VI Seminário Povos Indígenas e Sustentabilidade realiza abertura na UCDB

22/09/2015 - 8:00 - UCDB

Fonte: Andressa Moreira

Seminário acontece na UCDB

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

A Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) realizou, ontem (21), a abertura do VI Seminário Povos Indígenas e Sustentabilidade: Saberes Indígenas e a Contemporaneidade. O evento prossegue hoje e é direcionado a acadêmicos de graduação e pós-graduação, educadores, pesquisadores indígenas e não indígenas, lideranças indígenas, coordenadores de projetos e programas de apoio aos acadêmicos indígenas das Instituições de Ensino Superior.

O seminário tem como proposta oportunizar um espaço de discussão e socialização de pesquisas e trabalhos sobre o tema “Saberes Indígenas e Contemporaneidade”, tendo em vista contribuir para a formação de profissionais indígenas e não indígenas que melhor atendam a demanda das suas comunidades em particular e da sociedade em geral.  

Para compor a mesa de abertura foi convidado o diretor do Núcleo de Estudo e Pesquisa das Populações Indígenas (Neppi), Pe. George Lachnitt, o coordenador do Programa de Pós-graduação em Educação — Mestrado e Doutorado, professor Dr. Heitor Queiroz de Medeiros, a representante do movimento indígena, a professora terena da Aldeia Cachoeirinha Me. Maria de Lurdes Elias e a coordenadora geral do evento, professora Dra. Adir Casaro Nascimento.

Para professora Adir Casaro, o evento é uma possibilidade de promover diálogo entre indígenas e não indígenas. “Esse já é o VI Seminário, que sempre teve como objetivo trazer para dentro da academia uma discussão de um evento acadêmico as questões que se referem as temáticas indígenas: a sustentabilidade, educação, saúde, território, demarcação de terra. Neste seminário estamos trabalhando a possibilidade e a importância de se promover o diálogo entre os saberem indígenas e não indígenas, de forma geral”, comentou a professora.

Para a conferência de abertura da primeira noite, com o tema “Saberes tradicionais e a contemporaneidade”, foram chamados para compor a mesa o professor Eliel Benites, da etnia Kaiowá, membro do movimento e comissão dos professores Guarani/Kaiowá de Mato Grosso do Sul, a professora Dra. Maria Aparecida Bergamaschi, integrante do conselho editorial da revista “Espaço Ameríndio” e o professor Antonio Carlos da Silva, da etnia terena, doutorando em Educação pela UCDB, mestre em Educação também pela Católica.

A acadêmica do 2° semestre do curso de História Aline Nara de Barros Lima participou da organização do evento e comentou a importância deste para os participantes. “Esse evento é importante para as pessoas, pois, poucas conhecem a história do seu país, e claro, tudo começou a partir dos indígenas e eles são totalmente discriminados. Então é muito importante ressaltar sempre a importância que eles têm para a nossa história”, disse a acadêmica.

Hoje

Hoje (22) evento recomeça às 8h, com uma acolhida; às 8h30 inicia-se a mesa-redonda com o tema “As línguas indígenas e a contemporaneidade, com os palestrantes Maria de Lourdes Elias (TI Cachoeirinha/ Miranda/ MS), Nivaldo Korira’i Tapirape (Confresa/MT) e Eunice Dias de Paula (SEDUC/MT), mediada pela Beatriz do Santos Landa (UEMS). Às 13h30 haverá apresentação de trabalhos conforme os grupos de trabalho nas salas de aula do bloco A. Na parte da noite, às 18h30, ocorrerá o lançamento de livros e revistas e, às 19h30, começará as palestras com o tema “Caderno, loápis, flecha e preconceito: feições da violência” com a palestrante Josélia Gomes Neves (UNIR) com a mediadora Dra. Ruth Pavan (UCDB). O evento segue até amanhã (23).

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (67) 3312-3604.