Seminário debate projetos de pesquisa relacionados às populações indígenas

01/04/2015 - 7:00 - UCDB

Fonte: Gabriel Bittar

Seminário foi promovido pelo Neppi e pelo PPGE

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

 

O Núcleo de Estudos e Pesquisas das Populações Indígenas da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) realizou, na sexta-feira (27), na sala dos mestrados da Biblioteca Padre Félix Zavatarro, o seminário “Técnicas, justificativas e métodos para conceber, delimitar e estruturar um projeto de pesquisa”, ministrado pelo professor Dr. Marcelo Marinho. Atualmente, ele é professor da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila).

O seminário foi realizado pelo NEPPI com o apoio da Rede de Saberes e do Programa de Pós-Graduação em Educação — Mestrado e Doutorado da UCDB (PPGE/UCDB). Estiveram presentes pesquisadores tanto indígenas quanto não-indígenas. Junto ao palestrante, esteve presente Dr. José Francisco Sarmento Nogueira, um dos pesquisadores do Neppi.

O encontro trabalhou as perspectivas e possibilidades dos pesquisadores indígenas em relação a temas atuais e problemas difusos tanto no Brasil quanto na América Latina. Buscou também esclarecer dúvidas dos pesquisadores quanto às possibilidades de atuação no futuro e, também, quanto à possibilidade de obtenção de subsídios de fomento para as pesquisas que podem vir a ser desenvolvidas.

A conversa se centrou nas expectativas dos estudantes com relação a seu futuro profissional e sua formação humana no âmbito das pesquisas científicas. A importância de trabalhar questões nacionais foi também comentada pelo palestrante: “As pesquisas no Brasil, de uma forma geral, são feitas com um olhar voltado à Europa. O Brasil é um país em que as pessoas lançam seu olhar para além do Oceano Atlântico e se esquecem de olhar para o interior do continente”, declarou Marinho. E completou: “Graças ao trabalho do Neppi essas pesquisas passaram a integrar problemas das comunidades quilombolas, comunidades indígenas, povos da América Latina... As pesquisas estão abertas para um universo que até então estava apagado”.

Mais informações podem ser obtidas através do telefone 3312-3590.