Saberes em Ação movimenta campus com debates, projetos e oficinas

30/10/2014 - 9:00 - Saberes em Ação

Fonte: Silvia Tada / Jakson Pereira

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Saberes em Ação

 

Salas de aula, saguões, gramados, anfiteatros, laboratórios — grande parte dos ambientes da Universidade Católica Dom Bosco, ontem (29), foram palco para a exposição do conhecimento produzido na Instituição. Nesses locais foram realizadas discussões sobre assuntos diversos, apresentações de trabalhos, mostra de produtos, entre muitas outras ações, que faziam parte do I Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da UCDB — Saberes em Ação.

As mesas-redondas e palestras aconteceram durante todo o dia de ontem, com assuntos relevantes para a comunidade acadêmica e sociedade em geral. Um dos debatedores foi o Reitor da Universidade Católica de Brasília e presidente do Conselho Nacional de Educação, Frei Gilberto Gonçalves Garcia. Ele abordou os Cenários da Educação Superior no Brasil:  “Vou mostrar a reestruturação da educação e recuperar na memória das pessoas uma série histórica para chegar à atual situação do ensino superior”, disse o palestrante, momentos antes de iniciar sua participação no congresso.

Na mesa-redonda sobre “Globalização: Tráfico de pessoas e trabalho escravo”, os debatedores foram o Procurador-geral do Ministério Público do Trabalho, Luiz Antônio Camargo de Melo, o arcebispo de Campo Grande, Dom Dimas Lara Barbosa, o procurador Jonas Ratier Moreno e a professora Estela Márcia Rondina Scandola. No total, foram doze palestras e discussões, com temas como inovação tecnológica, internacionalização universitária, transversalidade em saúde e compromisso social, controle de zoonoses, pesquisa em psicologia, desafios para o atendimento ao idoso, desenvolvimento local, proteção e atendimento às crianças e aos adolescentes e literatura.

Tendas e conversas

Oito rodas de conversa foram realizadas, com a participação de convidados de empresas públicas e privadas. Mestrandos e doutorandos dos programas de Pós-graduação Stricto Sensu e os alunos das especializações da UCDB apresentaram dezenas de trabalhos, assim como os estudantes de PIBIC, PIBIT e extensionistas expuseram banners.

Projetos de extensão, ensino e pesquisa participaram da mostra de produtos, nas tendas montadas no gramado do bloco A e em salas de aula e 50 oficinas foram realizadas, nos períodos da manhã, tarde e noite.