pulmão, sangue e lavado peritoneal para análises posteriores. A extração de DNA fecal foi realizada para análise da região 16S rDNA por meio de reação em cadeia da polimerase (PCR) com primers específicos para o domínio Bactéria.

  • Data da Defesa: 14/09/2021
+ Avaliação do potencial imunomodulador do pós-biótico Ingubal Ruminant® em camundongos vacinados contra Brucella abortus
  • Discente:
    • CAROLINA SANTOS PEREIRA TRINDADE
  • Orientador(a):
    • Carina Elisei de Oliveira
  • Resumo:

    A brucelose é uma das principais zoonoses negligenciadas do mundo, é considerada um sério problema entre bovinos, atingindo outras espécies de animais domésticos, silvestres e também o homem. A principal medida de controle e profilaxia contra a doença é a vacinação com a cepa B19, vacina viva atenuada que ativa o sistema imunológico do hospedeiro logo após a imunização, utilizada para o controle e prevenção da brucelose bovina, entretanto, pode interferir no diagnóstico da doença, provocar aborto em vacas prenhas e possui alto risco ao homem. Uma possível alternativa são tratamentos imunomoduladores, como os realizados através de pós-bióticos, os quais consistem em células microbianas inativadas, componentes celulares e metabólitos secundários que podem estimular a resposta imune do hospedeiro. Neste contexto, objetivo deste trabalho foi avaliar o potencial imunomodulador do pós-biótico Ingubal Ruminant® na resposta contra B. abortus em camundongos. Para os experimentos foram utilizados 128 camundongos BALB/c fêmeas, de 6 a 8 semanas de idade, distribuídos em quatro grupos, com 32 animais cada: 1A, 1B, 2A e 2B. 

  • Data da Defesa: 13/09/2021
+ Composição, Processo e Uso de Material Esfoliante para a Pele Obtido a Partir de Cascas de Ovos do Caiman yacare (jacaré-do-pantanal) Nascidos em Criadouros em Modelo Ranching
  • Discente:
    • Juliana Prati Salvador
  • Orientador(a):
    • Ludovico Migliolo
  • Resumo:

    Os esfoliantes fazem parte da rotina de skin care de muitas pessoas e seu consumo tem aumentado progressivamente. A maioria dos produtos para esfoliação contém microesferas de polietileno (MPE), um conhecido poluidor ambiental. É reconhecida pela comunidade cientifica a necessidade de buscar materiais alternativos ao MPE para que sejam utilizados como matéria-prima em esfoliantes. Diversas alternativas mais sustentáveis já foram propostas e existem algumas patentes concedidas a esfoliantes naturais, utilizando cana-de-açúcar, pinhão, casca de maracujá, entre outras. Esse estudo propôs a inédita composição, processo e uso de material esfoliante para a pele obtido a partir de cascas de ovos do Caiman yacare (jacarédo-pantanal) nascidos em criadouros em modelo ranching. A obtenção do material esfoliante iniciou com a higienização das cascas e remoção do cório. Depois de limpas, as cascas foram secas, trituradas e incorporadas em uma base sabonete líquido, na concentração de 5%, a fim de validar suas propriedades esfoliantes. 

  • Data da Defesa: 25/08/2021
+ Purificação, Caracterização E Avaliação da Atividade Antitumoral De Uma Fosfolipase A2 Da Serpente Bothrops moojeni
  • Discente:
    • BRENO EMANUEL FARIAS FRIHLING
  • Orientador(a):
    • Ludovico Migliolo
  • Resumo:

