UCDB sedia Seminário Nacional de Saúde Pública Veterinária

19/10/2016 - 9:00 - UCDB

Fonte: Gilmar Hernandes

Presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Mato Grosso do Sul, João Almeida Vieira Neto,

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

A Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) está sediando o VIII Seminário Nacional de Saúde Pública Veterinária, organizado pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), com o apoio do CRMV-MS, com diversas palestras até a próxima sexta-feira (21) destinadas para alunos do curso de Medicina Veterinária. A professora Laura Raquel Rios Ribeiro, coordenadora do curso, representou o reitor Pe. Ricardo Carlos na abertura do evento. (veja a programação completa acessando aqui)

Segundo Laura, o médico veterinário é responsável pelo conceito de saúde única. “É responsável pela saúde animal, humana e saúde ambiental e o seminário propõe uma série de palestras e debates realcionadas aos temas, como raiva, leishmaniose, e outras doenças de caráter zoonóticos, que são de extrema importância para o controle do ambiente”, explica.

O presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Mato Grosso do Sul (CRV/MS), João Almeida Vieira Neto,  ressalta que 75% das doenças emergentes e reemergentes hoje são de origem zoonóticas, o que aumenta cada vez mais a responsabilidade  como profissionais especialistas dessa área em garantir a saúde da população. “Nós, veterinários, fomos escalados pela sociedade para cuidar da saúde dos animais, não só de uma relação de respeito com eles, mas por uma necessidade, que tenhamos uma convivência saudável”.

Ele destacou ainda que Mato Grosso do Sul tem uma grande produção de bovinos, suínos, aves e cada vez mais a produção de peixe e a sanidade de todas essas espécies são de responsabilidade do médico veterinário. “Na questão da bovinocultura, impede a entrada de doenças como a febre aftosa, entre tantas outras, que podem causa prejuízos econômicos, mas que acaba refletindo de forma indireta no fornecimento de alimentos”.