Representantes da UCDB participam de workshop internacional promovido pela Capes

28/02/2018 - 8:00 - UCDB

Fonte: Natalie Malulei

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Cristiano Marcelo Espínola Carvalho, e a assessora de Relações Internacionais da Instituição, Alinne Pereira de Castro, participaram, neste mês, de workshop internacional promovido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em Brasília (DF).

O encontro foi no dia 22 com o intuito de debater o planejamento estratégico das universidades brasileiras, principalmente, no quesito internacionalização. Na data, dois especialistas norte-americanos que integram a City University of New York (CUNY) — maior universidade urbana dos Estados Unidos — traçaram em uma palestra o ambiente da educação superior no século XXI e a necessidade de pensar estrategicamente diante deste cenário.

Além dos representantes da UCDB, estiveram presentes no workshop reitores, pró-reitores e assessores internacionais de várias instituições de ensino superior do país e, em um segundo momento, os participantes foram divididos em grupos de trabalho para discutir pontos fortes e o que poderia ser melhorado em relação à internacionalização nas universidades. Com base no debate, cada grupo elaborou um relatório e apresentou à Capes.

“A troca de experiências entre as instituições, promovida pelo workshop, foi fantástica e importantíssima. Nós tínhamos presentes em um ambiente de discussão, instituições pequenas com programas de internacionalização ainda no início e outras, como a Universidade de São Paulo (USP), com um programa gigantesco. Ouvir todos esses pontos de vista foi muito valioso para a UCDB que pretende avançar cada vez mais nesta área”, pontuou Cristiano.

Este foi o terceiro encontro promovido pela Capes com o intuito de incentivar o debate entre as instituições de ensino superior e, desta vez, segundo Cristiano, também houve uma reunião entre o diretor nacional de programas e bolsas da Capes, Adalberto Grassi Carvalho, com os Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação das universidades de Mato Grosso do Sul (MS) para discutir os programas de pós-graduação no Estado.