    O setor de saúde tem o enorme desafio de desenvolver terapias anticâncer mais eficientes. A natureza apresenta um amplo repertório de biomoléculas com potencial farmacológico, incluindo proteínas de animais peçonhentos. Dentre os componentes proteicos dos venenos de serpentes, as fosfolipases (PLA2) possuem uma grande importância para o desenho de novos compostos anticâncer. Com isso, o objetivo do presente trabalho foi purificar, caracterizar e avaliar as propriedades anticâncer de uma PLA2 isolada do veneno de Bothrops moojeni. A PLA2 do veneno bruto de B. moojeni foi purificada por meio de três etapas cromatográficas, nas colunas Sephacryl S-100 e RP-HPLC C18, monitoradas por atividade enzimática e SDS-PAGE (12%). A B. moojeni PLA2 (BmPLA2) teve a massa molecular e a sequência N-terminal identificadas por espectrometria de massa e degradação de Edman, respectivamente. A BmPLA2 foi testada contra células de adenocarcinoma colorretal epitelial humano (Caco- 2), células de rabdomiossarcoma humano (RD) e carcinoma mucoepidermoide do pulmão (NCI-H292), usando células de fibroblastos humanos (MRC-5) e células da microglia (BV-2) como controle da citotoxicidade, onde todas as células foram avaliadas nas mesmas concentrações (0,3 - 9,2 μM). A BmPLA2 apresentou 13.836 Da, e sequencia primária homologa com semelhança de 90% com a outra PLA2 da mesma espécie. A BmPLA2 exibiu um IC50 de 0,6 µM contra Caco-2 e 0,097 µM contra RD, apresentando um índice de seletividade de 1,85 e 11,23 (em comparação com MRC-5), 6,33 e 38,27 (em comparação com BV-2). Assim, descrevemos uma nova aplicação biológica para a BmPLA2, que dá suporte ao entendimento de novos mecanismos de ação assim como o desenvolvimento de novos fármacos a base da estrutura dessa isoforma.

  • Data da Defesa: 20/08/2021
+ Parasitismo por Leishmania infantum e Trypanosoma cruzi marinkellei em Morcegos filostomídeos em Campo Grande, Mato Grosso do Sul: uma abordagem tecidual
  • Discente:
    • Alanderson Rodrigues da Silva
  • Orientador(a):
    • Heitor Miraglia Herrera
  • Resumo:

    Morcegos são hospedeiros de diversas espécies de tripanossomatídeos com destaque para as espécies de Leishmania e as espécies do clado Trypanosoma cruzi, frequentemente relatadas em morcegos no Brasil. Embora observadas em todos os biomas, em ambientes silvestres e urbanos, estudos sobre este tema restringem-se a isolamento e detecção molecular. O objetivo deste trabalho foi descrever os aspectos relacionados ao parasitismo por Leishmania infantum e Trypanosoma cruzi marinkellei em morcegos filostomídeos, capturados na área urbana de Campo Grande, Mato Grosso do Sul. No primeiro capítulo foi investigado a infecção de dez indivíduos da espécie Artibeus planirostris e seis indivíduos de Carollia perspicillata positivos para Leishmania infantum por PCR em tempo real. Fragmentos de baço, fígado e pele foram submetidos às técnicas histológicas e imunohistoquímicas e ambos os grupos, positivo e negativo, não apresentaram diferenças em relação ao microambiente tissular. 

  • Data da Defesa: 13/08/2021
+ SISTEMA DE REABILITAÇÃO DA MARCHA HUMANA POR RETIRADA DE PESO CORPORAL USANDO CONTROLE POR INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL COM LÓGICA FUZZY
  • Discente:
    • HERMENEGILDO CALCAS NETO
  • Orientador(a):
    • Marco Hiroshi Naka
  • Resumo:

    Este trabalho refere-se a um sistema de controle inovador capaz de atenuar o peso sobre os membros inferiores para auxiliar à reabilitação de locomoção/marcha humana, utilizando Inteligência Artificial (IA) do tipo Lógica Fuzzy. Esta invenção é capaz de controlar um sistema mecânico de talha elétrica disposto em um guincho de ponte rolante e auxiliar na reabilitação de paciente com dificuldade de execução da marcha humana. Foi construído um guincho semelhante a uma ponte rolante industrial, visando contribuir no tratamento de marcha humana proporcionando um melhor conforto para o usuário e profissional de reabilitação. O dispositivo deste trabalho é um módulo microcontrolado com Interface Homem Máquina (IHM) equipado com uma tela de cristal líquido com botões analógico, que pode ser usado em qualquer sistema de içamento de pacientes, neste caso testado com o guincho descrito. Este sistema de controle cria um ambiente simulado para o paciente, dando a este a sensação de estar posicionado dentro de uma piscina, porém, sem água e com empuxo variável. Fornece também ao profissional uma interface de controle simples, ajustável e de fácil acompanhamento. 

