VII Ciclo de Palestras de Ciências Biológicas reuniu acadêmicos e especialistas e promoveu debate de temas pertinentes à profissão

08/09/2017 - 9:00 - UCDB

Fonte: Michele Moraes

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

“Empreendedorismo”, “Técnicas aplicadas” e “Evolução”, durante os três dias do VII Ciclo de Palestras de Ciências Biológicas, o evento propôs o debate dos temas e convidou sete especialistas para abordá-los com os participantes.  A programação foi elaborada com o intuito de promover a troca de experiências entre acadêmicos das instituições de ensino superior e pesquisadores das áreas biológicas e teve como tema geral “O biólogo e suas dimensões”.

No último dia (6), o professor da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) Me. Kwok Chiu Cheung foi um dos convidados e ministrou a palestra “Cultura e comportamento evolutivo”. O especialista apontou as diferenças da evolução dos animais se comparada a do ser humano e a necessidade insaciável que a nossa espécie possui de se sentir única e importante.

Ao explorar o assunto, citou e discutiu os aspectos da mente, linguagem, manifestações artísticas, religiosidade e regras sociais. “Com toda essa complexidade que envolve o ser humano concluo que a única coisa que nos difere dos outros animais é que a nossa biologia, que nos define como espécie, inclui a habilidade de criar cultura. Isso está presente em todas as etnias e grupos, independentemente da complexidade”, pontou Kwok Chiu.

Na mesma data, a professora do curso de Agronomia Dra. Jannaina Velasques ministrou também a palestra “Interação Planta-Inseto — um balet evolutivo influenciando ferramentas biotecnológicas”; e o professor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) Dr. Wellington Santos Fava falou sobre "Diversidade genética no Estado: fatores geradores de variabilidade em plantas".

Mais do que o conteúdo passado por meio das palestras, também foram oferecidos oito minicursos durante o evento. A sétima edição do ciclo de palestras foi promovida pelos alunos do 8º semestre de Ciências Biológicas da UCDB e coordenada pela professora Alinne Pereira de Castro com proposta de  é fortalecer a educação superior e a produção científica em Mato Grosso do Sul.

Texto sob supervisão de Natalie Malulei.