Artigo: Advento: tempo de esperar por Jesus

27/11/2011 - 0:00 - UCDB

Fonte: Pe. Pedro Pereira Borges

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

Começamos o tempo do advento. Neste primeiro domingo, a nossa meditação recai sobre o evangelho de marcos 13,33-37.

Enquanto estava parado num cruzamento de ruas para dar passagem ao carro que estava à minha direita, um Vectra, guiado por um rapaz que, impaciente de tanto esperar a sua vez e, por distração, foi bater numa moto que acabava de sair da frente da escola com dois jovens.

“Pare! Espere!”. Quem sabe quantas vezes, seja em português seja em qualquer outra língua, nós não ouvimos isso. Quando estamos ao telefone, ou instalando um programa no computador, sempre deparamos com essa palavra: “espere, esse processo pode demorar alguns minutos”.

Pois bem, se o rapaz tivesse esperado pela sua vez, aqueles dois rapazes não teriam acabado no hospital. Sim, porque esperar exige muita paciência. E como esta nos falta!

Queremos tudo e logo. Agora, neste instante, e não amanhã. Somos o povo do imediatamente e não da paciência.

Para compreender o evangelho de hoje é preciso antes de tudo fazer um exame de consciência. Sou como o rapaz do opala que, por não ter sabido esperar, causou estragos na vida dos outros?

Por acaso, sou como aquela moça que, impaciente por esperar a volta do seu noivo, que é militar, pensou em aproveitar a sua ausência com perdendo tempo com outro cara, apenas para enganar a sua espera, e depois ficou esperando impaciente lá na entrada do quartel no dia em que ele voltou do treinamento na selva?

Esperar é como se fosse uma gravidez. Muitas mulheres dizem que estar grávida significa estar esperando: uma espera de nove meses de vida, de nove meses de paciência, mas de anos e de alegrias e mais alegrias.

É com essa expectativa que o evangelho de hoje nos faz um convite todo especial: ele nos convida a ser pacientes, a esperar como um servo que deve servir o patrão na sua volta inesperada e sem aviso.

Nós que estamos na época do Facebook, do Messenger e do celular. Assim que alguém nos chama, nós falamos: “pronto!” e lá do outro lado alguém diz: “assim que chegar, te aviso!”, ou: “quando estiver perto da cidade aviso, para que você possa preparar o almoço”.

No tempo de Jesus isso não existia. Ninguém avisava quando iria chegar porque não existiam os meios de comunicação de hoje e os empregados sérios tinham que ter um tino especial para pressentir que o patrão estava próximo e assim abrir-lhe as portas. Os empregados podiam até prever o dia da chegada do patrão, mas não a hora.

Vigiar significar estar acordado. E dessa forma quando mais ou menos o empregado achava que o patrão iria voltar, ele precisava estar mais atento, isto é vigiava. Talvez por turno, mas vigiar para abrir a porta tão longo ele batesse, a fim de não ser chamado de preguiçoso ou mesmo ser mandado embora.

Hoje, muitas pessoas se tornaram verdadeiras sentinelas, aguardando a vinda do patrão chamado Jesus. São tantos os jovens que sabem esperar, que querem ir ao encontro do Mestre.

Digo isso não por presunção, mas porque é verdade: existem muitos jovens que, tendo encontrado Jesus, não deixam que ele fuja de suas mãos, não se deixam levar pela moda, pelos falsos amigos, pelas falsas ilusões deste mundo. Eles fazem isso para não cair na tentação de agir como os ratos que, quando o gato não está por perto, fazem aquela festa.

Jesus, contando a parábola de hoje, está nos dizendo que voltará em breve. É por isso que os empregados devem estar sempre alertas. É por isso que nós devemos estar atentos aos sinais de sua chegada. Uma estrela vai nos guiar até o Natal.

Isso quer dizer que não devemos dormir? Resposta: significa não dormir jamais com um sono tão tranquilo no sentido de que nada nos atinge, que se pode viver sem Deus, que se pode viver perdendo o tempo, que é precioso.

Essa é a tarefa que temos que fazer: realizar o bem, vibrar com o evangelho, procurar salvar a todos os que dormem sonos tranquilos e não sabem sequer dar um pequeno sentido para a própria vida.

São pessoas que precisam de uma visão otimista da vida, para que não percam o sentido último da própria existência.

Por isso, na nossa caminhada para o Natal, Jesus vem nos acordar, dizendo para que estejamos sempre vigilantes. Agora ficou claro o que significa vigiar?

Vigiar significa estar atentos e dar um sentido à própria vida, andar de cabeça erguida, ser capazes de interpretar o mundo e jamais deixar que a moda seja a nossa mestra.

Estar atentos quer dizer: ter olhos abertos para perceber os enganos. Satanás, o Demônio, está sempre ultrapresente na nossa história para nos levar por outros caminhos e a cruzar as ruas sem olhar se ela é preferencial ou nao. Ele quer que nós fiquemos distraídos. Assim como aconteceu com o rapaz do Vectra.

Ah… Estava me esquecendo: infelizmente, o rapaz do Vectra fugiu sem prestar socorro aos dois rapazes da moto. A história é verdadeira!