UCDB firma convênio com o TRT-MS para realização de júris simulados

24/07/2017 - 14:30 - UCDB

Fonte: Silvia Tada

Pe. Ricardo Carlos e desembargador João de Deus durante assinatura de convênio

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

 

A Universidade Católica Dom Bosco, representada pelo Reitor, Pe. Ricardo Carlos,  firmou parceria com o Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região (TRT-MS), hoje pela manhã (24), para a realização de Júris Simulados, dentro do projeto  Educação, Trabalho e Justiça.

Participaram da solenidade o presidente do TRT, desembargador João de Deus Gomes de Souza, o desembargador Francisco das Chagas Lima Filho, a coordenadora do curso de Direito, Elaine Cler, além do prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad, e as secretárias de Estado de Educação, Maria Cecília Amendola da Mota, e municipal de Educação, Ilza Matheus.

O acordo de cooperação técnica possibilita o exercício da prática jurídica na Justiça do Trabalho e prevê a realização de audiências simuladas com a participação de Juízes do Tribunal e de acadêmicos matriculados nos 2º, 3º, 4º e 5º anos do curso de Direito. Os alunos farão os papéis das partes do processo e seus respectivos advogados e testemunhas. A audiência é conduzida por um magistrado que explica o passo a passo de cada ato e como é realizado um julgamento. As ações apreciadas nessas audiências são retiradas do arquivo de processos já finalizados da Justiça do Trabalho.

Outros acordos

Com o Estado e o município, o projeto do TRT prevê palestras para alunos do ensino fundamental e médio, constituindo-se em meio pelo qual a criança e o jovem possam compreender o valor da justiça social.
“É difícil e desafiador estreitar os laços da academia e do poder público, mas se cada um fizer a sua parte, utilizar os dons que recebemos, teríamos uma sociedade melhor. E são ações como estas, de levar o Judiciário para as nossas crianças, que podem fazer a diferença”, destacou Pe. Ricardo Carlos.

O presidente do TRT concordou: “Um dos pilares da sociedade é a família; o segundo é a educação. E estamos aqui replantando essa semente, retomando esse projeto que iniciamos há muito tempo, mas que tinha ficado suspenso o ano passado”. 

Notícias


19/04/2024 - 07:32 - Mestrados e Doutorados

PUC-Rio em parceria com a UCDB abre inscrições para mestrado em Teologia

Curso é fruto de uma parceria com a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro



18/04/2024 - 07:16 - UCDB

Auxílio no preenchimento da declaração do IR também será feito no mutirão da Justiça Itinerante na UCDB

Atendimento será o dia 26 de abril, das 7h às 11h, no Núcleo de Práticas Jurídicas da Católica