Solidariedade: acadêmicos da UCDB participam de doação de sangue

02/02/2018 - 7:00 - UCDB

Fonte: Natalie Malulei

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

Calouros e veteranos de vários cursos da Universidade Católica Dom Bosco participam de uma ação solidária na manhã desta sexta-feira (2) com o intuito de aumentar os estoques do Hemosul, em Campo Grande. O grupo de acadêmicos irá até a unidade doar sangue, terá o apoio de duas vans que farão o traslado da UCDB até o ponto de doação, às 8h e 9h.

A ação é uma das atividades propostas pela Acolhida 2018 e começou na quinta-feira (1º) quando 40 alunos foram voluntários. Os acadêmicos também deslocaram-se para o Hemosul em duas turmas no período matutino.  “Eu achei muito legal a proposta da doação de sangue, é uma maneira bem melhor de começar o ano letivo do que festas e bebidas, porque a gente ajuda o próximo. É bem a mensagem que a UCDB quer passar”, pontuou a acadêmica de Publicidade e Propaganda Ana Beatriz Vicentini. 

Para auxiliar a organização quando o assunto foi o convite feito aos universitários, além dos professores coordenadores de curso, a Católica contou com a ajuda da Liga Esportiva das Atléticas. O presidente da Atlética de Medicina Veterinária, Pedro Braga, contou que todos os líderes mobilizaram-se para que calouros e veteranos aderissem à ação: “Ficamos responsáveis por convidar os acadêmicos e o pessoal ficou bem empolgado para participar. Particularmente, gostei da proposta da Universidade, é uma coisa muito boa por ajudar bastante gente”.

Como este período do ano há uma grande preocupação com o estoque de bolsas sangue pela proximidade do carnaval, quando caem muito as doações por conta do período de festas, a coordenadora geral da rede Hemosul em Mato Grosso do Sul, Marli Vavas, elogiou a iniciativa da UCDB. “É uma excelente proposta, principalmente, porque vem de uma Instituição de Ensino Superior. Como dependemos de doações, ao ver uma Universidade preocupada com a parte social e os acadêmicos respondendo à esse chamado, com certeza, ficamos muito felizes”, comemorou.

Serviço

De acordo com o Hemosul, as doações são extremamente necessárias. Atualmente a situação mais crítica é do tipo sanguíneo O-, o estoque está tão baixo que é considerado em estado de urgência. Apesar disso, Marli reforça que é importante a presença de doadores de todas as tipagens para que a rede consiga atender as demandas durante o período das festas de carnaval.

Para doar sangue é preciso apresentar o RG ou carteira de habilitação, ter entre 16 e 69 anos, estar saudável e bem alimentado, pesar no mínimo 55 kg e não ingerir bebida alcóolica nas últimas doze hores antes da doação. O Hemosul fica na avenida Fernando Corrêa da Costa, nº 1304, no centro de Campo Grande. Pessoas interessadas podem fazer a doação de segunda-feira a sexta-feira das 7h às 17h e, aos sábados, das 7h às 12h.