Universidade Católica Dom Bosco dá início hoje ao ano letivo 2016

01/02/2016 - 7:00 - UCDB

Fonte: Gilmar Hernandes

Fachada da Universidade Católica Dom Bosco

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

A Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) dá início nesta segunda-feira (1º de fevereiro) ao ano letivo 2016, às 7h30 (período matutino) e às 19h (período norturno). Os novos acadêmicos e os veteranos serão recepcionados por coordenadores de cursos e também com três shows simultâneos – sertanejo, samba e pop rock. A ação, preparada pela Comissão de Acolhida, visa a integração dos calouros, com os demais alunos, professores, coordenadores, direção e colaboradores.

Os veteranos voluntários vão auxiliar os calouros no primeiro dia de aula, indicando as salas, apresentando os ambientes como cantinas, reprografia, banheiros, coordenações, e esclarecendo outras dúvidas. Após as apresentações em sala de aula, feitas pelos coordenadores, haverá os shows no blobo A (sertanejo), blovo B (samba) e bloco C (pop rock).

No ato da matrícula, os calouros receberam impresso a Portaria Reitoria nº 52/2015, assinado pelo Reitor da UCDB, Pe. Ricardo Carlos, que dispõe sobre as punições aos acadêmicos por infrações ao Regimento Geral no período de acolhida aos calouros da Instituição.  Dentre as punições pelo flagrante aplicação do “trote” está a suspensão de 15 dias a 30 dias, até o desligamento imediato.

A Lei estadual 2.929, de 9 de dezembro de 2004, proíbe a prática do trote “quando realizado sob coação, agressão física, moral ou qualquer outro constrangimento que possa colocar em risco a saúde ou a integridade física dos calouros de instituições de ensino”. A legislação estabelece que os pedágios, realizados visando a arrecadação de dinheiro, é considerada um constrangimento à população e também é prática proibida.

Já a lei complementar aprovada pela Câmara de Vereadores de Campo Grande nº 189, de 19 de dezembro de 2011, veda o consumo de bebidas alcoólicas por “aglomerados de pessoas em vias, prédios e praças públicas, dentro do perímetro dos postos de serviços e de abastecimento de veículos, área externa das conveniências”.

Mais de 50 policiais militares estarão fazendo ronda ao redor da Instituição e nos estabelecimentos comerciais para certificarem que o trote não seja feito. A população que ver aglomeração de estudantes também pode colaborar e denunciar a polícia pelo 190.