  • Data da Defesa: 12/08/2021
+ APLICAÇÕES BIOTECNOLÓGICAS DO FUNGO Trichoderma piluliferum
  • Discente:
    • ANA CAROLINA DA COSTA
  • Orientador(a):
    • Cirano José Ulhoa
  • Resumo:

    Os fungos do gênero Trichoderma são conhecidos por serem agentes de controle biológico de pragas e bons produtores de enzimas de degradação de parede celular vegetal. Considerando a importância do gênero Trichoderma, este trabalho teve como objetivo o estudo da espécie Trichoderma piluliferum e suas possíveis aplicações biotecnológicas: no controle da doença antracnose em bananas causada pelo fungo Colletotrichum musae e o estudo da xilanase produzida por ele, sua purificação e caracterização. A capacidade antagônica de T. piluliferum contra C. musae foi avaliada por meio de testes in vitro e in vivo. O fungo T. piluliferum cresceu sobre as hifas de C. musae e ocupou toda a superfície do meio. Metabólitos voláteis e não voláteis produzidos por T. piluliferum inibiram o crescimento micelial de C. musae, 62% e 20%, respectivamente. T. piluliferum secretou as enzimas de degradação da parede celular: quitinase, N-acetil-β-Dglucosaminidase, β-1,3-glucanase, bem como proteases após crescimento induzido com biomassa de C. musae. Essas enzimas danificaram as estruturas da parede celular de C. musae, resultando em hifas inchadas e vacuoladas. Os metabólitos reduziram os danos causados por C. musae em frutos de bananeira em comparação com os resultados obtidos com o fungicida Imazalil. Os dados mostraram que o tempo de aplicação dos metabólitos é um fator importante a ser considerado no desenvolvimento de um produto para prevenção de doenças pós-colheita em frutos de banana. Outra possibilidade de aplicação do fungo T. piluliferum é na produção de xilanases. Para a produção desta enzima o fungo foi cultivado em estado sólido utilizando farelo de trigo. 

  • Data da Defesa: 12/05/2021
+ DIVERSIDADE DE Mycobacterium bovis NA REGIÃO AMAZÔNICA, REVELADA POR SEQUENCIAMENTO GENÔMICO
  • Discente:
    • TAYNARA NUNES PASQUATTI
  • Docentes:
    • Flábio Ribeiro de Araújo
    • Carina Elisei de Oliveira (Orientador(a))
  • Resumo:

    Mycobacterium bovis é o agente causador da tuberculose bovina, doença infectocontagiosa crônica de notificação obrigatória que afeta principalmente bovinos e bubalinos, entretanto pode acometer outras espécies de mamíferos, animais silvestres e humanos. Neste trabalho, foram analisadas lesões sugestivas de tuberculose de 63 animais provenientes do estado do Amazonas (12 bovinos e 45 bubalinos) e do estado do Pará (5 bovinos e 1 bubalino) provenientes de abatedourosfrigoríficos sob serviço de inspeção estadual (S.I.E). Foi realizada a cultura em duplicata em meio Stonebrink e 44/63 (69,8%) apresentaram colônias sugestivas de tuberculose e foram confirmadas por PCR para identificação da região RD4, 35/44 (79,5%) sendo M. bovis. Vinte e quatro isolados de M. bovis foram selecionados para realização do sequenciamento do genoma completo de acordo com a região de origem, a Bacia do Baixo Amazonas. O sequenciamento genômico foi realizado na plataforma multi-usuária NGS do Instituto de pesquisa Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) no estado do Rio de Janeiro em março de 2020. A espoligotipagem foi realizada in silico para a identificação dos complexos clonais African 1 (Af1), African 2 (Af2), European 1 (Eu1) e European 2 (Eu2). Dois genomas foram excluídos devido à baixa cobertura com o genoma de referência de M. tuberculosis H37Rv, portanto 22 genomas foram sequenciados e caracterizados por espoligotipagem apresentando cinco perfis distintos, com predominância os perfis SB0822, SB0295, SB1190, SB1800 e SB0121. Na análise dos complexos clonais, Eu2 foi encontrado em (9/22) 41% dos isolados, 13/22 (59%) não foram identificados como pertencentes a nenhum dos quatro complexos clonais. 

