Pró-Reitor da UCDB assume vice-presidência de Fórum Nacional

01/12/2016 - 11:00 - UCDB

Fonte: Natalie Malulei

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

 

Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-graduação da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Dr. Hemerson Pistori, faz parte da nova diretoria executiva do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-graduação (Foprop) e assumiu o cargo de vice-presidente.

A nova gestão vai atuar por um ano, de dezembro de 2016 a dezembro de 2017, e junto com Hemerson, compõem a mesa diretora:  o presidente, Joviles Vitório Trevisol, Pró-Reitor da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS); a secretária executiva, Maria Tereza Cartaxo Muniz, Pró-Reitora da Universidade de Pernambuco (UEP); a secretária de finanças, Marcela Sorelli Carneiro Ramos, Pró-Reitora da Universidade Federal do ABC (UFABC); e o secretário de comunicação, Gilson Vieira Monteiro, Pró-Reitor da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). A posse foi realizada em Manaus (AM), durante o Encontro Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-graduação (Enprop) promovido entre os dias 23 e 25 de novembro. 

O fórum representa 241 instituições brasileiras de Ensino Superior, defende as políticas de incentivo a pesquisa e a pós-graduação e tem influência tanto na área científica quanto no meio político. Em 2017, o Foprop completa 32 anos e em todo esse período, essa é a primeira vez que a vice-presidência é ocupada por um representante de Mato Grosso do Sul. “A participação na diretoria do fórum é muito importante pois abre para o Estado, novos espaços na interlocução com os principais responsáveis nacionais por políticas de incentivo à pesquisa e a pós-graduação”, explicou Hemerson.

Além do Centro-Oeste, por meio do Mato Grosso do Sul, todas as outras quatro regiões do país estão representadas na diretoria executiva do fórum. O plano de metas da nova diretoria para 2017 propõe, além da intensificação das relações do fórum com parceiros tradicionais, como, por exemplo, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), uma maior inserção do Foprop nos debates promovidos pelas frentes parlamentares da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. “É fundamental  essa participação nas discussões de diretrizes e políticas públicas uma vez que a situação de crise enfrentada pelo país não pode nos conduzir a retrocessos e redução de investimentos nas atividades de pesquisa e formação de recursos humanos de alto nível, essenciais para dar maior competitividade ao Brasil em uma sociedade globalizada”, esclareceu Hemerson.

Mais informações a respeito do fórum podem ser obtidas por meio do site do Foprop.