Ranking da Folha confirma UCDB como a melhor particular do Estado pelo segundo ano consecutivo

19/09/2017 - 9:40 - UCDB

Fonte: Silvia Tada

Pesquisas realizadas na UCDB são destaques no RUF 2017

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

 

A Universidade Católica Dom Bosco foi confirmada, pelo segundo ano consecutivo, como a melhor universidade particular de Mato Grosso do Sul, desta vez pelo Ranking Universitário Folha (RUF 2017). A Instituição melhorou 37 posições e passou do 146º lugar nacional, obtido em 2016, para a 109ª melhor do País. A pontuação obtida pela UCDB garante-a entre as melhores instituições do Centro-Oeste.

Pelo RUF são analisados cinco quesitos: ensino, pesquisa, mercado, inovação e internacionalização. Em quatro deles, a UCDB melhorou no ranking na comparação com o ano anterior, tendência que já vinha se confirmando desde 2015, quando a Instituição já havia melhorado em todos os aspectos analisados pelo Datafolha e divulgado pela Folha de S.Paulo e UOL (ruf.folha.uol.com.br).

“Além do trabalho no ensino, primordial para a formação acadêmica, nas universidades temos um sério compromisso com a extensão e a pesquisa. Somente nesse último item avaliado pelo RUF, saltamos da 146ª posição para a 115ª colocação. É um trabalho que vem sendo reconhecido”, destacou o Reitor da UCDB, Pe. Ricardo Carlos. Ainda no quesito pesquisa, outro destaque é a média de citações por artigo, em que a Católica aparece na 63ª posição — a melhor de Mato Grosso do Sul.

Junto com o Ranking das Universidades, é divulgado, também, o Ranking dos Cursos. As graduações da Católica em Design, Engenharia Civil, Engenharia de Controle e Automação e Serviço Social aparecem como as melhores do Estado. 

Guia do Estudante

Outra divulgação recente confirma a qualidade dos cursos da UCDB. Em outubro, será lançado o Guia do Estudante Melhores Universidades 2017, da Editora Abril. Na publicação, Ciências Biológicas – Licenciatura da UCDB conquistou cinco estrelas, além de todos os cursos da Instituição aparecerem “estrelados”.

Onze cursos de graduação UCDB listam com quatro estrelas (Administração, Direito, Educação Física – Bacharelado, Educação Física - Licenciatura, Enfermagem, Engenharia de Controle e Automação, História, Letras, Pedagogia, Psicologia e Serviço Social) e outros 15 com três estrelas (Agronomia, Ciências Biológicas – Bacharelado, Ciências Contábeis, Design, Engenharia Sanitária e Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Computação, Engenharia Mecânica, Farmácia, Fisioterapia, Jornalismo, Medicina Veterinária, Nutrição, Publicidade e Propaganda e Zootecnia).

O destaque maior foi para os cursos de licenciaturas da UCDB. Todos os oferecidos pela Instituição tiveram 4 ou 5 estrelas — Ciências Biológicas, Educação Física, História, Letras e Pedagogia.