  • Data da Defesa: 26/04/2021
+ Avaliação da Modulação da Expressão dos Genes de Resistência ERG e CDR em Isolados Clínicos de Candida tropicalis Susceptíveis e Resistentes ao Fluconazol e Itraconazol Campo Grande
  • Discente:
    • DÉBORA CARDOZO BONFIM CARBONE
  • Orientador(a):
    • João Santana da Silva
  • Resumo:

    As emergências relacionadas a Candida tropicalis como patógenos humanos pode estar associada ao grau de comorbidade dos pacientes, as intervenções a que foram submetidos e os medicamentos usados. O desenvolvimento de novas pesquisas sobre técnicas de diagnóstico, fatores de resistência e virulência poderão contribuir para a introdução de ações em saúde quando se tratar de infecções ocasionadas por C. tropicalis, no intuito de orientar e oferece subsídios para a adequação das práticas de cuidado junto a esses pacientes. Entretanto, pouco se sabe sobre os mecanismos de resistência a medicamentos nas infecções por C. tropicalis. Dessa forma, o objetivo deste estudo foi avaliar a modulação da expressão dos genes de resistência ERG-3, ERG-6, ERG-11, CDR-1 e CDR-2 susceptíveis ou resistentes ao itraconazol e ou fluconazol em isolados clínicos de C. tropicalis. Neste estudo, realizado por meio da análise de isolados clínicos de C. tropicalis, foram isolados de diferentes sítios de pacientes atendidos no Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, durante os anos de 2014 e 2015. As cepas C. tropicalis armazenadas, foram semeadas em meio de cultura ágar Sabouraud correspondentes a 16 pacientes e 21 cepas, Neste estudo, utilizaram-se isolados clínicos de C. tropicalis susceptível e resistentes ao fluconazol ou ao itraconazol para avaliar a relação entre a resistência a estes fármacos e a expressão dos genes da bomba de efluxo e genes ERG. Os resultados mostraram que o principal mecanismo de resistência e relação ao fluconazol e o itraconazol dessa espécie é por meio da regulação positiva do ERG ao invés dos genes da bomba de efluxo. Demonstrou-se que, embora o pré-tratamento com medicamentos de azóis aumenta a expressão de ambos ERG-6 e ERG-11 genes, nas amostras de isolados clínicos resistentes ou susceptíveis eles são capazes de manter elevados níveis de expressão destes genes por um longo período do que as susceptíveis.

  • Data da Defesa: 09/10/2020
+ Estratégias de Planejamento Racional e Avaliação In Vitro de Peptídeos Sintéticos Análogos a Piscidina
  • Discente:
    • Osvaldo Nunes Barbosa
  • Orientador(a):
    • Ludovico Migliolo
  • Resumo:

    Os peixes desenvolvem peptídeos antimicrobianos (PAMs) como parte da sua defesa inata e devido a isso são de grande interesse para o desenvolvimento de moléculas bioativas. Objetivamos o desenho racional de peptídeos com características multifuncionais a partir do ecPis-2 da Epinephelus coioides. Duas estratégias foram realizadas para a construção de sete peptídeos. A primeira foi a mudança pontual de aminoácidos mantendo 70% das características originais e a segunda foi por fragmentação enzimática in silico. Dentre os resultados obtidos, o crescimento de K. pneumoniae KPC foi inibido na presença do ecPison-1 na concentração de 64 μg.mL-1. Nas concentrações de 512 μg.mL-1 ecPison-3 e -4 foram bactericidas para E. coli ATCC. Em adição, ecPison-5, -6 e -7 inibiram E. coli ATCC na concentração 128 μg.mL-1 para todos os peptídeos. E. coli KPC e S. aureus sofreram inibição na presença do ecPison-6 nas concentrações de 4 e 128 μg.mL-1 respectivamente. Somente o ecPison-7 apresentou atividade inibitória sobre biofilme de A. baumannii na concentração de 64 μg.mL-1. Todos os peptídeos não foram hemolíticos nas concentração máxima testada (512 μg.mL-1). Os ensaios antitumorais dos ecPison-4, -6 e -7 foram citotóxicos em todas as concentrações testadas frente à linhagem celular Caco-2. Para a linhagem tumoral NCI-H292 na concentração de 256 μg.mL-1 o ecPison-4 e -7 foram citotóxicos e citostáticos. Enquanto que para a linhagem fibroblástica MRC-5, ecPison-4 e -7 apresentaram atividade citostática nas concentração de 256 μg.mL-1 testadas e ecPsion-6 foi citotóxico apenas na concentração de 256 μg.mL-1. O ecPison-7 foi seletivo contra Caco-2, com índice de 6,46, demonstrando ter potencial antitumoral. Concluindo, fica evidente o potencial de todos os peptídeos sintéticos, sendo o análogo ecPison-7 o mais promissor.
    Palavras chave: Peixe, peptídeo, antimicrobiano, bactéria, células tumorais.

