Reitor da UCDB e arcebispo de Campo Grande abrem Semana Teológica de Bioética

19/05/2015 - 9:00 - UCDB

Fonte: Silvia Tada

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

 

Com as presenças do Reitor da Universidade Católica Dom Bosco, Pe. José Marinoni, do arcebispo de Campo Grande, Dom Dimas Lara Barbosa, do coordenador do curso de Teologia da UCDB Virtual, Pe. Wilson Cardoso de Sá, e do professor Pe. Orlando Knapp, teve início na noite de ontem a Semana Teológica de Bioética, com o tema “Bioética no cuidar da vida”. As atividades continuam até a próxima sexta-feira (22), abordando temas como bioética no início da vida, morte, evolução científica e dignidade da pessoa humana. As palestras são transmitidas ao vivo pela UCDB Virtual, no site www.virtual.ucdb.br.

“Estamos em uma sociedade que vive da liquidez, tudo é fluido e assuntos como a Bioética são tratados com superficialidade. Não podemos ter medo de defender a posição da Igreja Católica. Os interesses não podem significar nenhum desrespeito à vida; como cristãos, devemos defender o valor inestimável que tem o ser humano”, afirmou Pe. José Marinoni, na abertura do evento.

 Dom Dimas concordou: “O tema bioética sempre me preocupou. Há correntes diferenciadas e o desafio é ter uma visão antropológica integral, em reducionismos. Desejo a todos uma boa semana de reflexões”.

Abrindo o ciclo de palestras, o professor Dr. Dalton Luiz de Paula Ramos, da Universidade de São Paulo (USP), tratou da “Introdução à Bioética Personalista: utilitarismo x pessoa humana”.

Programação

Hoje (19), a partir das 19h, o professor Dr. André de Carvalho Pagnocelli, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e UCDB, aborda “Bioética no início da vida”. Amanhã, os docentes Dr. Josemar Campos Maciel, da UCDB, e Dra. Elaine Gomes dos Reis Alves (USP), discutem “O problema da morte — Reflexão existencial sobre a vida humana e a ruptura da vida”. Na quinta-feira e na sexta-feira, Dra. Lívia Maria Armentano Zago (USP) profere duas palestras: Evolução científica e impactos bioéticos na atualidade e A dignidade da pessoa humana.

O evento é uma realização da UCDB, por meio da UCDB Virtual, em parceria com o Instituto Teológico João Paulo II (Iteo) e a Arquidiocese de Campo Grande.

Informações pelo telefone (67) 3312-3744.