S-Inova realiza curso sobre Iniciação Empresarial na Católica

01/09/2015 - 13:00 - UCDB

Fonte: Edyelk dos Santos

S Inova realiza curso na UCDB

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

A Agência de Inovação e Empreendedorismo – “S-Inova”, em conjunto com a Fundação Tuiuiú, deu início, ontem (31), na Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), ao curso de Iniciação Empresarial para os 13 empreendedores pré-selecionados e também para os acadêmicos dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Engenharia Civil. O encerramento acontece na sexta-feira (4).

A Agência tem como objetivo apoiar o empreendedorismo inovador com base na ciência e tecnologia, por meio de parcerias entre empresas privadas e governos, dividida em três núcleos: de projetos, responsável por analisar e adequar propostas inovadoras da comunidade acadêmica e da sociedade; de inovação tecnológica, que cuida da parte do desenvolvimento e transferência de tecnologias; e de empreendedorismo, com o intuito de estimular o surgimento e desenvolvimento de novas empresas e projetos inovadores.

Segundo Neila Farias Lopes, superintendente da Fundação Tuiuiú, o curso é importante para nivelar o grupo que passou na pré-seleção, já que eles receberão uma preparação para que possam depois apresentar suas propostas.

Durante a noite, três palestras foram ministradas. A primeira teve como tema “Ecossistema de Inovação”, apresentada por Neila, que discutiu a necessidade de se apoiar ideias inovadoras, sejam acadêmicas ou não. “Com o Núcleo de Inovação Tecnológica, nós temos a oportunidade de receber propostas e trabalhar em cima dela apoiando os novos empreendedores que muitas vezes ainda estão na sala de aula e não têm conhecimento sobre essa ajuda. Por isso, hoje nós passaremos isso aos acadêmicos a fim de que eles entendam todo o processo e se interessem por trazer sugestões até nós".

A segunda palestra foi sobre “Empreendedorismo e Fomento”, ministrada pro Marcos Silva, do Conselho Regional de Administração de Mato Grosso do Sul (CRA-MS). “Nessa noite faremos um debate porque eu, como microempreendedor, quero ter a oportunidade de passar para vocês as experiências que tive atuando no mercado. Para isso usarei o conceito do empreendedorismo na prática, com situações jurídicas para que vocês façam o cruzamento com a realidade em que vivemos na nossa profissão”, disse Marcos.

Por fim, Renato Paniago, da CatWork, empresa de Soluções em Software, palestrou com o tema “Day One”. “Minha palestra fala sobre o processo que o empreendedor realiza ao passar pela incubação, que nada mais é que receber um norte de que nos apóia, onde o período de acompanhamento pode chegar até três anos. Isso é necessário para que no início de um empreendimento o responsável saiba lidar com as situações, pois acontece muito de empresas fecharem por não ter esse processo, por isso a importância do S-Inova para nós”, relatou Renato.

Hoje, duas palestras serão ministradas dando continuidade ao evento, no anfiteatro da Biblioteca, sendo elas: às 19h, “Gestão Financeira e Custos”, apresentada por Valquíria Veiga, da Católica, e às 20h será ministrada por Fabrício Bazzé, da Rede de MS de incubadoras a palestra sobre “O papel das incubadoras para os novos negócios”. Após as apresentações será realizada a oficina de Modelagem de Negócios, com Neila Lopes.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (67) 3312-3580.

 

Notícias


13/03/2024 - 10:14 - Cultura

Parceria fortalece ações de educação ambiental no Museu das Culturas Dom Bosco

Don Bosco Green Alliance é uma rede de instituições Salesianas distribuídas no mundo, que desenvolvem projetos e ações voltadas à educação, meio ambiente e sustentabilidade


13/03/2024 - 07:17 - Graduação

UCDB promove palestra sobre responsabilidade técnica do profissional de Educação Física

Tema reuniu acadêmicos da área de diversos semestres das turmas matutina e noturna