III Congresso Brasileiro de Ensino da Educação Física para Saúde debate formação na área

10/07/2017 - 7:30 - UCDB

Fonte: Natalie Malulei / Silvia Tada

Pe. Ricardo Carlos participou da abertura oficial do evento

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

 

Na sexta-feira (7) e no sábado (8), Mato Grosso do Sul foi palco, pela primeira vez, do III Congresso Brasileiro de Ensino da Educação Física para Saúde e a Universidade Católica Dom Bosco sediou o evento que reuniu profissionais da área de todo país e promoveu a troca de conhecimentos entre cerca de 200 acadêmicos e especialistas.

“Escolhemos Campo Grande com o intuito de descentralizar as atividades a respeito do tema, que geralmente eram realizadas no sudeste e do sul do país. Além disso, houve profissionais daqui que se mostraram interessados, entraram em contato conosco, sugeriram a possibilidade de fazer o evento e nós adoramos”, comentou Douglas Roque Andrade, professor da Universidade de São Paulo (USP) e presidente da Associação Brasileira de Ensino da Educação Física para a Saúde (ABENEFS), que promove o congresso a cada dois anos.

Durante a abertura do evento, realizada no final da tarde de sexta-feira (7), Douglas foi quem proferiu a palestra inicial. O especialista falou sobre o tema “Formação Interprofissional: possibilidades e desafios” e pontuou a importância de integrar o ensino da Educação Física com outras áreas da saúde ainda na Universidade.

“No curso os alunos discutem coisas específicas da profissão como o esporte e o trabalho nas academias, mas é preciso que eles tenham, ainda na graduação, mais contato com outras áreas como nutrição e fisioterapia, por exemplo, já que na hora de tratar uma pessoa ela deve ser compreendida como um todo e é importante a troca de conhecimento entre os profissionais para apresentar uma melhora efetiva na saúde da pessoa”, esclareceu. 

Na mesma data, o Pe. Ricardo Carlos, Reitor da UCDB, também participou da solenidade. “Dom Bosco, ainda no século XIX, na região de Turim (Itália), em plena revolução industrial, propôs um método  educativo capaz de atrair milhares de crianças, adolescentes e jovens. Dom Bosco tinha claro em sua mente que todas as atividades recreativas e esportivas iam além de um passar tempo, que tem o seu valor, era de fato uma das melhores maneiras de educar, evangelizar e formar para a vida”, destacou o Reitor.

Ao todo, nos dois dias de evento foram realizadas outras duas palestras e, ainda, duas mesas-redondas, além de dois minicursos. Com o tema central  “Aproximação entre a formação e atuação profissional” o intuito foi fomentar o ensino na área de atividade física relacionada à saúde e também a interação entre profissionais e acadêmicos.

Esta edição do congresso também nomeou a nova coordenação nacional da Associação Brasileira de Ensino da Educação Física para a Saúde (ABENEFS) e entre novos membros está a professora da UCDB Dra. Fabiana Maluf Rabacow, como primeira tesoureira. Ela, que também participou da comissão de organização do evento, enfatizou que é cada vez mais relevante promover o conhecimento sobre a Educação Física pois as principais causas de morte no Brasil estão relacionadas à doenças provocadas pelo estilo de vida da população que, na maior parte das vezes, inclui o sedentarismo.

“Ações que visem a promoção da atividade física em nível populacional representam uma importante estratégia de prevenção das doenças que mais matam pessoas no Brasil, como as cardiovasculares, respiratórias, diabetes e câncer. Nesse sentido, o profissional de educação física vem ganhando cada vez mais importância no âmbito da saúde pública, e é importante que ele esteja cada vez mais atualizado”, pontuou Dra. Fabiana.

Notícias


13/03/2024 - 10:14 - Cultura

Parceria fortalece ações de educação ambiental no Museu das Culturas Dom Bosco

Don Bosco Green Alliance é uma rede de instituições Salesianas distribuídas no mundo, que desenvolvem projetos e ações voltadas à educação, meio ambiente e sustentabilidade


13/03/2024 - 07:17 - Graduação

UCDB promove palestra sobre responsabilidade técnica do profissional de Educação Física

Tema reuniu acadêmicos da área de diversos semestres das turmas matutina e noturna