Saúde e desafios da docência foram assuntos abordados durante Ciclo de Atividades sobre os Povos Indígenas

28/04/2017 - 13:00 - UCDB

Fonte: Ariane Nogueira

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

Nesta quinta-feira (27), acadêmicos indígenas da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) participaram do “Ciclo de Atividades sobre os Povos Indígenas”. Na parte da manhã, a egressa de Fisioterapia da UCDB Caroline Lencine e a enfermeira Me. Zuleika Tiago ministraram uma palestra sobre “Políticas de saúde pública indígena, as dificuldades na formação e na pós-formação”.

“É importante criar espaços de discussão como esses. A saúde indígena deve ser respeitada e a abrangência de profissionais da área deve ser observada”, explicou a fisioterapeuta. Para Caroline é imprescindível a presença de várias qualidades médicas dentro das áreas indígenas: “A realidade que temos hoje é outra. Eu, como fisioterapeuta, não tenho espaço para trabalho na aldeias”.

Já Zuleika Tiago explicou que o problema para a falta de especialidades em regiões indígenas está principalmente nas diretrizes da Política Nacional de Saúde Indígena (PNASI). No documento são encontradas as justificativas para a não obtenção de vagas para outros profissionais da saúde. “Há especificado os direitos para a saúde básica, e a fisioterapia e outras áreas como nutrição e farmácia, não se enquadram nesta saúde básica”, explicou a enfermeira.

As atividades se estenderam para o período da tarde, quando foi realizado o cine-debate “Do bugre ao Terena”. Documentário dirigido por Aline Espíndola e Cristiano Navarro foi exibido no anfiteatro da Biblioteca Pe. Félix Zavattaro. Por fim, às 19h, no anfiteatro do bloco B, foi discutido a “Diversidade e os novos desafios da docência” pelos doutores Josemar de Campos Maciel, Antônio Carlos Seizer da Silva e José Francisco Sarmento Nogueira. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (67) 3312-3590.