Ciências Contábeis

Indique a um amigo

Disciplinas

+ ANÁLISE DE DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS
  • Ementa: Ajustes das Demonstrações Contábeis (reclassificação e padronização). Análise vertical e horizontal. Análise Econômico-financeira (índice de liquidez, endividamento, gestão de caixa, rentabilidade)
  • Objetivo: Objetivo Geral
    Capacitar o acadêmico a ler e interpretar as Demonstrações Contábeis brasileiras de acordo com a nova legislação em vigor. Identificar os dados nas Demonstrações Contábeis de qualquer entidade, necessários para efetuar cálculo de medida de análise por meio dos índices, de ordem financeira e econômica.
    Objetivos Específicos
    UNIDADE 1
    - Diagnosticar o conhecimento prévio do educando, retomando e sistematizando conhecimentos, fatos e conceitos essenciais e necessários, para ampliar o conhecimento sobre a análise das demonstrações financeiras e econômicas.
    UNIDADE 2
    - Identificar o universo de análise após as mudanças introduzidas pela Lei 11.638/2007, referentes às Demonstrações Contábeis reconhecendo a essência contábil versus a forma de apresentação privilegiando a primeira sobre a segunda, com o intuito de reorganizar as demonstrações para a análise. - Reconhecer os cuidados relativos às demonstrações a serem analisadas conhecendo a essência das contas para reclassificar os demonstrativos para análise sabendo quais, quando
    e como fazer esta reclassificação.
    UNIDADE 3
    - Conhecer a estrutura dos demonstrativos financeiros tradicionais e dos novos, identificando similaridades, diferenças e especificidades de cada demonstrativo.
    UNIDADE 4
    - Realizar a análise de balanços básicos de uma empresa por meio do exame minucioso do Balanço Patrimonial e DRE, cálculo, interpretação e comparação dos coeficientes e índices econômicos e financeiros, sendo capaz de identificar as relações de causa e efeito das ações administrativas nas contas da entidade.
    UNIDADE 5
    - Avaliar o desempenho de uma empresa em determinado período, por meio da análise do DFC - Fluxo de Caixa e do DVA - Valor adicionado, cálculo, interpretação e comparação dos índices econômicos e financeiros, sendo capaz de identificar as diferenças existentes entre DVA e DRE, e as características individuais de cada demonstrativo e índices calculados para comparação.
    UNIDADE 6
    - Avaliar o desempenho de uma empresa em determinado período, de forma mais elaborada, por meio da análise do BSC - Balanced Scorecard e E.V.A - Economic Value Added , sendo capaz de identificar as diferenças existentes entre avaliação por meio de índices e os sistemas de avaliação estratégica.
  • Carga horária: 80
+ ANÁLISE DE PROJETOS E ORÇAMENTO EMPRESARIAL
  • Ementa: Aspectos introdutórios de Planejamento. Orça-mento de vendas. Orçamento de produção. Orçamento de despesas operacionais. Orçamento de caixa. Demonstrativo de resultado de exercício projetado. Balanço patrimonial projetado. Controle orçamentário. Análise de projetos empresariais.
  • Objetivo: Apresentação e discussão dos processo de elaboração do orçamento empresarial, construindo o conhecimento necessário para a estruturação do controle orçamentário de uma empresa e aplicação das técnicas de avaliação de projetos.
  • Carga horária: 80
+ AUDITORIA
  • Ementa: Conceitos Básicos de Auditoria; Normas Técnicas e Profissionais de Auditoria (NBCTA, NBC-TI, NBC-PA e NBC-PI); Planejamento de Auditoria; Seleção da Amostra e Avaliação de Risco; Controle Interno; Papéis de Trabalho; Pareceres de Auditoria; Auditoria das Contas Patrimoniais; Auditoria das Contas de Resultado; Relatórios de Auditoria; Revisão pelos Pares. .
  • Objetivo: 1) Apresentar os aspectos conceituais, estratégicos e operacionais contemplados no planejamento, execução, controle e conclusão dos trabalhos de auditoria independente de demonstrações contábeis;
    2) Conhecer as normas nacionais e internacionais, os procedimentos, as técnicas e os métodos de trabalhos usados na auditoria contábil;
    3) Debater as responsabilidades e posturas dos administradores e auditores nas ocorrências de fraudes e erros de natureza contábil;
    4) Desenvolver estudos de casos práticos, a partir de pareceres e relatórios dos auditores publicados.
  • Carga horária: 80
+ COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL
  • Carga horária: 40
+ CONCEITOS E CÁLCULOS ATUARIAIS
  • Ementa: Ementa: Evolução da Atuária. Esperança Matemática. Tábua de Mortalidade. Cálculo de Probabilidades envolvendo uma e mais de uma cabeça. Funções Biométricas. Tábua de Comutações. Cálculo do Ativo líquido do limite de operações e do limite técnico. Balanço atuarial no seguro social.
  • Objetivo: Discutir os aspectos essências à compreensão do cálculo atuarial, desde sua origem até a sua aplicação para a formação de fundos e relação com as Ciências Contábeis.
  • Carga horária: 80
+ CONTABILIDADE AVANÇADA I
  • Ementa: Conversão em Moedas Estrangeiras; Métodos de Avaliação de Investimento; Custo de Equivalência patrimonial. Operações com Derivativos, Hedge e outros Instrumentos Financeiros. Controladas e Coligadas. Aquisição com ágio e deságio. Demonstração do Valor Adicionado. Demonstração do Resultado Abrangente.
  • Objetivo:

