IV Webinar aborda diversos temas promovidos pela UCDB Virtual

10/11/2017 - 7:00 - Virtual

Fonte: Michele Moraes

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Virtual

"Os (des)contextos das políticas públicas para a inserção das TIC no ambiente escolar” foi o tema da primeira palestra do IV Webinar, realizado no quarta-feira (8). O evento foi promovido pela UCDB Virtual, pelo Grupo de Estudos e Pesquisa em Tecnologia Educacional e Educação a Distância (Geted) e pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB).

A palestrante, professora Adda Daniela Lima Figueiredo Echalar, da Universidade Federal de Goiás, analisou documentos nacionais e internacionais atuais nos quais as principais grandes temáticas eram a inserção da TDIC nos países em desenvolvimento na lógica de empregabilidade, do crescimento econômico e a inovação pedagógica com uso de tecnologias. A professora acredita que uma mão de obra “melhor educada” ou “melhor formada” seria uma com maior capacidade de absorver as tecnologias modernas e de inovar, sendo assim extremamente necessária a inserção de TDIC no âmbito escolar.

Logo após, em mesa-redonda com o tema “O scratch na formação de professores” contou com a participação da professora Dra. Flaviana dos Santos Silva, da Universidade Estadual de Santa Cruz, falando sobre a integração do software scratch no desenvolvimento do pensamento computacional no ensino superior; do professor João Torres, do Instituto Politécnico de Setúbal, abordando a formação de professores em programação e por que e para quê; e do professor Miguel Figueiredo, do mesmo instituto, falando sobre a formação de professores em programação: formação inicial e formação contínua.

No período da tarde, mais três palestras e duas mesas-redondas aconteceram. O objetivo do evento é divulgar e partilhar pesquisas, estudos, teorias e práticas vividas e desenvolvidas. Durante todo o dia foram realizadas palestras virtuais por pesquisadores, professores e alunos do Brasil e Portugal, sobre a temática da utilização das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) na Formação de Professores e Práticas Docentes e as suas implicações no contexto educacional.

 

Texto sob a supervisão de Gilmar Hernandes

Notícias


13/03/2024 - 10:14 - Cultura

Parceria fortalece ações de educação ambiental no Museu das Culturas Dom Bosco

Don Bosco Green Alliance é uma rede de instituições Salesianas distribuídas no mundo, que desenvolvem projetos e ações voltadas à educação, meio ambiente e sustentabilidade


13/03/2024 - 07:17 - Graduação

UCDB promove palestra sobre responsabilidade técnica do profissional de Educação Física

Tema reuniu acadêmicos da área de diversos semestres das turmas matutina e noturna