Semana Teológica encerra-se hoje com mesa redonda sobre ética ecológica no cotidiano

15/09/2017 - 7:00 - UCDB

Fonte: Natalie Malulei

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

“Por uma ética ecológica na vida cotidiana” é tema da mesa-redonda que será realizada a partir das 19h30 desta quinta-feira (15), no anfiteatro do bloco A, da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). O debate encerra a Semana Teológica que teve início na segunda-feira (11) e será mediado pelo filósofo Luiz Gustavo Winkler, seminarista da Arquidiocese de Campo Grande e acadêmico do 4º ano de Teologia do Instituto Teológico João Paulo II (Iteo).

Ao todo, foram realizadas quatro palestras durante o evento, iniciado na segunda-feira. A última delas foi ministrada nesta quinta-feira (14), pelo Frei Nilo Agostini, doutor em Teologia, professor, pesquisador, escritor e conferencista na área da Ética Cristã e Teologia Moral. Na data, ele falou sobre o “O Cuidado com a Casa Comum: Horizontes da Laudato Si”.

Durante a palestra, Frei Nilo fez referência a encíclica do Papa Francisco “Laudato Si”, na qual o líder católico critica o desenvolvimento irresponsável e faz um apelo para que os países se unam e desenvolvam ações para combater a degradação ambiental e as alterações climáticas. "A preocupação ecológica que o Papa tem demostrado, expõe que a natureza tem ciclos e limites, e o ser humano tem que respeitar isso como um elo da criação. Nossa espécie deve sim intervir, mas ao cuidar e preservar a natureza”, pontuou Frei Nilo.

Nesta edição da Semana Teológica, o tema central abordado foi “O Cuidado com a Casa Comum: Por uma Consciência Ecológica Integral”. O assunto foi escolhido com o intuito de promover o diálogo interdisciplinar entre a teologia e assuntos que envolvem o cuidado com o meio ambiente.