XIV Congresso de Direitos Humanos começa hoje com duas palestras; exposição do TRT também é atração

14/08/2017 - 16:00 - UCDB

Fonte: Michele Moraes

Exposição do TRT acontece no bloco A

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

 

Tem início hoje à noite a 14º edição do Congresso Internacional de Direitos Humanos, evento realizado pela Universidade Católica Dom Bosco, em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, com o tema central “Trabalho, Direitos Humanos e suas Fronteiras”. Entre as atividades do congresso está uma  exposição itinerante do Tribunal Regional do Trabalho – 24ª Região (TRT-MS).

A exposição itinerante "Trabalho e Trabalhadores do Brasil" foi organizada pela Seção de Memória e Cultura, da Coordenação de Documentação e Gerenciamento de Precedentes do TRT/MS, com a colaboração do Centro de Referência do Trabalhador Leonel Brizola, do Ministério do Trabalho e Previdência Social. A mostra reúne 42 fotografias e 16 textos, além de poesias, vídeos e músicas. As imagens retratam desde os habitantes originais do território brasileiro até as linhas de montagem automatizadas dos nossos mais modernos parques industriais.

“Nós percebemos que o trabalho e os trabalhadores do Brasil fazem parte da dignidade dos direitos do ser humano, então nós somamos a exposição ao congresso. O nosso pedido para o TRT com relação à exposição foi que os alunos possa trilhar a exposição através do tempo e tenha uma leitura de todo o trabalho ocorrido desde as primeiras relações trabalhistas indígenas até atualmente, e como isso reflete nos dias de hoje”, destacou uma das organizadoras do congresso e coordenadora do curso de Direito, Elaine Cler.

Para cumprir esse objetivo, os professores trabalharão de sala em sala e farão visitas à exposição. Os acadêmicos farão relatórios de todo o material arquivado pelo TRT, que estará à disposição dos alunos da Católica.

Congresso

Essa noite (14), haverá, além da sessão de abertura, apresentações culturais e conferências com os temas “Os Mundos do Trabalho: Novas Fronteiras da (Des)humanidade” com o professor Dr. Ângelo Soares, da Universidade de Québec, e “Trabalho e Direito sem Fronteiras”, com o Amós Nascimento, da Universidade de Washington.

Amanhã, haverá palestras sobre “Trabalho e Direitos Humanos: Problemáticas históricas e contemporâneas”, “Migração, Trabalho e Direitos Humanos sob a perspectiva das fronteiras”, “Migraión y Derechos Humanos em la Perspectiva de la OIT”, “Migração, Trabalho e Direitos Humanos : Diálogos interdisciplinares”, além de apresentação de trabalhos.