Letras

Indique a um amigo

Disciplinas

+ ESTÁGIO SUPERVISIONADO I
  • Carga horária: 80
+ ESTÁGIO SUPERVISIONADO II
  • Ementa: A escola e seu cotidiano. O desafio de aprender e ensinar. A organização, gestão, planejamento, relações interpessoais, currículo, avaliação e envolvimento com os processos que envolvem a Educação Física Escolar no Ensino Fundamental e Médio.
  • Objetivo: - Oportunizar ao acadêmico, vivenciar e praticar experiências de ensino que contribuam para a formação profissional nas instituições educativas.

    - Refletir a importância da prática do ensino na formação do professor(a), bem como a sua importância dos saberes na formação do professor(a).

    - Apresentar e problematizar a organização do trabalho docente, através da experiência concreta de participação nos espaços educativos, refletindo o plano de aula e o projeto educativo sobre a realidade.

    - Propiciar elementos para reflexão dos fazeres na prática cotidiana do estágio.
  • Carga horária: 80
+ ESTÁGIO SUPERVISIONADO III
  • Carga horária: 160
+ ESTÁGIO SUPERVISIONADO IV
  • Ementa: Aplicação das 04 habilidades linguísticas: ouvir, falar, ler e escrever no ensino básico. Regência de Língua inglesa e Língua Portuguesa. Desenvolvimento de Planejamento e material didático. Encontros formativos sobre a Base Nacional Comum Curricular. Planejamento de aulas. Desenvolvimento de aulas a campo. Confecção de relatório relatando as atividades desenvolvidas nesta etapa do estágio.
  • Objetivo:

    Oportunizar ao acadêmico experiências concretas de ensino que contribuam para sua formação profissional.
    Compreender a importância do estágio supervisionado dentro da disciplina , proporcionando praticar o ensinar em condições atípicas (ex: pandemia). Desenvolver as atividades de regência no ensino fundamental com base nas 4 habilidades linguísticas: ouvir, falar , ler e escrever. 

  • Carga horária: 200
+ ESTÁGIO SUPERVISIONADO V
  • Carga horária: 320
+ HUMANIDADES I
  • Carga horária: 40
+ HUMANIDADES II
  • Carga horária: 40
+ HUMANIDADES III
  • Carga horária: 40
+ LINGUA INGLESA: LINGUA INGLESA V
  • Ementa: Continuidade ao exercício das 4 habilidades de língua inglesa: ouvir, falar, ler e escrever. As habilidades serão praticadas dentro dos conteúdos de gramática e contextos semânticos. Prática de interpretação e escrita de textos em língua inglesa.
  • Objetivo:

    O acadêmico deverá utilizar oralmente e por escrito os tempos verbais trabalhados nas formas afirmativa, negative e interrogativa, tanto no presente como no passado. Também, saber contrastar o uso dos tempos verbais em situações reais. Deverá apropriar-se do uso dos adjetivos possessivos, dos pronomes possessivos e dos pronomes objetivos. O uso da gramática deverá sempre ser contextualizado, aproximando-se das experiências vividas no dia-a-dia dos estudantes.

  • Carga horária: 60
+ LINGUA INGLESA: LINGUA INGLESA VII
  • Ementa: Dar continuidade ao exercício de treinar as 4 habilidades a língua inglesa ou seja: ouvir, falar, ler e escrever. As habilidades serão praticadas dentro dos conteúdos de gramática e contextos semânticos.
  • Objetivo:

    O acadêmico deverá:
    - saber usar oralmente e por escrito os tempos verbais trabalhados nas formas afirmativa, negativa e interrogativa (presente, passado );
    - usar os verbos regulares e irregulares no passado
    -  entender o uso dos 'countable' and ' uncountable nouns'

    - saber usar a língua inglesa em toda sua abrangência comunicativa

  • Carga horária: 60
+ LINGUA INGLESA: LITERATURA INGLESA
  • Ementa: Literatura Anglo-Saxônica. Literatura medieval inglesa. William Shakespeare. O desenvolvimento do romance em Letras inglesas no século XVIII?. Século XIX - Panorama histórico-social da época. Século XX . A Estrutura da Narrativa inglesa.
  • Objetivo:

     acadêmico deverá compreender que a Literature Inglesa tem suas raizes no período Anglo-Saxônico e saber como o poema Beowulf representa o período. 
    O acadêmico deverá ser capaz de saber o que provocou o desenvolvimento do romance nas Letras inglesas. 
    O acadêmico deverá perceber como os dois livros Jane Eyre e Sense and Sensibility representam a produção literária do século XIX. 
    O acadêmico deverá entender o desenrolar histórico-sócial dos séculos em questão. 
    O acadêmico deverá ser capaz de aplicar a teoria da estrutura da narrativa à uma das obras estudadas.

