III Simpósio Brasileiro de Wetlands Construídos prioriza debate e troca de experiências entre os participantes

25/05/2017 - 7:00 - UCDB

Fonte: Silvia Tada

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

Com proposta de ser um evento “intimista”, em que a troca de informações e os debates fossem favorecidos, o III Simpósio Brasileiro de Wetlands Construídos reúne professores, pesquisadores, acadêmicos e empresários de todo o país. Estão previstas a apresentação de 40 trabalhos sobre o tema, nos quatro dias de evento que segue até sexta-feira (26).

Nesta quarta-feira (24), na abertura oficial, todos destacaram a importância do debate e o esforço para a realização do simpósio. Fizeram parte da mesa de abertura o coordenador dos cursos de Engenharia Sanitária e Ambiental e Engenharia Civil, Fernando Jorge Magalhães Filho, o professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Dr. Pablo Heleno Sezerino, a professora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) Dra. Paula Loureiro Paulo, e o professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Marcos Von Sperling.

“Todas os trabalhos serão apresentados na mesma sala, com tempo para debates, para que possamos trocar informações entre nós. São trabalhos nas áreas de projetos e operacional, macrófitas, desempenho, hidrodinâmica, entre outros”, destacou Sezerino.  Dois pesquisadores, Cícero Onofre (Rio Grande do Norte) e Gilson Arima (Mato Grosso do Sul), falecidos recentemente, foram homenageados na abertura.

As atividades do simpósio começaram um dia antes da abertura oficial. Na terça-feira (23) foram realizados quatro minicursos: “Microbiologia aplicada para wetlands construídos”, “Plantas utilizadas, cuidados e aspectos agronômicos em wetlands construídos”, “Computacional Fluid Dynamics (CFD) no comportamento hidrodinâmico de wetlands construídos”, e “Método lógico para redação científica”.

Programação

Palestras, mesas-redondas, apresentações orais de pesquisas e visitas técnicas também vão ser promovidas durante o evento, além dos minicursos. Nesta quinta-feira (25), o professor Dr. Marcos Von Sperling e ministrará a palestra sobre “Sistema francês de wetlands construídos (experiência nacional)”.  Também será realizada uma mesa redonda, composta pela professora Dra. Maria Elisa Magri que vai falar sobre a “Análise de risco e microbiologia aplicada aos wetlands construídos”.

Já no último dia de evento, 26 de maio, duas visitas técnicas serão promovidas: “Residência com wetland horizontal tratando água cinza clara” e “Pós-Tratamento de UASB (ETE Los Angeles- esgoto e lixiviado de aterro)”. Mais informações podem ser obtidas por meio do site do evento, basta clicar aqui, ou então pelo telefone (67) 3312-3425.