  • Data da Defesa: 18/09/2020
+ Tripanossomatídeos Associados a Morcegos em Remanescentes Florestais de Cerrado na Região Urbana de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil
  • Discente:
    • JAIRE MARINHO TORRES
  • Orientador(a):
    • Carina Elisei de Oliveira
  • Resumo:

    Morcegos podem albergar diversos parasitos, porém essas associações parasito-hospedeiro são pouco exploradas até mesmo em áreas endêmicas para diversas doenças (ex. Leishmaniose e Doença de Chagas). No presente trabalho avaliamos a diversidade de tripanossomatídeos dos gêneros Leishmania e Trypanosoma em morcegos e a estrutura da comunidade dos hospedeiros quirópteros em remanescentes florestais da região urbana e periurbana de Campo Grande, Mato Grosso do Sul. Realizamos 56 noites de amostragem de junho de 2017 a janeiro de 2018, registrando 445 morcegos de 14 espécies. As espécies mais abundantes foram Artibeus planirostris (26,7%), Artibeus lituratus (26,1%) e Carollia perspicillata (13,7%), todas consideradas comuns no município, resultando ainda na maior proporção de frugívoros (88,4%). Não observamos índícios de reprodução sazonal, com fêmeas prenhas das espécies comuns em quase todo o período amostrado. Nenhuma espécie apresentou diferença na razão sexual, e somente A. lituratus (U = 0; p < 0.01) e A. planirostris (U = 8.5; p < 0.05) apresentaram maior proporção de adultos em suas populações. Avaliamos a resposta da comunidade de morcegos quanto à variação de três classes de paisagem (área impermeável, área florestal e vazios urbanos), mas nenhuma apresentou influência sobre a comunidade de morcegos ou espécies abundantes. Dentre os animais capturados, 237 individuos de 12 espécies foram submetidos à detecção molecular de tripanossomatídeos. A prevalência de Trypanosomatidae em morcegos foi de 38,4% (91/237) e a comparação de suas sequências por análise no BLATSn indicou a ocorrência de Leishmania amazonensis, Leishmania infantum, Trypanosoma cruzi (TcI), Trypanosoma cruzi marinkellei, Trypanosoma dionisii, Trypanosoma janseni e um Trypanosoma sp. filogeneticamente próximo aos tripanossomatídeos que ocorrem em morcegos Neotropicais. As interações parasito-hospedeiro não apresentaram padrões de associação, com parasitos associados a diversas espécies de hospedeiro. A espécie L. infantum foi associada às diversas espécies de hospedeiros e sua prevalência está correlacionada à abundância de morcegos em cada área (r = 0,20, p = 0,66). Várias das associações parasito-hospedeiro são observadas pela primeira vez no Mato Grosso do Sul ou Cerrado, e a prevalência de espécies como L. infantum ressalta o potencial de morcegos no seu monitoramento em áreas urbanas.
    PALAVRAS-CHAVE: Chiroptera, Leishmania, Detecção molecular, Parasitos, Trypanosoma.

