Professores da UCDB participam de Acolhida e oficinas de formação

21/07/2015 - 9:00 - UCDB

Fonte: Silvia Tada / Edyelk dos Santos

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

 

Na noite de ontem, docentes da Universidade Católica Dom Bosco firmaram compromisso de “Educar para viver; educar para conviver”, proposto pelo Reitor da Instituição, Pe. José Marinoni, seguindo as palavras do Papa Francisco. A mensagem foi passada durante a tradicional Acolhida, que marca o início do semestre letivo na Instituição.

O anfiteatro do bloco B ficou lotado com a presença dos docentes. Na abertura, um grupo de professores, denominado “Toca Direito” recepcionou os colegas e cantou homenagem ao Pe. Marinoni. Em seguida, a Pastoral e o Setor de Cultura e Arte apresentaram encenação e música sobre Dom Bosco.

A palestrante da noite foi a Promotora de Justiça dos Direitos Humanos, Jaceguara Passos. “Essa noite vim aqui não para ministrar uma palestra, mas sim trazer para vocês um momento de reflexão, fazê-los entender que uma Universidade precisa sim de diferenças. Digo isso em relação às pessoas com deficiência, de raças diferentes ou qualquer que seja sua característica, porque só assim iremos olhar o outro com cuidado, respeitando suas diferenças e mostrando que deve-se tornar uma instituição que atende as necessidade de todos”. A mediação foi feita pela coordenadora do curso de Direito, Elaine Cler.

O professor Alexandre Ávalo comentou: “Esse momento de acolhida é fundamental para que o professor crie um vínculo maior tanto com os colegas de trabalho como com os alunos, e também para que esteja preparado para atender as necessidades de seus alunos entendendo que devemos aceitar as diferenças”.

Oficinas

Hoje, nos períodos da manhã e da noite, todo corpo docente da UCDB participa de oficinas de formação, em salas de aula e no Labinf do bloco A.

As oficinas ofertadas são: “Educação Superior na UCDB: reflexão sobre os elementos da atuação docente”; “Mediações didático-pedagógicas para docentes universitários”; “Metodologia da Pesquisa e Elaboração do Trabalho Científico”; “Cuidados com a voz”; “Preenchimento do Currículo Lattes” e “Inovação e Empreendedorismo”.

 

Fotos: Juner Cesar