Palestra do jornalista Caco Barcellos abre o Congresso Saberes em Ação

28/10/2014 - 7:00 - Saberes em Ação

Fonte: Nilce Lemos

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Saberes em Ação

A palestra do jornalista Caco Barcellos abre hoje, na Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), o Congresso Saberes em Ação. O evento, voltado para toda comunidade acadêmica, conta com uma programação variada e abrangendo todos os cursos e áreas da Universidade. A abertura oficial será às 19h, com o Reitor da Católica, Pe. José Marinoni, nas Quadras Cobertas.

Um dos profissionais de comunicação mais conhecidos do País e autor de livros investigativos, o jornalista abordará em sua palestra o tema "Desafios e Perspectivas para o profissional do século XXI", ministrada pelo jornalista Caco Barcellos.

Programação

O congresso se estende ao longo de quarta-feira com 15 palestras e mesas redondas, oito rodas de conversa, apresentação de trabalhos orais de graduação e pós-graduação, exposição de pôster de trabalhos de PIBIC  e de Extensão Universitária, mostra de 37 produtos, além mostra de projetos, e 50 oficinas ministradas pelos professores de todos os cursos da Católica.

Ainda na quarta, também haverá uma programação cultural com mostras de cinema, apresentações musicais com o Coral da UCDB, grupo musical “Aves Pantaneiras” e “Companhia de Dança Ararazul”. Também haverá espaço para exposição do Museu Dom Bosco, mostra de troféus e prêmios do setor de Esportes, exposição e venda de publicações da editora da UCDB, e de trabalhos desenvolvidos pelo setor de Cultura e Arte.

O setor de estágios também participa do congresso, onde estarão presentes, o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), Instituto Euvaldo Lodi – IEL/MS, Setor de Integração Mercado Academia e a empresa Skill Recursos Humanos.

 Detalhes do evento

As palestras e mesas redondas que acontecem no congresso abordarão os temas: “Industrialização e inovação tecnológica no Mato Grosso do Sul”, que contará com a presença de três debatedores incluindo a professora Dra. Marilda Moraes Garcia Bueno; “Internacionalização universitária: avanços, desafios e perspectivas”, com seis debatedores que inclui a professora Dra. Denise de Menezes Neddermeyer; “A transversalidade em saúde e o compromisso social na universidade no contexto contemporâneo”, com três debatedores, sendo dois deles as professoras Dra. Vera Maria Rocha e professora Vera Lucia Kojaoglanian; “Controle epidemológico das zoonoses no MS”; “A pesquisa em Psicologia no campo da saúde e sua interface com o ensino e a extensão”; “Os desafios profissionais para o atendimento ao idoso no século XXI”; “Palestra: Cenários da educação superior no Brasil”, com o professor Dr. Gilberto Gonçalves Garcia – Reitor da Universidade Católica de Brasília e Presidente do Conselho Nacional de Educação; “Desenvolvimento local: experiências interdisciplinares em cultura, diversidade, inovação e sistemas produtivos”; “Globalização: tráfico de pessoas e trabalho escravo”, com quatro batedores, entre eles, Dom Dimas Lara Barbosa – Arcebispo da Arquidiocese de Campo Grande/MS; “Proteção e atendimento às crianças e adolescentes: desafios para a garantia de direitos”; e “Palestra: A função social da literatura”.

Os temas das rodas de conversa são: “CAR – Cadastro Ambiental Rural”; “Controle de plantas daninhas em culturas anuais e pastagens”; “Pesquisa e desenvolvimento de proteomica na área de ciências agrárias”; “Integração lavoura – pecuária – floresta”; “Projeto Inova Talentos”; “Os signos da cidade e a construção de identidade”; “Empreendedorismo e custos: impacto nas decisões”; e “Sustentabilidade e tecnologia”.

Entre as mostras de produtos estão: Impressora 3D, Tijolos ecológicos, Mostra fotográfica, Programas Laboratoriais – Em Foco, Jogos pedagógicos, Brinquedos com materiais recicláveis, LAF, Projeto Pulsar, Jardineiras com garrafas pets, NEPPI – Exposição de documentos do centro de documentação, Robótica, entre outros.

As oficinas interdisciplinares abrangem assuntos diversos, como: A arte de contar histórias, A guarda dos filhos na mediação, A pesquisa cientifica e a publicação, A psicanálise e o conflito neurótico – análise de casos, Ambiente e Envelhecimento, Cálculos de holerite, Finanças pessoais, Etnodesign, Estimulação cognitiva, Fundamentos subliminares da comunicação, Gastronomia funcional, Laboratório idiomas em ação, entre outros.

Mais informações sobre o Saberes em Ação podem ser obtidas pelo telefone (67) 3312-3324.

 

Notícias


19/04/2024 - 07:32 - Mestrados e Doutorados

PUC-Rio em parceria com a UCDB abre inscrições para mestrado em Teologia

Curso é fruto de uma parceria com a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro



18/04/2024 - 07:16 - UCDB

Auxílio no preenchimento da declaração do IR também será feito no mutirão da Justiça Itinerante na UCDB

Atendimento será o dia 26 de abril, das 7h às 11h, no Núcleo de Práticas Jurídicas da Católica