III Jornada de Psicologia continua hoje com mesas-redondas e exibição de filme

08/11/2017 - 8:00 - UCDB

Fonte: Michele Moraes

Evento é promovido pelo Centro Acadêmico de Psicologia

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

Continuam hoje as atividades da III Jornada Acadêmica de Psicologia, promovida pelo Centro Acadêmico de Psicologia (CAPSi), no bloco B da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), com o objetivo de trazer para debate e reflexão temas pertinentes às vivências e demandas acadêmicas atuais.

A primeira mesa-redonda da manhã terá como tema “Universitário doente não se forma contente: atravessamentos no processo saúde-doença na universidade”, com a participação das professoras Lucy Nunes Ratier, Liliana Andolpho Magalhães Guimarães e da acadêmica Adriele Fernanda Linares; em seguida, a discussão abordará “Saúde na universidade: a docência em questão”, com Fabiana Maluf Rabacow, Fernando Faleiros e Flavinês Rebolo.

Na período da tarde, às 14h, as atividades serão com o Cineclube PSY-FI — grupo de discussão sobre tecnologia, relações humanas e saúde, com a exibição do filme 1984, baseado no livro de George Orwell. Em seguida, o debate será sobre “Adaptação e inclusão na Universidade”, com a participação dos professores Heitor Romero Marques, Fernando Ulisses Rosalino, André Varella e Adriano de Oliveira Gianotto.

Primeiro dia

Ontem (7), no primeiro dia do evento, duas mesas-redondas foram realizadas: “Protagonismo Estudantil: possibilidades de desenvolvimento cidadão para o acadêmico”, com Renan Cunha Soares Junior, Norma Celiane Cosmo, Mariany de Jesus Miranda Arguelho e Walkes Jacques Palmiere; e “Ética e Saúde na Universidade: o papel das instituições na produção de saúde”, no período da noite, composta por Eduardo Cavalheiro Pelliccioli, Rodrigo Augusto Borges Pereira, Ana Lígia Saab Vitta e Júlia Palmiere.

De acordo com os acadêmicos organizadores, o evento partiu de problemáticas sobre o percurso do universitário, pensando no modo pelo qual a universidade torna-se um espaço passível tanto para o adoecimento, quanto para as possibilidades de vida. Assim sendo, o CAPSI quis possibilitar um espaço de diálogo e fortalecimento referente às práticas de saúde no âmbito universitário. As atividades são abertas a todos os acadêmicos, professores, administrativos, pesquisadores e todos aqueles que se interessem pelo assunto para contribuir nesses espaços de conhecimento, de forma ética, política e epistemológica.

Texto sob a supervisão de Silvia Tada