História

Indique a um amigo

Disciplinas

+ ESTÁGIO SUPERVISIONADO I
  • Ementa: Estágio Supervisionado Curricular Obrigatório. Regulamentação de estágio. Prática de estágio. Relatório de estágio.
  • Objetivo: - Oferecer opções para que os acadêmicos de Jornalismo testem os conhecimentos adquiridos ao longo do curso; - Acompanhar e avaliar as atividades desenvolvidas pelos acadêmicos no espaço de estágio, observando o regulamento do curso, as recomendações da legislação e das entidades que representam os jornalistas profissionais diplomados; - Consolidar as práticas de desempenho profissional inerente ao perfil do formando.
  • Carga horária: 120
+ ESTÁGIO SUPERVISIONADO II
  • Carga horária: 120
+ ESTÁGIO SUPERVISIONADO III
  • Carga horária: 120
+ ESTÁGIO SUPERVISIONADO IV
  • Ementa: O 'novo' Ensino Médio. Ciências humanas e suas tecnologias. As práticas docentes e seus sentidos, significados e formas de produção.
  • Objetivo: Compreender como as abordagens históricas têm sido entendidas e aplicadas nos manuais didáticos, nos currículos das disciplinas e nos documentos oficiais como um todo. Refletir sobre o tratamento da história no ensino médio e propor mudanças que resultem em melhorias no ensino-aprendizagem. Compreender que as histórias individuais são partes integrantes de histórias coletivas. Identificar e avaliar as ações humanas em sociedade e suas conseqüências em diferentes espaços e tempos, de modo a construir referenciais que possibilitem uma participação propositiva e reativa nas questões sócio-ambientais.
  • Carga horária: 120
+ FUNDAMENTOS EPISTEMOLÓGIAS: INTRODUÇÃO AO ESTUDO DE HISTÓRIA
  • Ementa: O que é História. Fontes históricas.
  • Objetivo: Conhecer as fundamentações da História. Discutir e analisar a construção dos conceitos mais usados pelos historiadores. Compreender a utilização de diferentes fontes históricas.
  • Carga horária: 40
+ FUNDAMENTOS EPISTEMOLÓGICOS: TEORIA DA HISTÓRIA
  • Ementa: O curso pretende direcionar o acadêmico para o conhecimento histórico, paradigmas da História, por meio do estudo de diversas concepções presentes na história.
  • Objetivo: O acadêmico deverá ser capaz de: 1- Identificar e conhecer o campo do conhecimento histórico. 2- Perceber-se como sujeito histórico. 3- Conhecer os paradigmas da História por meio de concepções de História e Historiografia.
  • Carga horária: 80
+ FUNDAMENTOS INTERDISCIPLINARES: ANTROPOLOGIA
  • Ementa: Introdução à Antropologia. As principais escolas que marcaram o pensamento antropológico. O olhar do antropólogo. A cultura e a forma de pensar. Os principais campos da antropologia. Antropologia e história: diálogos possíveis.
  • Objetivo: - Proporcionar aos acadêmicos de História, um conhecimento introdutório e geral sobre a Antropologia. - Apontar as contribuições da abordagem antropológica para a compreensão dos aspectos culturais e identitários envolvidos nas relações que unem as pessoas no interior de diferentes sociedades ou grupos. - Estudar os principais campos da Antropologia e a possibilidade de diálogo com a História.
  • Carga horária: 40
+ FUNDAMENTOS INTERDISCIPLINARES: CARTOGRAFIA NO ENSINO DE HIS
  • Ementa: Conceitos básicos de Cartografia. Evolução da Cartografia. Fundamentos da representação cartográfica. Uso da cartografia no ensino da História.
  • Objetivo: Dar a fundamentação teórica e a prática para o uso da Cartografia no ensino da História.
  • Carga horária: 40
+ FUNDAMENTOS: HISTÓRIA ANTIGA I
  • Ementa: Da origem do homem à Revolução Neolítica. A Revolução Urbana. As sociedades do antigo Oriente Próximo: Egito Mesopotâmia, Fenícia, Hebreus e Persas.
  • Objetivo: Compreender as especificidades sócio-históricas das primeiras sociedades que se formaram, ainda na Pré-História, bem como a transformação destas comunidades nas primeiras civilizações do mundo, na região Oriental.
  • Carga horária: 80
+ FUNDAMENTOS: HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA I
  • Ementa: A Revolução do século XVIII; Movimentos Políticos e Sociais do Século XIX: as revoluções e o ideário liberal; Consolidação do Capitalismo; O Imperialismo. As relações internacionais de 1871 a 1914. A Revolução Russa.
  • Objetivo: Compreender, identificar e analisar o processo histórico e econômico das revoluções nos séculos XVIII, XIX e XX; assim como caracterizar as transformações políticas ocorridas entre esses séculos no mundo europeu estabelecendo suas relações com a América. Analisar os conflitos internacionais decorrentes do imperialismo e os reflexos no mundo contemporâneo.
  • Carga horária: 80
+ FUNDAMENTOS: HISTÓRIA DA AMÉRICA I
  • Ementa: HISTÓRIA ANTIGA DA AMÉRICA; A PENINSULA IBÉRICA E AS RAZOES DA CONQUISTA;CONFRONTO DE DOIS MUNDOS E O PROCESSO DE COLONIZAÇÃO;A ORGANIZAÇÃO DA CONQUISTA E A IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA COLONIAL;AS TRANSFORMAÇÕES DO SÉCULO XVIII
  • Objetivo: Possibilitar ao aluno informações e referenciais necessários à compreensão e à análise deste importante período de nossa história, tendo em vista a sua inserção na realidade atual do continente