    Proporcionar ao acadêmico o acesso ao conhecimento da estrutura das Demonstrações Contábeis de apresentação obrigatória das Grande e Médias Empresas, segundo as Normas Brasileiras de Contabilidade - NBC T e dos procediementos de contabilização de participações societárias.

     

     

  • Carga horária: 80
+ CONTABILIDADE AVANÇADA II
  • Carga horária: 80
+ CONTABILIDADE AVANÇADA III
  • Ementa: Demonstrações Consolidadas - CPC, Base legal de Consolidação; Definições, conceitos e objetivos das Demonstrações Contábeis Consolidadas; Utilidade das Demonstrações Contábeis Consolidadas para a finalidade fiscal, credores e gerencial; Estruturações Societárias - Incorporação, Fusão e Cisão de Empresas; Aspectos legais e contábeis e procedimentos; Incorporação e seus procedimentos; Fusão e exemplo de fusão de empresas; Cisão e exemplos de empresas em cisão; Aspectos gerais das estruturações; Direito da retirada; direitos dos debenturistas e direitos dos credores.
  • Objetivo:

    Levar o acadêmico a:

    Construir e demonstrar visão sistêmica e interdisciplinar da atividade contábil;

    Adquirir conhecimento estruturado da Contabilidade de forma a capacitá-lo a construir e analisar a contabilidade de quaisquer tipos de entidades;

    Desenvolver capacidade crítico-analítica de avaliação, quanto às implicações organizacionais com o advento da tecnologia da informação.

  • Carga horária: 80
+ CONTABILIDADE BÁSICA I
  • Ementa: Plano de Contas. Estrutura das mudanças patrimoniais. Tipos de Controle de Estoque: operações com mercadorias incidente sobre operações de compra e venda – Ficha de Controle de Estoque. Imposto sobre circulação de mercadorias(ICMS). Provisões e reconhecimento de despesas, despesas antecipadas. Desconto de duplicatas, Perdas com Crédito de Liquidação Duvidosa (PCLD). Reconhecimento e Estudo da Depreciação, amortização e exaustão. Grupos de Reservas do Patrimônio Líquido (Cálculo do IR, Dividendo obrigatório e Reserva legal). Elaboração do Balanço Patrimonial e Demonstração de Resultado de Acordo com o NBCT.
  • Objetivo:

    Os acadêmicos devem ao final do semestre, conhecer os mecanismos dos registros contábeis,entender o método das partidas dobradas, ter domínio do conceito de origens e aplicações de recursos.


    Conhecer a estrutura dos demonstrativos contábeis tais como:Balanço Patrimonial e Demonstração do Resultado do Exercício.

