UCDB tem destaque em premiações nacionais

23/11/2015 - 7:00 - UCDB

Fonte: Silvia Tada

Premiação do Santander Universidade Solidária

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

 

A Universidade Católica Dom Bosco tem se destacado nacionalmente em diversas premiações. Na última quinta-feira (19), o Prêmio Santander Universidades consagrou o projeto desenvolvido no Centro de Tecnologia e Análise do Agronegócio (CeTeAgro), da UCDB — que visa a produção sustentável de barrinhas de cereais doces e salgadas em comunidades rurais — como um dos oito melhores do País, na categoria Universidade Solidária.

Ainda em âmbito nacional, a Católica sobressaiu-se nos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), realizado em outubro, conquistando sete medalhas: prata com o futsal feminino, dois ouros, duas prata e um bronze com o judô feminino e um bronze no atletismo.

Outro prêmio conquistado pela Instituição foi em mais uma edição do Mérito Lojista, promovido pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Campo Grande (CDL), na categoria Universidades. A eleição é feita pelo voto popular, o que reforça a Católica como uma das melhores instituições de ensino superior de Mato Grosso do Sul. A premiação foi entregue em cerimônia no dia 14 de novembro.

Santander

Em sua 11ª edição, o Santander Universidades recebeu 23.893 projetos inscritos e 55 chegam à final, nas categorias Empreendedorismo, Ciência e Inovação, Guia do Estudante – Destaques do Ano e Universidade Solidária. Mais de R$ 2 milhões em prêmios e bolsas de estudo foram distribuídos aos vencedores.

O projeto da UCDB tem como título “Valorização da produção da agricultura familiar com a comercialização de frutas desidratadas e barras energéticas a partir de produtos locais e com tecnologias inovadoras e sustentáveis e é realizado com duas comunidades agrícolas, a Broto Frutos Culinária do Cerrado, em Campo Grande e a Cooperana, no assentamento Nova Aliança, em Terenos, sob a coordenação da professora Dra. Marney Pascoli Cereda. Participam também os professores Dr. Olivier Vilpoux e Dr. Denilson de Oliveira Guilherme, ambos da UCDB, e Dr. Fabiano Pagliosa Branco, do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul.

A Instituição foi representada no evento pela Dra. Marney e pela Pró-Reitora de Extensão e Assuntos Comunitários, Dra. Luciane Pinho de Almeida. Com a premiação do programa Santander Universidades, o projeto da Católica será apoiado por dois anos, beneficiando mais de 40 famílias.

Conforme explicou Marney Cereda, para promover o desenvolvimento e a geração de renda nas duas associações foi desenvolvida técnica de produção de barrinhas doces e salgadas, nutricionalmente equilibradas. “As barrinhas doces já foram desenvolvidas pelo CeTeAgro e utilizam mel, farinha de mandioca (no lugar dos cereais) e frutas locais desidratadas, o que favorece os produtores”, explicou a pesquisadora. As frutas e hortaliças serão estabilizadas por desidratação osmótica, técnica que também permite a produção de vinagre e aguardente.