UCDB e TRT-MS renovam convênio para produção de pesquisas

10/04/2014 - 7:00 - UCDB

Fonte: Adalberto Macedo

Desembargador Francisco Lima e Pe. José Marinoni

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

 

Na última segunda-feira (7), aconteceu a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica do Tribunal Regional do Trabalho - 24ª Região/MS e a Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Também foram expostos os trabalhos concluídos, resultado da parceria realizada em anos anteriores.

Estiveram presentes o Reitor, Pe. José Marinoni, além do desembargador Francisco das Chagas Lima Filho, presidente do TRT/MS; o coordenador do curso de História, Me. Carlos Augusto Ferreira de Oliveira, o coordenador do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Local, professor Dr. Heitor Romero Marques, o coordenador de pesquisa da UCDB, professor Dr. Marco Hiroshi Naka e as professora Arlinda Cantero Dorsa e a professora Dra. Maria Augusta de Castilho, representando os orientadores de PIBIC.

O evento começou com a apresentação do grupo musical Aves Pantaneiras e após, a acadêmica Daiane Bento, do curso de História, foi a escolhida pela turma para relatar sobre o projeto.

“Assinar a continuação de um convênio é algo de muita responsabilidade, principalmente por se tratar da preservação e conservação da memória histórica do estado”, afirmou o Reitor, Pe. José Marinoni, em seu pronunciamento.

O desembargador Francisco das Chagas Lima Filho relatou a importância do projeto e a continuidade das pesquisas: “São necessários estudos sobre o que ocorreu no passado para realmente mostrar a verdade sobre os fatos, como na época da Ditadura Militar”.

O objetivo do convênio é propiciar aos acadêmicos dos cursos de História e Direito a apreensão de conhecimentos e de saberes locais, com vistas à preservação e difusão de tais bens histórico-culturais por meio do Programa de Iniciação Científica (PIBIC). A parceria foi firmada pela primeira vez em 2008 e é desenvolvida no Laboratório de História (LABHIS).

De acordo com o participante do projeto, Leon Martins, os temas abordados na pesquisa são diversos, como a liberdade de expressão, questões indígenas, imigração de bolivianos, entre outros. “Eu entrei no projeto em 2011 e agora que estou no penúltimo semestre, vejo a importância desse conhecimento histórico e direito na elaboração do meu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)”, finaliza.

 

Notícias


13/03/2024 - 10:14 - Cultura

Parceria fortalece ações de educação ambiental no Museu das Culturas Dom Bosco

Don Bosco Green Alliance é uma rede de instituições Salesianas distribuídas no mundo, que desenvolvem projetos e ações voltadas à educação, meio ambiente e sustentabilidade


13/03/2024 - 07:17 - Graduação

UCDB promove palestra sobre responsabilidade técnica do profissional de Educação Física

Tema reuniu acadêmicos da área de diversos semestres das turmas matutina e noturna