  • Carga horária: 80
+ LINGUA INGLESA:LINGUA INGLESA I
  • Carga horária: 100
+ LÍNGUA MATERNA E LINGUÍSTICA: LÍNGUA PORTUGUESA V
  • Ementa: Gêneros textuais e tipos textuais. Gramática aplicada a textos. Recursos semânticos nos textos narrativos. Recursos estilísticos nos textos poéticos. Práticas de interpretação e de Produção textual.
  • Objetivo: Interpretar os diversos gêneros textuais e produzir textos dissertativos.Aplicar conhecimento gramátical na análise de textos, compreensão e interpretação.
  • Carga horária: 60
+ LINGUA MATERNA E LINGUISTICA: LINGUA PORTUGUESA VII
  • Ementa: Produção escrita. Gêneros textuais da ordem de narrar. Gêneros textuais da ordem de argumentar. Elementos de estruturação textual. Gramática aplicada a textos. Revisão e correção de textos.
  • Objetivo: Levar o acadêmico ao aprimoramento de suas habilidades de leitura e escrita, tendo como ponto de trabalho a produção e avaliação de textos.
    Criar condições para que o aluno se conscientize dos diferentes aspectos envolvidos na produção de textos e utilize estratégias adequadas que permitam:
    a) Compreender e analisar criticamente os textos lidos;
    b) expressar e organizar, com eficiência, suas próprias idéias, de modo a obter textos bem estruturados, coesos, coerentes e dotados de argumentação consistente.
  • Carga horária: 60
+ LÍNGUA MATERNA E LINGUÍSTICA: LINGUÍSTICA V
  • Ementa: Linguística: semântica e pragmática. Noções sobre as principais teorias linguísticas. Principais ideias linguísticas. Estudo teórico e prático sobre semântica.
  • Objetivo: Levar o aluno a (re)conhecer e compreender as diferentes abordagens linguísticas e suas aplicações.
    Fornecer-lhe exemplos de aplicação das noções estudadas na semântica.
    Fornecer o embasamento teórico ao aluno para uma semântica mais crítica.
  • Carga horária: 40
+ LINGUAGENS LITERÁRIAS: LITERATURA BRASILEIRA III
  • Ementa: O Realismo. O Naturalismo. O Parnasianismo. O Simbolismo.
  • Objetivo: O estudante será conduzido a:
    - reconhecer a importância da disciplina para o curso, bem como o amadurecimento e o avanço qualitativo da literatura brasileira no decorrer do século XIX.
    - identificar as tendências literárias do século XIX e reconhecer o estilo individual dos principais autores.
    - compreender a evolução do público leitor nesse período.
    - compreender o processo de transformação da obra literária ao longo de diferentes momentos históricos, do século XIX ao início do século XX.
  • Carga horária: 40
+ LINGUAGENS LITERÁRIAS: LITERATURA BRASILEIRA V
  • Ementa: O terceiro momento modernista da Literatura Brasileira. Continuidade poética e rupturas estéticas. A prosa de ficção. Elementos regionais como fonte para expressão do universal. Principais autores do terceiro momento modernista brasileiro e suas obras.
  • Objetivo: Elaborar, junto ao acadêmico, um amplo panorama da moderna prosa na Literatura Brasileira, tomada em seu contexto histórico, estético e ideológico.
    Fornecer ao acadêmico subsídios para a reflexão sobre os aspectos regionais e universais de uma obra literária.
    Conduzir o acadêmico, em situação de leitura, ao reconhecimento das características literárias dos principais autores do período.
    Conduzir o acadêmico à interpretação de textos literários de forma autônoma e produtivamente crítica.
    Permitir ao acadêmico o aprimoramento de sua expressão oral e escrita.
  • Carga horária: 40
+ LINGUAGENS LITERÁRIAS: LITERATURA LUSÓFANA II
  • Ementa: Ementa: Literatura Portuguesa: Simbolismo e Modernismo/Contemporânea. Abordagens de questões capitais nas literaturas lusófonas, com ênfase na identidade, memória, tradição e oralidade. África lusófona. Desenvolvimento das literaturas africanas de língua portuguesa. Leitura de textos históricos, críticos e literários.
  • Objetivo: Objetivos:

    1. Apresentar as escolas literárias portuguesas do final do séc. XIX e séc. XX;
    2. Abordar aspectos da cultura africana e a sua relação coma literatura;
    3. Possibilitar o uso de ferramentas teórico-conceituais, metodológicas e instrumentais que facilitem a análise da literatura em língua portuguesa;
    4. Apresentar e analisar obras que tenham contribuído para a construção das literaturas em língua portuguesa para a formação de identidade nacional.
    5. Conduzir à reflexão sobre os traços pertinentes para o reconhecimento das características estéticas e ideológicas da literatura lusófona.
  • Carga horária: 40
+ LITERATURA INFANTOJUVENIL
  • Carga horária: 60
+ TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I
  • Ementa: Monografia - Desencadear a experiência da elaboração de um Trabalho de Conclusão de Curso, através do domínio de todo o processo; elaboração de um tema para o Tabalho; procedimentos e uso dos recursos disponíveis; estrutura formal de relatórios; linguagem, redação e apresentação em público.
  • Objetivo: 1. Oportunizar o conhecimento dos instrumentais necessários para a elaboração do Trabalho de Conclusão do Curso - TCC.
    2. Orientar e avaliar as diversas etapas na construção do trabalho.
    3. Transformar a obrigação do TCC, numa experiência que permita uma revisão dos conhecimentos adquiridos ao longo do curso e um amadurecimento do processo de auto/aprendizagem.
  • Carga horária: 40