Unidade básica de saúde da família completa dez anos de funcionamento na UCDB

05/03/2018 - 8:00 - UCDB

Fonte: Silvia Tada

Professora Luciane representou a UCDB no evento

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

 

A Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) do Jardim Seminário, localizada no campus da Universidade Católica Dom Bosco, completa dez anos de funcionamento. Para comemorar a data, foi realizado evento na manhã de hoje (2), no anfiteatro do bloco M, um evento com homenagens a funcionários. A unidade é fruto de parceria entre a UCDB e a Prefeitura de Campo Grande. “A ideia nasceu e foi executada pelo ex-Reitor, Pe. José Marinoni, que é um visionário. Essa região está crescendo muito e é mais que necessário que tenhamos um trabalho sério com este para atender a população do entorno da universidade”, discursou a Pró-Reitora de Extensão e Assuntos Comunitários, Luciane Pinho de Almeida, que representou o Reitor, Pe. Ricardo Carlos, no evento.

Estiveram presentes também o secretário municipal de Saúde, Marcelo Luiz Brandão Vilela, a diretora do Distrito Sanitário Norte, Tayane Vieira Ramos Alencar, a gerente da UBSF, Maria Aparecida Resquin, o representante do conselho de usuários da unidade, José Francisco Santana, além dos Pró-Reitores de Graduação, Rúbia Renata Marques, e de Pastoral, Pe. João Marcos de Araújo Ramos.

“Agradeço às instituições, especificamente à UCDB, que está deixando um legado para a cidade. Com diálogo podemos construir uma sociedade justa e igualitária; esperamos que haja sempre uma integração entre todos: usuários e funcionários”, destacou o secretário municipal.

A UBSF leva o nome do salesiano Ir. José Alberto Veronese e foi inaugurada oficialmente dia 3 de março de 2008. Seu objetivo é prestar serviços de saúde, promoção e prevenção à saúde para a comunidade da região do Jardim Seminário, que somam cerca de 4,4 mil pessoas.

Homenagens

Na abertura do evento, o grupo de Musicoterapia apresentou cinco músicas. Além disso, sete pessoas foram homenageadas: Alexandre Godoy, técnico de enfermagem; Maria Catarina Mendes Gonçalves, colaboradora da UCDB, Patrícia Beatriz Ajala, agente comunitária de saúde; Leomar Ribeiro Carvalho, agente comunitário de saúde, Luiz Carlos da Silva, auxiliar administrativo; Josepha Gatorano, médica; e Maria Aparecida Resquin.

Entre as diversas ações oferecidas à população na UBSF estão consultas médicas, odontológicas, enfermagem, serviço social, dispensação de medicação, agendamento de exames de rotina e especialidades, coletas para exames e programas de assistência integral à saúde da mulher, saúde do idoso, hipertensão arterial, diabetes mellitus, controle de tuberculose e hanseníase, musicoterapia, saúde mental e a gestantes.

 

Veja galeria de fotos do evento

Notícias


13/03/2024 - 10:14 - Cultura

Parceria fortalece ações de educação ambiental no Museu das Culturas Dom Bosco

Don Bosco Green Alliance é uma rede de instituições Salesianas distribuídas no mundo, que desenvolvem projetos e ações voltadas à educação, meio ambiente e sustentabilidade


13/03/2024 - 07:17 - Graduação

UCDB promove palestra sobre responsabilidade técnica do profissional de Educação Física

Tema reuniu acadêmicos da área de diversos semestres das turmas matutina e noturna