  • Carga horária: 80
+ CONTABILIDADE BÁSICA II
  • Carga horária: 80
+ CONTABILIDADE DE CUSTOS I
  • Ementa: Introdução à Contabilidade de Custos. Terminologia Contábil Básica. Princípios para Avaliação de Estoques. Esquema Básico da Contabilidade de Custos. Departamentalização. Critério de Rateio dos Custos Indiretos. Custeio por Absorção. Custeio Variável. Custeio Baseado em Atividades ABC - Abordagem Inicial. Aplicação de Custos Indiretos de Produção. Classificação e Nomenclatura de Custos; Sistemas de Custeamento; Esquema Básico de Custos; Implantação de Sistemas de Custos.
  • Objetivo: Evidenciar a(o) acadêmico(a) como deve ser implementada a contabilidade de custos para decisão a partir da aplicação dos conceitos de custos para fins de avaliação, controle de estoques e conhecimento dos instrumentos dos sistemas de custo.
  • Carga horária: 80
+ CONTABILIDADE DE CUSTOS II
  • Carga horária: 80
+ CONTABILIDADE DO AGRONEGÓCIO
  • Ementa: Atividade do Agronegócio. Forma jurídica de exploração. Fluxo contábil no agronegócio. Novos projetos no agronegócio e os gastos de melhorias. Depreciação, exaustão e amortização no agronegócio. Planificação contábil na atividade do agronegócio. Contabilidade no agronegócio. Custos: mensuração e contabilização no agronegócio. Responsabilidade fiscal e tributos no agronegócio. Relatórios contábeis e sociais no agronegócio.
  • Objetivo: Conhecer e executar os procedimentos de escrituração e de elaboração das demonstrações contábeis nas organizações do agronegócio observando-se as normas especificas para esta atividade econômica.
  • Carga horária: 40
+ CONTABILIDADE GOVERNAMENTAL
  • Carga horária: 80
+ CONTABILIDADE INTERMEDIÁRIA I
  • Ementa: Balanço Patrimonial e Demonstração de Resultado segundo Lei 6.404/76, Lei 11.638/07 e Lei 11.941/09. Diferenças entre a DMPL e DLPA. Demonstração de Fluxo de Caixa. Demonstração do Valor Adicionado. Demonstração do Resultado Abrangente e Notas Explicativas.
  • Objetivo: OO(a) acadêmico(a) deverá ampliar seus conhecimentos da Contabilidade Básica, aprofundando a análise de aspectos conceituais, através do conteúdo da Contabilidade Societária, baseado na Lei das Sociedades, tendo como objetivo elaborar corretamente as Demonstrações Contábeis e suprir os usuários da Contabilidade com informações claras e precisas sobre a Entidade.
  • Carga horária: 80
+ CONTROLADORIA
  • Ementa: Função da Controladoria. Planejamento Estratégico e Operacional. Sistema de avaliação de desempenho e modelo de gestão. Avaliação de Desempenho (tipos de indicadores). Ferramentas de Gestão: EVA, Balanced Scorecard, Bench-marking, ABC e EBTIDA.
  • Objetivo:

    Objetivos

    Proporcionar ao acadêmico a possibilidade de acesso ao conhecimento na área de controladoria para que compreenda a relevância dos processos de gestão da empresa, seu desenvolvimento e as técnicas de controle empresarial.
     

  • Carga horária: 40
+ ESTÁGIO CURRICULAR I
  • Carga horária: 120
+ ESTÁGIO CURRICULAR II
  • Carga horária: 120
+ ESTÁGIO CURRICULAR III
  • Carga horária: 40
+ ESTATÍSTICA
  • Carga horária: 80
+ FILOSOFIA
  • Carga horária: 40
+ FUNDAMENTOS DE MARKETING
  • Carga horária: 40
+ HUMANIDADES I
  • Carga horária: 40
+ HUMANIDADES II
  • Carga horária: 40
+ LÓGICA
  • Carga horária: 80
+ MACROECONOMIA
  • Carga horária: 40
+ MATEMÁTICA FINANCEIRA
  • Carga horária: 80
+ MERCADO DE CAPITAIS
  • Carga horária: 80
+ METODOLOGIA CIENTÍFICA
  • Carga horária: 40
+ MICROECONOMIA
  • Carga horária: 40
+ NOÇÕES DE DIREITO
  • Carga horária: 40
+ PLANEJAMENTO E PRECIFICAÇÃO DE PRODUTOS
  • Ementa: Estratégia e Precificação. Precificação Tática. Construindo Vantagem Competitiva pelo Preço. Métricas e Táticas. Composição de Preço.
  • Objetivo:

    Desenvolver a prática de formação de preço de venda com base nos conceitos de planejamento e estratégia, conduzir o aluno na construção da capacidade de tomada de decisão na perspectiva da precificação.

  • Carga horária: 40
+ POLÍTICAS PÚBLICAS
  • Carga horária: 40
+ PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL
  • Carga horária: 40
+ SOCIOLOGIA
  • Carga horária: 40
+ TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
  • Carga horária: 40
+ TEORIA DA CONTABILIDADE
  • Ementa: Evolução do Pensamento Contábil. Escolas e Doutrinas da Contabilidade. Princípios Fundamentais da Contabilidade. Teorias Descritiva e Prescritiva.
  • Objetivo:

    Levar o acadêmico ao conhecimento dos fundamentos da teoria da Contabilidade. 
    - Conhecer a evolução Histórica do pensamento contábil e as doutrinas que dão suporte à ciencia da contabilidade. 
    - Compreender os aspectos teóricos relativos aos critérios de avaliação de ativo, passivo, patrimônio Líquido, receita e despesa, 
    - Conhecer e aplicar de forma adequada a contabilidade baseada em princípios tendo como suporte a estrutura conceitual para elaboração e apresentação dos relatórios contábil financeiro. 

  • Carga horária: 40
+ TEORIA GERAL DA CONTABILIDADE
  • Carga horária: 80