  • Data da Defesa: 15/09/2020
+ UTILIZAÇÃO DE PLANTAS NA MEDICINA TRADICIONAL: Etnofarmacologia da Etnia Ikólóéhj na Aldeia Cacoal, Ji-Paraná – Rondônia e Investigação das Propriedades Farmacológicas da Eleutherine plicata Amazoniense
  • Discente:
    • ALEXANDRE ZANDONADI MENEGUELLI
  • Orientador(a):
    • Susana Elisa Moreno
  • Resumo:

    As plantas têm sido amplamente utilizadas para tratar muitas doenças, especialmente pelas comunidades tradicionais indígenas, o que pode ser considerado uma importante fonte de conhecimento empírico sobre o potencial medicinal da biodiversidade brasileira. Este estudo teve como objetivo investigar o uso de plantas medicinais por uma comunidade indígena na Amazônia chamada Ikólóéh, assim como identificar o potencial biológico da espécie vegetal Eleutherine plicata através dos estudos farmacognósticos, potencial de citotóxico, antimicrobiano, anti-inflamatório através dos extratos metanólico e hexânico. Os dados etnofarmacológico foram obtidos com base em entrevistas semiestruturadas e visitas de longo prazo em toda a área indígena para coletar material botânico para posterior identificação e armazenamento em um herbário. Enquanto que para as atividades biológicas utilizou-se os seguintes métodos: os extratos foram produzidos utilizando bulbos da espécie E. plicata com solventes hexano e metanólico conforme descrição da Farmacopeia Brasileira. Na identificação de metabolitos secundários, foram utilizados os métodos colorimétricos. Os extratos foram submetidos a testes in vitro e in vivo. No ensaio citotóxico, a hemólise foi determinada através das concentrações de 150 a 2.34 μg / mL-1. Na avaliação antitumoral foram utilizadas células do turmor ascético de Ehrlich, sendo a viabilidade celular determinada pelo método colorimétrico de MTT pelo período de 24 e 48 horas, com uma diluição em série de 1024 a 1 μg /mL-1. A atividade antimicrobiana foi avaliada através da metodologia de difusão em disco, com uma diluição seriada de 1024 a 16 μg / mL-1.. A atividade anti-inflamatória foi avaliada pelo método de migração de neutrófilos e testada nas concentrações de 1; 5 e 15 mg / kg-1. No presente trabalho, identificou-se 23 espécies de plantas e três morfoespécies, distribuídas em samambaias / licófitas e angiospermas. Além disso, mostrou-se que folhas (78%), casca (13%) e raízes (9%) foram utilizadas para maceração (49%), uso tópico (26%), infusão e banho (13%) e decocção (9 %). Essas plantas foram usadas para tratar dor, diarreia, desnutrição, infecções parasitárias, feridas e picadas de cobra. Também observou-se que o conhecimento sobre plantas medicinais foram compartilhado com os membros mais velhos da comunidade e que as informações são transmitidas oralmente para as próximas gerações. Para os testes farmacognósticos foi possível identificar a presença de taninos, glicosídeos de antraquinona e glicosídeos de flavonídeos. Enquanto no ensaio citotóxico foi observado a hemólise nas concentrações de 150 a 75 μg / mL-1 nos dois extratos avaliados; mostraram redução da viabilidade nas maiores concentrações testadas nos dois momentos analisados. A atividade antimicrobiana apresentou inibição significativa no extrato metanólico para E. coli nas concentrações de 1024 a 16 μg / mL-1 . Não houve atividade anti-inflamatória para as concentrações avaliadas nos extratos hexânico e metanólico de E. plicata. Assim, o presente estudo contribui para o crescimento e preservação do conhecimento sobre o uso de plantas medicinais, fornecendo subsídios importantes para a compreensão das propriedades terapêuticas das plantas amazônicas. Ambos os extratos apresentaram uma redução de 70% na viabilidade celular e no ensaio citotóxico. Como esse estudo foi realizado com células tumorais, se desperta o interesse na investigação antitumoral, que é um resultado promissor, entre os testes realizados. Palavras-chave: Biodiversidade brasileira. Plantas amazônicas. Comunidades tradicionais. Eleutherine plicata. Propriedades farmacológicas.

  • Data da Defesa: 02/06/2020