VI Seminário Internacional Fronteiras da Exclusão começa hoje à noite na UCDB

22/09/2014 - 7:00 - UCDB

Fonte: Nilce Lemos

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

 

Começa hoje (22) e vai até quarta-feira (24), no anfiteatro do bloco A da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), o VI Seminário Internacional: Fronteiras Étnico-culturais e Fronteiras da Exclusão e I Seminário Nacional do OBEDUC: Relações étnico-raciais, gênero e desigualdade social no ensino fundamental do 6º ao 9º ano em escolas públicas estaduais de Campo Grande-MS.

A abertura do evento será às 19h com participação de representantes dos movimentos sociais (indígena, afro, educação popular, gênero), seguida de uma conferência com o tema “Relações étnico-culturais e desigualdade social na perspectiva da educação intercultural”, ministrada pelo Dr. Héctor Muñoz Cruz (UAM/México).

Amanhã (23), as atividades começam às 8h, com a mesa-redonda “Relações étnico-raciais, gênero e desigualdade social na educação básica”, com as palestras de Dr. Ahyas Siss (UFRRJ) sobre “Relações étnico-raciais, afrobrasileiros e educação básica”, Dra. Ozerina Victor de Oliveira (UFMT), com o tema “Diferenças e relações de gênero na educação básica” e com Dr. Antônio Dari Ramos (UFGD), discutindo sobre “Educação indígena, relações étnico-raciais e educação básica”.

O retorno das atividades será às 13h30 com apresentações dos GTs. Às 17h será feita uma síntese e encerramento dos trabalhos no GT e, finalizando a grade do dia, às 19h terá a conferência “O (não) lugar da diferença cultural na educação básica em tempos de IDEB” ministrada pela Dra. Bianca Salazar Guizzo (ULBRA/Canoas).

No ultimo dia (24), a programação também é extensa com diversas atividades a partir das 8h com encerramento às 22h.

O objetivo do evento é promover a reflexão e o diálogo entre pesquisadores e representantes de movimentos sociais de diferentes estados do Brasil e de diferentes países sobre relações étnico-raciais, gênero e desigualdade social na educação, além de fomentar o fortalecimento e a formação de redes de pesquisa regionais, nacionais e internacionais que tenham como foco relações étnico-raciais, gênero e desigualdade social na educação.

Podem participar pesquisadores, educadores, acadêmicos de graduação e pós-graduação e membros de movimentos sociais.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone para contato: (67) 3312-3598 ou através do site http://www.gpec.ucdb.br/vifronteiras.