Lutas do movimento negro são destacadas em palestra da ministra da Igualdade Racial

28/07/2015 - 10:00 - UCDB

Fonte: Silvia Tada

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

 

Acadêmicos, docentes e colaboradores da Universidade Católica Dom Bosco acompanharam, na noite de ontem, palestra com a ministra-chefe da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir) da Presidência da República, Dra. Nilma Lino Gomes. Ela proferiu palestra sobre “Políticas públicas de promoção da igualdade racial: perspectivas da educação pública”, na qual abordou as lutas históricas do movimento negro e o compromisso da pasta em diminuir as desigualdades sociais.

O evento teve a presença do Reitor da UCDB, Pe. José Marinoni, além de Bartolina Ramalho Catanante, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Uems), Alexandra Anache, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Elisa Cléia Pinheiro Rodrigues Nobre, secretária adjunta da Secretaria Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast) e Carlos Alberto Versoza, subsecretário de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial e da Cidadania de Mato Grosso do Sul.

“Na UCDB, temos um trabalho consolidado com as chamadas minorias. Temos, por exemplo, o Núcleo de Estudos e Pesquisas das Populações Indígenas (Neppi), que atua sobretudo com etnias indígenas de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, e o projeto de extensão Teia, desenvolvido nas comunidades quilombolas Tia Eva e Furnas do Dionísio por acadêmicos e professores de Filosofia, Letras e Design”, destacou o Reitor da Católica.

A ministra Nilma Gomes é pedagoga, doutora em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo (USP) e pós-doutora em Sociologia pela Universidade de Coimbra. Ela relembrou a trajetória brasileira de luta do movimento negro até a criação da Seppir, em 2003. “A missão que temos é promover e articular políticas de igualdade racial e de superação do racismo para a conscientização de uma sociedade democrática”, afirmou.

Após o evento, a ministra seguiu para atividades na comunidade negra Tia Eva, no Bairro São Benedito. Antes da palestra na Católica, pela manhã, Nilma participou da adesão de Mato Grosso do Sul ao Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir)

 

 

Notícias


19/04/2024 - 07:32 - Mestrados e Doutorados

PUC-Rio em parceria com a UCDB abre inscrições para mestrado em Teologia

Curso é fruto de uma parceria com a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro



18/04/2024 - 07:16 - UCDB

Auxílio no preenchimento da declaração do IR também será feito no mutirão da Justiça Itinerante na UCDB

Atendimento será o dia 26 de abril, das 7h às 11h, no Núcleo de Práticas Jurídicas da Católica