Juíza promove campanha contra a violência doméstica e fala sobre o tema para acadêmicos da UCDB

28/04/2017 - 11:00 - UCDB

Fonte: Ariane Nogueira

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

“Campanha de Combate à Violência Doméstica” foi o ponto alto da manhã desta quinta-feira (27), na Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Acadêmicos do 5º semestre de Direito participaram de uma palestra sobre o tema, ministrada pela juíza responsável pela 1º Vara de Medidas Protetivas do Brasil, Dra. Jacqueline Machado.

Juíza  ressaltou os dados nacionais da violência, como prova de que essa situação está presente em muitas casas brasileiras e enfatizou que a mudança, além de necessária, é urgente. “A cada uma hora e meia uma mulher morre no Brasil; a cada dois minutos, cinco mulheres são vítimas de espancamento; e a cada onze minutos uma mulher é vítima de estupro. No período de 10 anos, 43 mil mulheres foram assassinadas e, deste número, 41% dos assassinatos ocorreram dentro de casa”, apontou Jacqueline.

Mato Grosso do Sul, segundo a juíza, está adiantado na estruturação do combate à violência contra a mulher: “Temos em Campo Grande a primeira Casa da Mulher Brasileira do País, que é um espaço que oferece atendimento integrado e humanizado, com equipes de atendimento psicológico, delegacia, juizado, defensoria e promotoria”.

Durante a palestra, foi falado também a respeito do número de denúncias e o motivo pelo qual as mulheres sentem medo de denunciar o agressor. Outras formas de violência, além da física, foram apontadas, e para Jacqueline, o passo inicial para combatê-las é mudar atitudes sociais consideradas normais como a forma que alguns homens objetivam ou inferiorizam as mulheres: “Na semana passada, ouvi no rádio uma música que fazia apologia a exposição de vídeos ou fotos comprometedoras, isso é um absurdo. Temos que começar a mudança aí, não aceitando esse tipo de mídia”, aconselhou.

Para finalizar a palestra, Jacqueline, convidou os acadêmicos para participarem da 2ª edição da “Caminhada pela Paz – Mulher Brasileira – Todos emPENHAdos Contra a Violência”. Evento será nesta sexta-feira (28), a partir das 16h, concentração vai ser em frente ao Fórum de Campo Grande. Manifestantes vão percorrer a rua Dom Aquino até a rua 14 de Julho e o  encerramento será no Centro Integrado de Justiça (CIJUS), localizado na Rua 7 de Setembro. Para obter mais informações ligue (67) 3312-3492.