UCDB promove treinamento em geoprocessamento

22/03/2017 - 11:00 - UCDB

Fonte: Ellen Prudente

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

Nesta quarta-feira (22), encerra-se o Treinamento em Geoprocessamento promovido pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) em parceria com o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) e prefeitura de Campo Grande. O curso foi voltado para acadêmicos de Engenharia Sanitária Ambiental, Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo, discentes dos programas de Pós-Graduação e profissionais da área.

Treinamento aborda a drenagem urbana e Cadastro Ambiental Rural (CAR) nas duas plataformas de monitoramento: Sistema Municipal de Indicadores Georreferenciados para o Planejamento e a Gestão de Campo Grande (Sisgran) e Sistema Municipal de Geoprocessamento (Simgeo).

Curso começou na tarde de quinta-feira (17) e contou com a participação do diretor de Avaliação, Produção e Análise da Informação da Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano de Campo Grande, Fabio Nogueira da Silva. Ele explicou que o geoprocessamento é um conjunto de tecnologias capazes de formar um banco de dados georreferenciados para tomada de decisão, algo de suma importância para o desenvolvimento de uma cidade.  “O geoprocessamento ajuda na criação e visualização do mapa de exclusão social e trabalha com eficiência a divisão territorial. Com isso em mãos, a prefeitura pode saber onde será necessário investir em infraestrutura”, contou.

Durante o treinamento, os acadêmicos da Católica entraram em contato com profissionais que atuam com geoprocessamento em Campo Grande e, além da troca de experiências com pessoas da área,  adquiriram qualificação extra no assunto. Fábio Martins Ayres, docente da Católica e organizador do treinamento, explicou: “Este curso é muito importante para o nivelamento de conhecimento e qualificação em ações no mercado. Capacita os alunos para o uso das ferramentas tanto em drenagem urbana quanto em cadastro”. 

 

Notícias


13/03/2024 - 10:14 - Cultura

Parceria fortalece ações de educação ambiental no Museu das Culturas Dom Bosco

Don Bosco Green Alliance é uma rede de instituições Salesianas distribuídas no mundo, que desenvolvem projetos e ações voltadas à educação, meio ambiente e sustentabilidade


13/03/2024 - 07:17 - Graduação

UCDB promove palestra sobre responsabilidade técnica do profissional de Educação Física

Tema reuniu acadêmicos da área de diversos semestres das turmas matutina e noturna