Neppi recebe pesquisadores do Marrocos e do México

21/08/2014 - 11:00 - UCDB

Fonte: Julia Pistori, com informações do Neppi

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

 

Estudantes estrangeiros estão se interessando em temáticas ligadas aos povos indígenas brasileiros e buscam dados no Núcleo de Estudos e Pesquisas da Universidade Católica Dom Bosco (NEPPI/UCDB). Um exemplo é a mestranda Meriem Radhi, do Marrocos, que desde junho faz estágio e pesquisa no Neppi.

Meriem é mestranda do Master degree Erasmus Mundus Desenvolvimento Territorial Sustentável, promovido pela União Europeia. O programa é um consórcio da Universidade Católica Dom Bosco com três universidades europeias (Universidade Pantheon-Sorbonne Paris 1/França, Universidade de Estudos de Pádua/ Itália e Universidade de Louvain/ Bélgica).

Os alunos cursam um semestre em cada universidade europeia e, no último, escolhem uma entre as quatro universidades participantes para fazer estágio e a dissertação. O interesse na temática dos povos indígenas do Brasil fez com que Meriem viesse fazer o último semestre em Campo Grande, na Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). “Em Pádua tivemos uma aula com a professora Cleonice Le Bourlegat, da UCDB, e ela falou sobre os povos indígenas do Brasil. Fiquei muito interessada pelo tema e considerei que a UCDB seria uma ótima opção para estudar algo relacionado aos povos indígenas por conta da relação histórica com os salesianos e dos projetos desenvolvidos pelo Neppi”, lembra a estudante que é orientanda do professor Dr. Josemar de Campos Maciel.

O Rede de Saberes é uma parceria entre quatro universidades de Mato Grosso Do Sul: a UCDB, a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Financiado pela Fundação Ford, o projeto apoia a permanência de indígenas no Ensino Superior por meio de laboratório de informática, oferecimento de monitorias e reforços, apoio à pesquisa e participação em eventos acadêmicos, entre outras atividades. Na UCDB, o projeto é coordenado pela professora Me. Eva Ferreira. A coordenação geral é do professor Dr. Antônio Hilário Aguilera (UFMS).

Do México ao Centro de Documentação Teko Arandu

Nos último mês, o núcleo também recebeu o antropólogo mexicano José Manuel Flores. Segundo ele “o Neppi é muito importante e conhecido pelos pesquisadores da área no Brasil e até mesmo fora. Em Marília, meus professores e colegas também indicaram que seria essencial vir aqui para pesquisar esse tema. Aqui encontrei documentos muito interessantes, que relatam inclusive o cotidiano nos postos do SPI. É um acervo muito rico”.

O Centro de Documentação e Biblioteca Digital Indígena Teko Arandu, "Viver com Sabedoria", na língua Guarani, é um projeto em andamento do NEPPI/UCDB. O Cedoc reúne documentos sobre os povos indígenas do Brasil. Os documentos digitalizados podem ser localizados pela plataforma de busca: http://www.neppi.org/projetos/tekoarandu_projetos_detalhes.php?id=343. Também é possível pesquisar na sede do Centro agendando uma visita pelo e-mail ctekoarandu@gmail.com ou pelo telefone (67) 3312-3590.