Professores da UCDB iniciam semestre com Acolhida e formação

18/07/2014 - 17:00 - UCDB

Fonte: Edyelk dos Santos

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

 

A Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) realizou, na noite de ontem (17), a Acolhida dos Professores, dando início ao segundo semestre letivo. O evento aconteceu no anfiteatro do bloco A, com a presença de docentes da graduação e pós-graduação. Também participaram o Chanceler da Universidade, o Pe. Dr. Gildásio Mendes dos Santos, que foi o palestrante da noite, o Reitor da UCDB, Pe. José Marinoni, os pró-reitores Ir. Altair Monteiro da Silva (Administração), Ir. Gillianno José Mazzetto de Castro (Pastoral), Conceição Aparecida Galves Butera (Ensino e Desenvolvimento), Luciane Pinho de Almeida (Extensão e Assuntos Comunitários) e Hemerson Pistori (Pesquisa e Pós-graduação).

Durante a abertura, Pe. Marinoni deu as boas vindas pelo retorno às aulas e aos novos docentes da Universidade. “Quero dizer a cada um que seja bem-vindo e, aos que estão entrando agora, espero que sejam recebidos como verdadeiros irmãos. Hoje vocês participam da Acolhida e amanhã, da formação que é uma característica dos salesianos, formando assim o tripé de Dom Bosco — razão, religião e amabilidade”, completou o Reitor. Ele também abordou a promulgação da Plano Nacional de Educação e ressaltou: “Educação é uma paixão que se renova”, apresentando o documento da Confederação Interamericana de Educação Católica (CIEC).

Em sua palestra, o chanceler falou sobre o tema “O diálogo do educador com os novos paradigmas da sociedade”, defendendo que a Universidade deve ser um ambiente de criatividade. “Nesta noite, quero dialogar com os docentes sobre uma nova visão educacional, no qual o aluno é influenciado a desenvolver suas habilidades de imaginação espacial em sala de aula”, disse o palestrante, completando também que o docente precisa repensar constantemente seus valores. “Educação não é um dogma, uma caixa fechada. Ela precisa ser repensada constantemente”.

A professora Dra. Cleonice Alexandre Le Bourlegat, da Assessoria de Relações Internacionais, falou sobre o trabalho de internacionalização da Católica, convidando os professores a participarem das oportunidades de intercâmbio e participação em redes de pesquisa e que estimulem seus alunos a fazerem o mesmo.

Formação de Docentes

Na manhã de hoje (18), foi realizado no período matutino, a partir das 7h30, no anfiteatro do bloco A, assim como acontecerá no período da noite, a Formação de Docentes.

Quem abriu o evento foi a Pró-Reitora Conceição Butera. “Quero dar continuidade hoje, nessa formação, ao diálogo entre nós, para que assim o mesmo seja realizado dentro de sala de aula entre alunos e professores, pois precisamos estar atentos aos desafios que enfrentamos”.

Com o apoio do Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP), da Católica, os professores receberam oficinas com o tema “Autonomia dos alunos na perspectiva salesiana”. Cada grupo de professores recebeu a mesma capacitação, mas em salas diferentes para que após fossem realizados debates no anfiteatro, com o objetivo de prepará-los para a nova visão de ensino que foi apresentado na noite de ontem pelo Chanceler Pe. Gildásio Mendes dos Santos.