  • Carga horária: 80
+ FUNDAMENTOS: HISTÓRIA DA AMÉRICA III
  • Ementa: O estado oligárquico na américa latina no século XX; A crise do estado oligárquico; Industrialização e transformações sociais; O populismo latino-americano; as revoluções Mexicana e Cubana; Militarização e redemocratização latino-americanas; América latina e a globalização.
  • Objetivo: Levar o acadêmico a pesquisar a influência das questões econômicas e sociais decorrentes das relações históricas coloniais da América Latina, como pressuposto para uma visão crítica e de conjunto do perfil da América Latina.
  • Carga horária: 80
+ FUNDAMENTOS: HISTÓRIA DAS IDEIAS ECONÔMICAS II
  • Ementa: A Escola Fisiocrata. A Escola Clássica. O Pensamento de Karl Marx. John Maynard Keynes e a Escola Keynesiana. Michal Kalecki. A Escola Neoclássica. A Escola de Cambridge. A Escola de Lausanne.
  • Objetivo: A disciplina tem como objetivos: - apresentar as várias correntes de pensamento dentro da Ciência Econômica; - levar o aluno a desenvolver seu pensamento crítico diante das diversas escolas do Pensamento Econômico; - contribuir na formação histórica dos alunos a fim de que ele possa se posicionar diante da realidade.
  • Carga horária: 40
+ FUNDAMENTOS: HISTÓRIA DO BRASIL I
  • Ementa: A conquista da América Portuguesa no contexto da expansão européia. A colonização da América Portuguesa: a administração; o mercantilismo, a estrutura fundiária; o complexo primário exportador; a produção para o mercado interno; a mineração; relações de produção na sociedade colonial. Cultura e sociedade no Brasil colonial; as relações interétnicas. Formação territorial e fronteira. Movimentos de resistência ao domínio colonial. A crise do sistema colonial.
  • Objetivo: - Analisar a formação histórica do Brasil (colônia ) proporcionando ao acadêmico embasamento teórico para desenvolver suas atividades de ensino, pesquisa e extensão. - Estimular o acadêmico na elaboração de pesquisas históricas, inferindo que o estudo do passado auxilia a compreensão do presente e a projeção do futuro. - Introduzir nos acadêmicos, o hábito de trabalhar cooperativamente em estilo salesiano. - Introdução do Cartão elogio como forma de estimular o acadêmico a desenvolver os hábitos de responsabilidade e cidadania no contexto social em que vive.
  • Carga horária: 80
+ FUNDAMENTOS: HISTÓRIA DO BRASIL III
  • Ementa: A Proclamação da República e as disputas políticas durante a República Velha: o poder das oligarquias e os movimentos sociais. As transformações econômicas e sociais e o processo de industrialização no Brasil. A Era Vargas e suas configurações socias, econômicas e políticas. O caminho para o golpe militar de 1964 e a redemoctratização do Brasil. A nova República a as trajetórias dos presidentes da República Brasileira: de Sarney a Dilma Vana Roussef.
  • Objetivo: - Analisar o Brasil Contemporâneo levando-se em conta os aspectos políticos, econômicos, sociais e culturais no período de 1889 até os dias atuais. - Incentivar o debate e o questionamento do processo histórico brasileiro, bem como, a reflexão em relação ao modelo de sociedade construída no Brasil. - Estimular o acadêmico na elaboração de pesquisas históricas, inferindo que o estudo do passado auxilia a compreensão do presente e a projeção do futuro.
  • Carga horária: 80
+ FUNDAMENTOS: HISTÓRIA DO MATO GROSSO DO SUL
  • Ementa: FORMAÇÃO TERRITORIAL SUL-MATO-GROSSENSE;DEFINIÇÃO DOS LIMITES TERRITORIAIS; NOVO OLHAR PARA A HISTORIOGRAFIA DE MATO GROSSO DO SUL.
  • Objetivo: Analisar a formação histórica do sul de Mato Grosso visando entender como o Estado de Mato Grosso do Sul se consolidou como unidade federativa autônoma no Estado brasileiro.
  • Carga horária: 40
+ FUNDAMENTOS: HISTÓRIA MEDIEVAL I
  • Ementa: Introdução a Idade Média. Idade Média no Ocidente. Idade Média no Oriente Próximo.
  • Objetivo: Refletir sobre a periodização histórica e a conceituação do período denominado Idade Média. Conhecer o contexto histórico do século III ao XI, por meio da descrição e análise dos principais fenômenos e processos do período medieval. Entender as origens do feudalismo, bem como a economia e a sociedade feudal. Compreender o papel desempenhado pela Igreja na formação do mundo medieval.
  • Carga horária: 80
+ FUNDAMENTOS: PESQUISA HISTÓRICA
  • Ementa: A importância da pesquisa histórica na produção de conhecimento. Relevância da pesquisa históricas. Fontes históricas. Novos parceiros da História. Métodos e abordagens históricas na produção do conhecimento.
  • Objetivo: Oferecer subsídios teóricos e práticos que permitam ao aluno a possiblidade de fazer pesquisa em História. Analisar diferentes fontes, métodos e técnicas de pesquisa em História.
  • Carga horária: 40
+ HUMANIDADES I
  • Carga horária: 40
+ HUMANIDADES II
  • Carga horária: 40
+ HUMANIDADES III
  • Carga horária: 40
+ TÓPICOS ESPECIAIS
  • Carga horária: 80
+ TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
  • Carga horária: 100