UCDB apresenta esta noite o espetáculo “Mborahéi Rapére – Pelas Trilhas do Canto”

05/03/2018 - 9:00 - UCDB

Fonte: Michele Moraes

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

Mborahéi Rapére – Pelas Trilhas do Canto” é o espetáculo que será apresentado na Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) no dia 5 de março, às 19h. O musical propõe um mergulho pela cultura de vários grupos étnicos e foi premiado pelo Fundo de Investimentos Culturais (FIC) da Secretaria de Cultura de Mato Grosso do Sul.

Na data, a entrada será gratuita e haverá um ponto de arrecadação de doações de alimentos não perecíveis, livros e brinquedos. As arrecadações serão distribuídas entre as comunidades indígenas da região sul do Estado.

A organização da apresentação é feita pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas das Populações Indígenas (NEPPI) da UCDB e o espetáculo foi produzido pela professora da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) Dra. Cândida Graciela Chamorro Arguello.

Com 17 indígenas e 12 não-indígenas no palco, o espetáculo traz como proposta uma releitura dos cantos indígenas , em especial os da etnia Guarani Kaiowá, mas apresenta também outros grupos étnicos como Mbyá, Huni Kuin, Shipibo e Krahô.

Além de explorar as possibilidades rítmicas e harmônicas das composições, a peça musical tem como base mitos e danças consideradas tradicionais nas comunidades indígenas. O objetivo da apresentação ao expor essa realidade é fazer com que o público conheça os símbolos e significados presentes nas aldeias.

Mborahéi Rapére já foi apresentada ao público nos municípios de Dourados, Ponta Porã e Asunción no Paraguai. Para obter mais informações entre em contato com o Neppi por meio do número (67) 3312-3590.

Texto sob supervisão de Natalie Malulei.