Palestra e exibição de documentário são realizadas no Dia do Índio

20/04/2018 - 7:00 - UCDB

Fonte: Gilmar Hernandes

Palestrante José Francisco Sarmento

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

“Eu, o outro e tantos outros” foi o tema da palestra realizada na Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) em comemoração ao Dia do Índio, comemorado nesta quinta-feira (19). A ação “Dia do Índio – identidade e patrimônio cultural” foi promovida pelos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda.

“Não bastava só falar sobre a questão indígena por onde passávamos, pois as coisas estava arraigadas. Falo por esse núcleo que tenta entender esse sujeito e o outro. Importante entender que durante muito tempo as pessoas não faziam reflexões de que são indivíduos diferentes. Se anos atrás tivéssemos essa consciência o mundo seria melhor”, destacou o palestrante, professor José Francisco Sarmento, integrante da equipe do Núcleo de Estudos e Pesquisas da População Indígena (Neppi).

Ele também falou sobre preconceito, racismo e discriminação e que “é importante lutar pela igualdade sempre que as diferenças nos discriminem”, ponderou.

Após a palestra, os acadêmicos prestigiaram o lançamento do videodocumentário “Educação Indígena – importância para a comunidade”, produzido por extensionistas e trouxe reflexou sobre a importância da escola nas aldeias  para fortalecer o conhecimento científico e cultural.

Foi escolhido em 19 de abril de 1940, para se comemorada a cultura indígena em homenagem ao Primeiro Congresso Indigenista Interamericano. O objetivo deste congresso era de reunir líderes das diferentes regiões do continente americano e para zelar pelos seus direitos.