Mesa-redonda, conferências e apresentações de trabalhos marcam último dia do Congresso Internacional de Direitos Humanos

16/08/2017 - 7:00 - UCDB

Fonte: Natalie Malulei, Michele Moraes e Gabrielly Gonzalez

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

“Direitos Humanos no Trabalho: saúde do trabalhador e aspectos psicológicos” é tema da última mesa-redonda promovida pelo XIV Congresso Internacional de Direitos Humanos nesta quarta-feira (16). Às 8h, no anfiteatro do bloco A, da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), o assunto será abordado pela Dra. Simone Rezende, do Ministério Público do Trabalho, e pela professora da Católica Dra. Liliana Andolpho Magalhães Guimarães, sob mediação da também docente da UCDB Dra. Dolores Coutinho.

Além disso, às 10h, estão previstas duas conferências de encerramento com a participação da professora da Universidade de Washington (Estados Unidos) Dra. Margareth Griesse e da docente da Universidade de Columbia del Paraguay Dra. Yeni Villalba. A primeira especialista vai expor o tema “Direitos e trabalho — uma abordagem intersecional” e a outra abordará a educação em direitos humanos e como a observação da realidade pode influenciar na elaboração de políticas públicas.

Por fim, no período da tarde os Grupos de Trabalhos (GTs) apresentarão as pesquisas desenvolvidas, das 14h às 17h, nas salas de aula da Católica. No mesmo período também haverá uma exposição de pôsteres e banners relacionados aos trabalhos apresentados.

Congresso

A décima quarta edição do Congresso Internacional de Direitos Humanos teve início na segunda-feira (14) e, ao todo, promove sete conferências e duas mesas-redondas, além de apresentações de trabalhos e lançamentos de livros. Participaram do evento acadêmicos de todo o Brasil, além de intercambistas americanos e canadenses.

Entre os cinco pesquisadores internacionais que estiveram presentes nas conferências durante o congresso, estava a professora da Universidade de Salamanca (Espanha), Dra. Maria Esther Quintero Martinez que abordou o tema: “Migração e Direitos Humanos na perspectiva da Organização Internacional do Trabalho (OIT)”.  A especialista falou sobre o assunto na noite desta terça-feira (15): “Não é possível falar em direitos humanos, sem falar efetivamente em direitos para todas as pessoas humanas. Não se pode separar os direitos humanos por raça, etnia, gênero ou nacionalidade. Os direitos humanos são dos humanos e não, deste ou aquele, separadamente”.

Também marcaram presença no evento, pesquisadores de vários estados. Na mesma data (15), mas no período da manhã, o professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) Dr. Ricardo Antunes abordou o tema “Problemáticas Históricas e Contemporâneas”. O especialista discutiu a perspectiva do trabalho, como as relações neste ambiente foram e serão no futuro e, ainda, como a democracia surgiu por meio da escravidão. Ele expôs também as problematizações em relação à ética do trabalho e também o que diz o pensamento cristão sobre o assunto.

 

Notícias


13/03/2024 - 10:14 - Cultura

Parceria fortalece ações de educação ambiental no Museu das Culturas Dom Bosco

Don Bosco Green Alliance é uma rede de instituições Salesianas distribuídas no mundo, que desenvolvem projetos e ações voltadas à educação, meio ambiente e sustentabilidade


13/03/2024 - 07:17 - Graduação

UCDB promove palestra sobre responsabilidade técnica do profissional de Educação Física

Tema reuniu acadêmicos da área de diversos semestres das turmas matutina e noturna