"Lei seca, tolerância zero" é tema de debate com participação de calouros

21/05/2015 - 12:00 - UCDB

Fonte: Kamilla Arguello e Mylena Ensinas

Acadêmicos do primeiro semestre participam de palestra sobre trânsito

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

A Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e a Polícia Militar, promoveram de segunda-feira a quarta-feira (20), palestras para os acadêmicos do 1º semestre da Instituição, com o tema “Lei seca, tolerância zero” e também discutiram sobre o “Maio amarelo” que simboliza o mês de atenção pela vida no trânsito.

O convidado para realizar a abertura foi o major Franco Alan, do 17º Batalhão, responsável pelo trânsito de Campo Grande. “O objetivo é advertir, chamar a atenção sobre o trânsito. Ele é dinâmico e um grande problema de saúde publica. Quero deixar uma mensagem de conscientização, seja um condutor que respeita o direito de ir e vir do próximo, que o respeito seja seu maior legado na direção. Queremos reduzir nossos acidentes, deixar de causar danos a vítimas por irresponsabilidade. Sei que muitos jovens sonham com a primeira habilitação logo completar os 18 anos, mas quero lembrá-los que habilitação de verdade é a que promove a educação, segue as leis no trânsito”, relatou.

Todos os acadêmicos da Instituição que participaram do evento receberam um kit contendo panfleto informativo, pulseira de representação e uma camiseta com a seguinte frase “Calouro Consciente”.

Já no terceiro e último dia do evento, ontem (20), o foco do palestrante convidado, tenente Vargas Junior, foi a Lei Seca. “Esse assunto é de fundamental importância a ser debatido com os acadêmicos, porque ao ingerir bebidas com teor de álcool os motoristas têm a “Falsa sensação de poder ao pilotar, dirigir””, declarou.

Algumas das consequências de quem é pego dirigindo embriagado são: suspensão do direito de dirigir por um ano, recolhimento da carteira de habilitação, multa de R$ 1.915,40. O recomendável é que após ingerir bebidas alcoólicas, o motorista só retorne ao volante após 12 horas, para garantir que seu organismo está de fato “limpo”. 

O palestrante apresentou dados alarmantes sobre os acidentes ocasionados no trânsito. Até abril de 2015, 21 pessoas morreram em decorrência aos acidentes, além das dezenas feridos. As causas das batidas são diversas, como: imperícia, imprudência, negligência, ingestão de bebidas alcoólicas. 

 

Notícias


13/03/2024 - 10:14 - Cultura

Parceria fortalece ações de educação ambiental no Museu das Culturas Dom Bosco

Don Bosco Green Alliance é uma rede de instituições Salesianas distribuídas no mundo, que desenvolvem projetos e ações voltadas à educação, meio ambiente e sustentabilidade


13/03/2024 - 07:17 - Graduação

UCDB promove palestra sobre responsabilidade técnica do profissional de Educação Física

Tema reuniu acadêmicos da área de diversos semestres das turmas matutina e noturna