Mestranda de Psicologia apresenta defesa sobre a esquizofrenia

05/02/2016 - 13:00 - UCDB

Fonte: Mariana Ostemberg

Mestranda Thalita Gabínio e Souza durante defesa

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

O programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia — Mestrado e Doutorado da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) realizou ontem (4) a defesa de dissertação da mestranda Thalita Gabínio e Souza, com o tema “Da Influência das Relações Vinculares na Psicogênese da Esquizofrenia”.

Na pesquisa a mestranda discorre sobre fatores de risco da esquizofrenia e conclui que o fator hereditário é importante, mas não determinante. “Traumas vividos na infância são um dos fatores que contribuem para o surgimento da esquizofrenia”, disse Thalita, que trabalha com saúde mental e por esse motivo escolheu pesquisar sobre o tema junto com o orientador professor dr. André Barciela Veras, que também já pesquisava sobre o assunto.

Segunda ela, a dissertação serve como um alerta para a comunidade quanto a importância de crianças terem vínculos saudáveis para se tornarem adultos saudáveis.

O processo da pesquisa, segunda Thalita, foi longo e difícil, mas se sente satisfeita, pois teve livre acesso para realizar o estudo. “Encontrei portas abertas na Instituição, tanto os calaboradores da Universidaade quanto os responsáveis pelos pacientes internados no hospital psiquiátrico permitiram livre acesso para a pesquisa”.

Fizeram parte da banca examinadora os professores dra. Adriana Cardoso, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), dra. Liliana Andolpho Magalhães Guimarães (UCDB) e dr. Márcio Luís Costa (UCDB). Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (67) 3312-3605.