Pastoral Universitária

Bem-Aventurado José de Anchieta

Bem-Aventurado José de Anchieta

09, junho

Com grande alegria, celebramos hoje a memória do Apóstolo do Brasil, que nasceu no ano de 1534, emenerife, Ilhas Canárias. O bem-aventurado José de Anchieta nasceu no dia de São José, por isso o nome, visto que sua família era muito religiosa. De modo que enviaram seus filhos maiores para estudarem em Portugal, um dos quais, o nosso santo.
Aconteceu que José entrou para a Companhia de Jesus, e com inteligência e memória incomuns, somadas às virtudes e dons de Deus, fizeram dele um noviço exemplar. Ao ficar debilitado, foi-lhe providencialmente oferecida uma viagem para o nosso Brasil, onde o clima seria medicinal. Mais do que buscar saúde, José de Anchieta descobriu que aqui era terra de quem busca almas para o Senhor. E isso, ele encontrou principalmente nos indígenas.
Chegou no Brasil em 1553, e pôde participar de grandes acontecimentos, como a primeira Santa Missa celebrada, aqui, pelo Padre Manuel da Nóbrega, ocorrida na Festa da conversão de São Paulo. Sendo lançada a pedra fundamental da atual Megalópolis. Deu aulas; aprendeu a língua indígena Tupi; enfrentou ser refém da feroz tribo dos Tamoios; escreveu o maior poema em louvor a Nossa Senhora na areia e, depois, com uma pena, após ter sido ordenado sacerdote, em Salvador, Bahia.
Anchieta passou seu últimos anos de vida no Estado do Espírito Santo, onde adoeceu e morreu em 1597, com a certeza de ir para o céu, juntamente com muitos outros brasileiros evangelizados por ele.
Bem-Aventurado José de Anchieta, rogai por nós!
(Fonte: Diocese de São José do Rio Preto)