Tribunal de Argumentação debate eutanásia, refugiados e maioridade penal

27/06/2017 - 13:00 - UCDB

Fonte: Michele Moraes

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

Com o intuito de estimular os acadêmicos de Direito a perderem o medo de falar em público, aperfeiçoarem a arte da oratória e, ainda, colocarem em prática a persuasão por meio de debates, na sexta-feira (23) foi realizado o “Tribunal de Argumentação”, atividade coordenada pela professora Dra. Arlinda Dorsa.

Na data, acadêmicos do 2º semestre do curso se reuniram no anfiteatro Pe. Angel Adolfo Sanchéz y Sanchéz, localizado na biblioteca, e debateram três temas: “Eutanásia”, “Refugiados” e “Maioridade Penal”. A atividade simula um julgamento e, divididos entre promotoria e defensoria, os universitários apresentaram vários argumentos para defender o lado que representavam.

Quando a discussão foi sobre a “Eutanásia”, a promotoria se baseou no direito à vida e a defensoria propôs desafios aos adversários e até expôs vídeos e cartas de pacientes que pediram pelo método, na alegação do grupo, uma forma de garantir o direito à morte boa.

Já em relação ao tema “Refugiados”, a promotoria levantou dúvidas se o Brasil tem condições ou não de oferecer o que foi prometido aos refugiados, como empregos, casas e atendimentos básicos de saúde. E, por último a discussão sobre “Maioridade Penal” também levantou argumentos bem formulados por ambas as partes.

Todos os alunos estudaram e treinaram muito para o Tribunal e aqueles que forem considerados os melhores, em cada disputa, serão escolhidos para participar do Tribunal de Abertura do curso de Direito em 2018, com o objetivo de demonstrar a experiência adquirida aos calouros. 

Texto sob supervisão de Natalie Malulei