Ex-professora da UMI que estuda no Canadá retorna à UCDB para desenvolver pesquisa

24/11/2016 - 7:00 - UCDB

Fonte: Ellen Prudente

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

A ex-docente da Universidade da Melhor Idade (UMI), Me. Barbara Borges, que mora atualmente em Winnipeg (Canadá), está na Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), onde vai permanecer por dois meses para realizar parte de uma pesquisa sobre universidades da terceira idade que promovem saúde e bem estar do idoso.

Barbara foi professora da UMI de 2005 a 2010 e trabalhou as disciplinas de inglês, informática e turismo. Em 2012 passou seis meses no Canadá, onde desenvolveu a pesquisa no Programa Emerging Leaders in the Americas Program e então ganhou uma bolsa de pesquisa para permanecer na Universidade de Manitoba e realizar o doutorado. Barbara mora em Winnipeg desde então e elabora a pesquisa para melhorar o programa de universidade para a terceira idade no local e mostrar a importância da educação para idosos na promoção de saúde e bem estar, diminuindo os custos com saúde.

”Poder fazer esta pesquisa no Canadá é muito bom pois assim dá para ver como o projeto que temos aqui é muito bem estruturado. Apresentei a UMI para o meu orientador e meus colegas de lá, todos ficaram encantados, por isso vim para cá para trazer um pouco do formato do Brasil para a pesquisa”, relatou Bárbara, única aluna pesquisadora a abordar o tema da terceira idade na faculdade de Educação da Universidade de Manitoba.

Atualmente, ela é professora da Universidade de Manitoba e ministra a disciplina de ‘Aspectos sociais do envelhecimento’. Também é pesquisadora assistente no estudo coletivo de 26 universidades chamado ‘Canadian Longitudinal Study on Aging’, no português, Estudo Longitudinal Canadense do Envelhecimento, que estuda 50 mil idosos do Canadá, por 20 anos, nos termos de envelhecimento social, sociológico e físico. O resultado dessa pesquisa é uma forma de auxiliar o governo a criar políticas públicas que melhorem a vida dessas pessoas.