Professor da UCDB é destaque em publicação especial de revista referência em paisagismo

29/03/2017 - 9:00 - UCDB

Fonte: Natalie Malulei

Professor Eduardo Gonçalves

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

Eduardo Gomes Gonçalves, paisagista, doutor em Botânica e professor da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) é destaque do novo livro publicado pela revista Natureza — publicação de referência nacional sobre paisagismo e jardinagem. “Os grandes paisagista da Natureza” comemora os 30 anos da revista e, por isso, traça o perfil de 30 profissionais considerados os melhores no paisagismo brasileiro, expõe os trabalhos realizados por eles que se destacaram e descreve a carreira de cada um.

Professor Eduardo expôs os jardins feitos no Inhotim — museu composto por um acervo de arte contemporânea e uma coleção botânica que reúne espécies raras de todos os continentes. O especialista trabalhou no local como curador botânico e paisagista entre 2008 e 2011, quando elaborou muitos espaços que compõem o museu: “Alguns jardins foram feitos em duas ou três semanas, do projeto à execução. Outros levaram meses para chegar onde estão. Pra mim é um orgulho fazer parte da publicação, pois foram escolhidos os melhores do Brasil, há muitos profissionais com 40 anos de carreira, por exemplo”.

Lançamento da obra será nesta quarta-feira (29), em São Paulo (SP). A partir das 19h, na Livraria Cultura do Shopping Iguatemi, será realizada uma sessão de autógrafos. Mais informações podem ser obtidas pelo número (11)  96433-6974.

Sobre Eduardo Gomes Gonçalves

Eduardo é graduado em Ciências Biológicas (licenciatura e bacharelado) pela Universidade de Brasília, tem mestrado em Botânica pela Universidade de Brasília e doutorado em Ciências Biológicas (Botânica) pela Universidade de São Paulo. Foi o primeiro a receber o prêmio "The Monroe R. Birdsey 2002 Memorial Award - For outstanding contributions in collecting, research and taxonomy of the family Araceae", dado pela International Aroid Society.

Foi curador botânico e paisagista do Jardim Botânico Inhotim de 2008 a 2011 e professor adjunto do Departamento de Botânica da Universidade Federal de Minas Gerais de 2011 a 2012 e professor Dr. da Universidade Católica de Brasília de 2003 a 2008 e, depois, de 2012 a 2015. Desde 2009 é sócio- proprietário da empresa de paisagismo Yamandu Soluções Ambientais Ltda. e, desde 2016, é professor da Universidade Católica Dom Bosco, atuando também na Agência de Inovação e Empreendedorismo (S-Inova) como assessor de integração Universidade-Empresa e coordenador do Núcleo de Inovação Tecnológica e da Incubadora de Empresas. Em 2016, foi indicados ao 58º Prêmio Jabuti — a mais importante premiação do livro brasileiro. A obra “Se não fugir, é planta” esteve entre as dez finalistas na categoria Ciências da natureza, meio ambiente e matemática.